terça-feira, outubro 03, 2006

Cássio venceu o primeiro turno em 114 cidades

Depois da totalização dos votos, o governador e candidato à reeleição, pela Coligação “Por Amor à Paraíba”, Cássio Cunha Lima (PSDB), obteve vitória em 114 dos 223 municípios da Paraíba. Contabilizando os votos válidos, Cássio Cunha Lima teve o índice acima de 70% dos votos em 14 cidades: Bernardino Batista, Carrapateira, Lastro, Mato Grosso, Nazarezinho, Parari, Pedra Branca, Poço de José de Moura, Santana de Mangueira, Santarém, São José da Lagoa Tapada, Serra Grande, Vieirópolis e Zabelê. Já o candidato da Coligação “Paraíba de Futuro”, senador José Maranhão (PMDB), conseguiu alcançar uma margem acima de 70% dos votos em apenas quatro municípios: Logradouro, Poço Dantas, São José de Princesa e São Miguel do Taipu.

Os dois maiores colégios eleitorais do Estado, João Pessoa e Campina Grande, foram os mais disputados por Cássio e Maranhão. A exemplo de 2002, João Pessoa deu vantagem para o senador peemedebista. Foram 58.056 votos a mais que o governador tucano. Por outro lado, Campina Grande manteve a tradição e, mais uma vez, deu maioria para Cássio. Foram 72.736 votos a favor do peessedebista.

Em seis cidades, Cássio Cunha Lima alcançou índices superiores a 80%. Proporcionalmente, o governador e candidato à reeleição teve sua maior votação no município de Bernardino Batista. Cássio obteve 93,95% dos votos contra 5,81% do seu principal opositor. Já o senador obteve sua maior votação na cidade de Poço Dantas, no Sertão, divisa com o Rio Grande do Norte. Maranhão teve na localidade 82,70% dos votos, enquanto Cássio obteve 17,26%.

A disputa mais acirrada foi no município de Patos, onde o atual prefeito, Nabor Wanderley, apóia a candidatura do senador Maranhão. Naquela cidade do Sertão paraibano houve um empate técnico. O peemedebista obteve 49,36% contra 49,23 do candidato tucano.

Nos maiores colégios eleitorais do Estado, João Pessoa e Campina Grande, a disputa aconteceu dentro do esperado. Em Campina Grande, Cássio conseguiu 66,70% da preferência do eleitorado contra 31,21% do seu principal opositor. Em João Pessoa, o senador peemedebista teve 56,47% do total de votos do pessoense contra 39,17% do candidato tucano.

CONFIRA

0 comentários: