sábado, novembro 11, 2006

4

JESUS S. FONSECA: Ratifico as palavras de Rainério

Por: Jesus Soares da Fonseca

Ratifico o pensamento de Paulo Rainério sobre a mensagem do Pastor R.R. Soares - “Um avião só pode cair se não houver nenhum justo dentro dele” – quando com muita propriedade diz que “não foram feitos testes de controle para verificar a hipótese".

R. R. Soares ou Romildo Ribeiro Soares é um capichaba da cidade de Muniz Freire. Foi fundador, juntamente, com seu cunhado, Edir Macedo da Igreja Universal do Reino de Deus. Em 1980, notando o carisma e o poder de persuasão de que era dotado, separou-se do Sócio da Universal para fundar sua própria Igreja, hoje, espalhada pelo Mundo inteiro com o nome de Igreja Internacional da Graça de Deus. Trata-se de uma Seita Evangélica Neo-Pentecostal.

Acredito que muitos já tiveram oportunidade de ver R. R. Soares, na Televisão, fazendo suas pregações. É uma pessoa Tranqüila, Calma, com um carisma impressionante, passando-nos a impressão de um “homem de Deus”, bem compenetrado, mostrando-se bem seguro naquilo que prega.

Certa feita, como sou curioso e como gosto de saber o que acontece por trás das paredes, ou mesmo, dentro delas, resolvi assistir um programa deste Senhor que prega a palavra de Deus. Os temas, mais ou menos corriqueiros, eram os mesmos como acotecem em quase todos os templos de ordem Cristã. A interpretação da Bíblia e da palavra de Jesus, etc.. Então, quando todo fiel estava embriagado com o dom daquele profeta, daquele santo pregador, condutor fiel dos ensinamentos do Mestre, - Paz, Amor, Caridade - surgiu a primeira injeção cerebral em forma de uma estoriazinha “boba”, “inocente”, sutil, mais ou menos assim: -

“Meus irmãos, filhos de Deus! O dízimo é uma coisa sagrada! Ele enaltece o fiel perante a graça de Deus! O fiel crente na palavra de Deus, carente do fogo do Espírito Santo, não pode e não deve se agarrar, em demasia, ao material, tornando-se, muitas vezes, um perdulário nas coisas terrenas, mas, se esquecendo das coisas espirituais. Como frisei, o dízimo é uma coisa sagrada! Quando você o pratica está agradecendo a Deus por tudo aquilo que Ele lhe propicia no dia a dia.

Vou-lhes contar um fato interessante e que minhas palavras caiam bem dentro de seus corações para muitas reflexões! Pois bem! Uma Senhora, quando em vida, era possuidora de grandes fortunas! Tinha aos seus pés, tudo que queria! Esbanjava de sua riqueza, arrodeada daqueles que a bajulavam por conta de sua abundância. Era recebida, com pompas, com festas aonde chegasse. Um dia, como todo mortal, ela partiu desta vida. Falar de seus funerais é querer contar um filme que todos já assistiram! Apenas lhes digo, foi um luxo! Chegando ao outro mundo, um anjo a recebeu, normalmente, como faz, diariamente, com aqueles que ali adentram. Colocou-a num quartinho, meio escuro, simples, vazio! Ela, então, protestou: -
Não estou acreditando! O senhor me colocou numa pobreza desta?
O Anjo, calmamente, explicou – Minha Senhora, lá na terra, a senhora era dona de grandes fortunas, mas, nunca sequer, a Senhora deu algum centavo de sua riqueza, como esmola, como óbulo para a Casa de Deus. Assim, portanto, a Senhora tem, aqui, o lugar que construiu! “

Risos, aplausos, palmas, foi o que se ouviu depois desta pregação. Como eu a estava assistindo através da TV, não posso informar que vi alguem metendo a mão no bolso e pagando seu dízimo, sei, apenas, que, até, veio-me a vontade de fazê-lo, também, se estivesse por lá!

Assim, a palavra de Deus tornou-se, para os profetas hodiernos, um meio de vida satisfatório, gerador de capitais inconcebíveis para nós mortais.

R. R. Soares é um tanto pretensioso em relação a outros segmentos cristãos e, mesmo, a outras Religiões, eu diria, até, preconceituoso. Ele é autor de vários livros, entre eles, o Espiritismo a magia do engano.

O trecho, a seguir, faz parte deste compêndio: -
“O espiritismo necessita, em nosso país, de um tratamento especial por parte dos verdadeiros cristãos. É doloroso observar as estatísticas segundo as quais cerca de 60% da nossa população se envolve de alguma forma com a "religião do Diabo.".
Há muito tempo venho desejando escrever alguma coisa sobre o Espiritismo. NO meu trabalho, na obra de Deus, tenho tratado de pessoas envolvidas com espíritos. Tenho tido experiências marcantes com essas pessoas. Sempre me senti indignado ao observar que, em nossa pátria, milhões de brasileiros estão, inocentemente ou não, servindo Satanás. O grande engodo é que está por trás do Espiritismo precisava ser colocado a descoberto.”.

Em outra obra, OS PROFETAS DAS GRANDES RELIGIÕES, ele escreve: “Dizendo-se enviados de Deus, eles dominaram nações e mudaram profundamente a história da humanidade. No desempenho de sua missão, não mediram esforços. Alguns abandonaram o luxo e o convívio social em busca de uma revelação superior. Foi o caso de Buda. Outros como Confúcio, percorreram grandes distâncias ensinando virtudes cívicas. Maomé, vocaciona por Alá, uniu tribos árabes. Ele inspirou as hordas a atravessarem a África e a se instalarem na Península Ibérica”.

Quando eu estive em São Paulo, o ano passado, mais ou menos por esta época, fiquei encantado com a suntuosidade de seu Templo, situado entre Vila Mariana e Moema. É uma obra arquitetônica monumental! É lindo pela frente, por trás, pelas laterais, é simplesmente deslumbrante!

Agora, eu fico conjeturando com meus “botões” – Coitada da ricaça da pregação! Se ela tivesse cooperado com esta construção, quem sabe, ela não estaria fora daquele quartinho?

sexta-feira, novembro 10, 2006

0

Em recente declaração pública, dada no programa “Show da Fé” de 18 de outubro de 2006, onde comentava a recente tragédia do vôo 1907 da Gol, o pastor R.R. Soares, dono da multimilionária empresa Igreja Internacional da Graça de Deus, deixou clara a posição de sua doutrina sobre segurança aeroviária.

“Um avião só pode cair se não houver nehum justo dentro dele”, solucionava o pastor, atribuindo a causa do acidente aos desvios de conduta das mais de 150 vítimas do acidente.

Não foram feitos testes de controle para verificar a hipótese.
por Rainério

0

DIOGO MAINARDI, O PITIBUL RAIVOSO DA VEJA




Numa matéria, altamente, esclarecedora, o jornalista Altamiro Borges traça o perfil do mais perfeito idiota, travestido de jornalista que, paulatinamente, vai acumulando processos e mais processos sobre os "ombros", tudo isto, numa tentativa vã de aparecer, de subir no mundo da imprensa.
Jesus Fonseca

Adital - O presidente interino do PT e ex-coordenador da campanha presidencial de Lula, Marco Aurélio Garcia, deu a resposta que estava entalada na garganta de muitos brasileiros. Na semana passada, o "colunista" Diogo Mainardi, o pitbull da revista Veja, solicitou por e-mail uma entrevista exclusiva com o dirigente petista. "Eu gostaria de entrevistá-lo por cerca de quatro minutos para um podcast da Veja. O assunto é a imprensa. Eu me comprometo a não cortar a entrevista. Ela será apresentada integralmente", apelou.

A resposta de Marco Aurélio foi direta: "Sr. Diogo Mainardi, há alguns anos - da data não me lembro - o senhor dedicou-me uma coluna com fortes críticas. Minha resposta não foi publicada pela Veja, mas sim, a sua resposta à minha resposta, que, aliás, foi republicada em um de seus livros. Desde então decidi não falar com a sua revista. Seu sintomático compromisso em não cortar minhas declarações não é confiável. Meu infinito apreço pela liberdade de imprensa não vai ao ponto de conceder-lhe uma entrevista".

Reacionário e preconceituoso convicto

Há tempos que as estripulias deste badalado jornalista da mídia hegemônica mereciam este tipo de reação. Expressão do que há de mais reacionário e preconceituoso na imprensa brasileira, este direitista convicto colecionou inúmeros adversários desde que deixou de escrever banalidades sobre cultura e passou a tratar de temas políticos na sua coluna semanal da revista Veja, na qual escreve desde 1999. Seus cinco livros - um deles sugestivamente batizado de "Contra o Brasil" - e dois filmes nunca tiveram maior repercussão, mas os seus comentários rancorosos na mídia excitaram a direita nativa.

Mais recentemente, ele também substituiu outro renomado elitista, Arnaldo Jabor, no programa Manhattan Connection, da Rede Globo.
Provocador contumaz, ocupou estes espaços midiáticos regiamente pagos para satanizar o governo Lula - "sou um conspirador da elite, quero derrubar Lula, só não quero ter muito trabalho" (Veja, 13/08/05) - e tudo o que possua alguma conotação progressista. Não poupa o MST, o sindicalismo, os intelectuais e as lideranças de esquerda no país e no mundo. Apóia o genocídio dos EUA no Iraque e odeia Fidel Castro, Evo Morales e Hugo Chávez. Prepotente e egocêntrico, ele chegou se gabar de "quase ter derrubado o presidente Lula" e ficou furioso com os milhões de votos dados para a sua reeleição. A exemplo de outro ícone da "nova direita", Reinaldo Azevedo, faz questão de explicitar a sua aversão e nojo ao povo.

"Difamador travestido de jornalista"

No meio jornalístico, Mainardi é visto como um aventureiro, um troglodita, em busca de fama e dinheiro. Também é chamado de fascista por ter criado o seu "tribunal macartista mainardiano", no qual promove uma cruzada leviana contra vários profissionais da imprensa. "Minha maior diversão é tentar adivinhar a que corrente do lulismo pertence cada jornalista", explicou ao anunciar a estréia do seu "tribunal" na Veja em dezembro de 2005. "Tereza Cruvinel é lulista. Dessas que fazem campanha na rua. Outro dia mesmo ela foi vista em Brasília distribuindo santinhos do PT. Paulo Henrique Amorim pertence a uma outra raça de lulistas. Ele é da raça dos lulistas aloprados, dos lulistas bolivarianos.

Ele acha que a primeira tarefa do lulismo é quebrar a Globo e a Veja", afirmou recentemente em sua coluna.
Esta atitude fascistóide já resultou em vários processos na Justiça de jornalistas como Mino Carta e Paulo Henrique Amorim. Mas também lhe rendeu dividendos entre os barões da mídia e a direita. No caso mais famoso e execrável, Mainardi precipitou a demissão do jornalista Franklin Martins da Rede Globo. Na guerra pública travada entre os dois, iniciada após a inclusão do segundo na lista "macartista" da Veja, a poderosa emissora preferiu ficar com o estrume da direita - uma opção de classe. Mas Franklin Martins não levou desaforo para casa. Desafiou publicamente "o difamador travestido de jornalista" a comprovar a "estapafúrdia história de que eu teria uma cota pessoal de nomeações no serviço público", publicada na revista Veja de abril de 2006. Vale a pena reproduzir alguns trechos deste documento:

"Não tem compromisso com a verdade"

"Se qualquer um dos 81 senadores ou senadoras vier a público e afirmar que o procurei pedindo apoio me sentirei sem condições de seguir em meu trabalho como comentarista político. Pendurarei as chuteiras e irei fazer outra coisa na vida. Em contrapartida, se nenhum senador ou senadora confirmar a invencionice do Sr. Mainardi, ele deverá admitir publicamente que foi leviano e, a partir daí, poupar os leitores da Veja da coluna que assina na revista. O Sr. Mainardi topa o desafio? Se não topar, o Sr. Mainardi estará apenas confessando que não tem compromisso com a verdade e deixando claro que não passa de um difamador".

"Nos últimos meses, semana sim, semana não, pelo menos duas dúzias [de jornalistas] foram vítimas de investidas absolutamente desrespeitosas, carregadas de insinuações capciosas contra as suas atividades e carreiras. Mas como ninguém deu pelota para os arreganhos do rapaz - nem os jornalistas, que simplesmente não o levam a sério, nem os leitores da Veja, que já se cansaram de ver um anão de jardim querendo passar-se por um gigante da crônica política -, o Sr. Mainardi decidiu aumentar o calibre de seus ataques. E partiu para a difamação pura e simples".

"Vivemos numa democracia, felizmente. Todos têm direito a defender suas idéias, mesmo os doidivanas, e a tornar públicas as suas posições, mesmo as equivocadas. Em compensação, todos estão obrigados a aceitar que elas sejam criticadas livremente. O Sr. Mainardi, por exemplo, tem a prerrogativa de dizer as bobagens que lhe dão na telha, mas não pode ficar chateado se aparecer alguém em seguida dizendo que ele não passa de um bobo. Pode pedir a deposição do presidente Lula, mas não pode ficar amuado se alguém, por isso, chamá-lo de golpista. Pode dizer que o povo brasileiro é moralmente frouxo, mas não pode se magoar depois se alguém classificá-lo apenas como um tolo enfatuado. Ou seja, o Sr. Mainardi pode falar o que quiser, mas não pode querer impedir que os outros falem".

"Cota social de tolices e o bobo da corte"

"Mais ainda: o Sr. Mainardi é responsável pelo que fala e escreve. Enquanto permaneceu no terreno das bobagens e das opiniões disparatadas, tudo bem. Faz parte da democracia conviver com uma cota social de tolices e, além disso, presta atenção no bobo da corte quem quer. Mas quando o bufão passa a atacar a honra alheia, substituindo as bobagens pela calúnia e as opiniões disparatadas pela difamação, seria um erro deixá-lo prosseguir na sua torpe empreitada. No Estado de Direito, existe um caminho para os que consideram que tiveram a honra atacada por um detrator: recorrer à Justiça. É o que farei nos próximos dias".

"Desde já, adianto que, se a Justiça fixar indenizações por dano moral, o dinheiro será doado à Federação Nacional dos Jornalistas e à Associação Brasileira de Imprensa. Não quero um centavo dessa causa. Não dou tanta importância a dinheiro como o Sr. Mainardi, que já definiu seu próprio perfil: ‘Hoje em dia, só dou opinião sobre algo mediante pagamento antecipado. Quando me mandam um e-mail, não respondo, porque me recuso a escrever de graça. Quando minha mulher pede uma opinião sobre uma roupa, fico quieto, à espera de uma moedinha’. Prefiro ficar com Cláudio Abramo: ‘O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter’. Mas, para tanto, o Sr. Mainardi está incapacitado. Não porque lhe seja escassa a inteligência; simplesmente falta-lhe caráter. A história da moedinha diz tudo".

"Mainardi envergonha os jornalistas"

O "macartismo mainardiano" já causou certa revolta no meio jornalístico - infelizmente, muito aquém do necessário. Um abaixo-assinado foi encaminhado à Central Globo de Jornalismo manifestando "o nosso protesto e preocupação com a demissão do jornalista e comentarista político Franklin Martins, um dos mais qualificados e respeitados profissionais do país. Acusado levianamente por um articulista, cuja missão ‘do momento’ parece ser unicamente agredir profissionais e intelectuais com relevantes serviços prestados ao aperfeiçoamento democrático do país, Martins não teve direito de resposta. Esperamos que a Justiça obrigue esse veículo a atender este preceito básico do jornalismo: ouvir o contraditório".
O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal também teve a honradez de acioná-lo na Justiça por sua defesa escancarada do assassinato de Hugo Chávez, feita durante o programa Manhattan Connection de setembro de 2005. "Se o pastor protestante dos EUA, Pat Robinson, quiser realmente matar o presidente Chávez, eu ajudo", bravateou.

"Este deplorável episódio exige reflexões severas sobre o papel dos meios de comunicação e dos comunicadores sociais. Diogo Mainardi envergonha os jornalistas brasileiros com essa campanha homicida e revela a natureza intelectual, a estatura moral e o caráter de certa oposição aos dirigentes que empreendem transformações sociais no continente", explicou a nota do sindicato.

A postura leviana de Diogo Mainardi gerou críticas até de Alberto Dines, do Observatório da Imprensa, que costuma fazer o papel de advogado de defesa da mídia venal. Em texto recente, ele foi duro na crítica: "Diogo Mainardi é, na feliz expressão de Luís Nassif, um parajornalista. Um dos muitos revelados nestes meses de crise. Ouviram falar de Carlos Lacerda e imaginaram que basta indignação e nenhum senso de responsabilidade para ganhar o respeito dos leitores. Seus colegas na direção da Veja ofereceram-lhe um isca e ele, faminto de reconhecimento, a abocanhou com voracidade. Quanto mais se entrega ao delírio mais se enreda na armadilha. Há poucos meses puxava o cordão dos que mais recebia mensagens; agora nem aparece no esfarrapado Oscar semanal. O leitor da Veja já não agüenta tanta fanfarronada".

0

Poema de Tua Vida

POEMA DE TUDA VIDA
( Um amigo Poeta)

Seja também um poeta,
Faça seu próprio poema,
E Escolha as rimas certas
Que o amor seja o seu tema

Rime o amor com Jesus
E a fé com alegria
Sabedoria com luz,
Tropeço com covardia.

Rime nascer com regresso
E queda com ascensão,
Rime morte com progresso,
Rime dar com perfeição.

Rime o erro com pecado
Um processo natural,
É preciso ter cuidado
Pra não rimar com o mal...

*Poema recebido pela médium Lúcia, da cidade de Catingueira no centro Jesus de Nazareth.Postado por Reynollds.

0

O futuro menor homem do mundo


O maior homem do mundo esteve no Brasil para promover o lançamento do Guiness Book 2007. Nós do Linkaqui, sempre preocupados com a minoria, trazemos para você o futuro menor homem do mundo. Ele se chama Khagendra Thapa Magar tem 14 anos mas se parece com uma criança de um ano. Pesa 4,5 quilos. Khagendra é do Nepal e as pessoas de sua vila acreditam que ele é um Deus reencarnado. O rapaz fala e se comporta normalmente, como qualquer adolescente de sua idade. Como diria Cid, é fantástico!

quinta-feira, novembro 09, 2006

0

EXPORTAÇÃO DE CARNE BOVINA

Transcrito por Jesus Fonseca
Exportação de carne bovina no ano já rende mais do que em 2005


Conforme notícia de Roberto Samora para a Agência Reuters, a exportação de carne bovina do Brasil no acumulado de janeiro a outubro atingiu 3,19 bilhões de dólares, superando a receita obtida com as vendas externas do produto em todo o ano passado, informou nesta quinta-feira a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes).

Em 2005, a Abiec registrou receita de 3,14 bilhões de dólares. Em relação aos valores obtidos nos primeiros dez meses do ano passado, quando as vendas somaram 2,59 bilhões de dólares, a alta é de 22,8 por cento. O aumento da receita ocorre pela melhora de preços do produto brasileiro no mercado internacional, conseqüência de uma indústria mais bem equipada no país, segundo a Abiec, uma vez que as vendas em volume não cresceram na mesma proporção.

O volume embarcado nos dez primeiros meses de 2006 foi de 1,96 milhão de toneladas (equivalente carcaça), um crescimento de 6,9 por cento em comparação com igual período de 2005. "Os frigoríficos se equiparam e se instalaram em todas as regiões do Brasil, uma estratégia que tem vencido as barreiras impostas por alguns países", disse o presidente da Abiec, Marcus Vinícios Pratini de Moraes, em um comunicado.

Dezenas de países ainda mantêm embargos à carne bovina produzida em alguns Estados, depois que focos de febre aftosa foram registrados em Mato Grosso do Sul e Paraná, no final do ano passado. Um mercado internacional nervoso, segundo Pratini, também ajuda os exportadores brasileiros. De acordo com a Abiec, os irlandeses, que reivindicam ampliação de embargos contra a carne brasileira, causam apreensão nos importadores europeus, "o que provoca compras antecipadas para se protegerem de qualquer decisão negativa da Comissão Européia".

"O Brasil é o único país que recebeu a visita de quatro missões veterinárias da União Européia em um ano e não sofreu qualquer embargo adicional", disse Pratini. Em outubro, as exportações de carne bovina (in natura, industrializada e miúdos) atingiram 221,2 mil toneladas, alta de 44,9 por cento ante as 152 mil toneladas registradas no mesmo período do ano passado. Em receitas cambiais, as vendas somaram 392,3 milhões de dólares, um crescimento de 81,6 por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A Abiec destacou em comunicado que as receitas com exportações de carne bovina in natura, pela primeira vez, cresceram mais de 100 por cento ante o mesmo período do ano anterior, para 319,9 milhões de dólares, contra 153,9 milhões de dólares em outubro de 2005. No acumulado do ano, a Rússia aparece como o principal destino de carne in natura do Brasil, com importações de 519 milhões de dólares. O segundo país na lista de in natura é o Egito, gerando receitas de 322 milhões de dólares, seguido por Holanda, Itália, Reino Unido, Argélia e Alemanha.

0

MAIOR NÍVEL DE EMPREGO NA CONSTRUÇÃO

Transcrito por Jesus Fonseca
Construção tem maior nível de emprego em 11 anos

Segundo o Canal Executivo, o nível de emprego na construção civil brasileira voltou a subir, sendo o maior desde maio de 1995. Ao final de setembro, o número de empregados formais no setor somava 1,54 milhão de trabalhadores, um acréscimo de 0,95% em relação ao nível de agosto e um crescimento de 10,3% ao longo do ano de 2006, segundo pesquisa do SindusCon-SP e da FGV Projetos, com base nos dados do Ministério do Trabalho.

"Basicamente, esse crescimento se deveu à expansão do segmento imobiliário e, em segundo lugar, ao aumento de obras públicas por conta do período eleitoral", analisa o presidente do SindusCon-SP, João Claudio Robusti. "Agora, estamos na expectativa da prometida expansão na infra-estrutura". Apenas em setembro, o saldo (contratações menos demissões) na construção civil brasileira foi de 14.451 postos de trabalho a mais. No ano, o setor já absorveu mais 143,8 mil trabalhadores. Nos 12 meses terminados em setembro, o saldo positivo é de 124 mil postos de trabalho (+8,76%).

Com um saldo positivo de 2,5 mil empregos, o que representa alta de 0,62% no mês, o nível de emprego da construção civil no estado de São Paulo acumulou 412,5 mil postos de trabalho. Até setembro, o setor registrava aumento anual de 7,2% no nível de emprego e uma elevação de 6,95% no acumulado de 12 meses. Entretanto, o ritmo de crescimento arrefeceu em setembro: em agosto, haviam sido contratadas mais 5,5 mil pessoas e, em julho, outras 4,6 mil. A região de Bauru teve a maior alta relativa do estado, com elevação de 1,67% no nível de emeprego (+208 postos).

Somente em Santo André registrou-se queda relativa no mês (-0,55%), com diminuição de 177 empregos. A abertura de vagas na capital paulista foi responsável por 48% do saldo positivo no estado. Em setembro, o aumento foi de 1.092 vagas, ou 0,56% a mais, em comparação a agosto. Os trabalhadores formais do setor na Capital totalizavam 197,5 mil, no fim de setembro. No ano, a elevação é de 8,8% na cidade de São Paulo e de 8% em 12 meses.

O emprego na construção civil na região Sudeste acumulou mais 6,7 mil vagas, ou 0,8% em comparação ao mês anterior. O Norte e o Nordeste tiveram os maiores aumentos relativos do mês, com crescimentos percentuais de 1,3% nos saldos disponibilizados nas duas regiões.

quarta-feira, novembro 08, 2006

0

Protesto

08/11/2006 - 16:02Movimentos protestam contra escândalos na política paraibana
Os movimentos intitulados Paraíba de Luto e Justiça na Paraíba promoveram na tarde desta quarta-feira (9) uma passeata contra o que chamam de "escândalos na política paraibana".
A denominação é uma referência aos supostos crimes eleitorais denunciados durante o recente pleito na Paraíba, como a distribuição dos cheques da Fac, o dinheiro apreendido pela Polícia Rodoviária Federal, os R$ 450 mil jogados pela janela do Edifício Concorde, na Capital, e mais R$ 100 mil apreendidos no domingo da eleição no segundo turno, no mesmo local.
A passeata saiu da Praça da Independência em direção à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no bairro de Tambiá.
Todos os participantes, segundo cálculo dos organizadores mais de 300 pessoas, estavam vestindo preto (alguns tinham a cara pintada), simbolizando luto pelos últimos acontecimentos.
De acordo com um dos organizadores da passeata, Gledizio Ferreira, o movimento não é político. Eles entregaram uma carta a um funcionário do Tribunal endereçada ao presidente do TRE, Abrahm Lincoln, pedindo que as denúncias sejam apuradas e julgadas, e que os culpados, caso haja, sem punidos com o rigor da lei.Fonte: Petrônio Torres, da 98 FM

0

A IMPRENSA - A Farsa Nossa de Cada Dia


Artigo de GUILHERME SCALZILLI, publicado no Informante, mostra a desfaçatez de grande parte da Imprensa, completamente comprometida com as benesses do capital estrangeiro e, ainda, outros subjugados pelo mais vil dos sentimentos humanos, o preconceito, que no fundo, bem lá dentro do âmago, não passa de um complexo de inferioridade . O Povo deu o recado! Alguns já entenderam! Esperamos que a cegueira de tal complexo não tire a visão de alguns outros!

Jesus Fonseca

#########################################

"Há evidências de contaminação política na grande imprensa desde a posse de Lula. O problema de realçá-la retrospectivamente, à luz de posturas vigentes durante a gestão FHC, consiste em enfrentar o malicioso argumento de que contextos diversos pressupõem abordagens desiguais dos contemporâneos. Alguns colunistas evitam o dilema, alegando que a averiguação de eventuais desvios do governo atual independe de parâmetros morais fornecidos pelos antecessores.

Portanto, não seria relevante que a imprensa tenha agido de forma diferente no passado. A idéia é falsa porque tenta retirar o foco dos jornalistas, eximindo-os de responsabilidades no complexo sistema gerador da corrupção. Numa democracia plena, certas convicções não podem estar sujeitas a conveniências. Um repertório de valores manchado por contradições serve à impunidade e à manipulação, justificando as piores violências – se hoje condenamos o que ontem era razoável, e vice-versa, qualquer absurdo futuro se torna viável.

Todos sabem disso, claro. Mas preferem refugiar-se num moralismo cínico, subitamente cego e imediatista por exigências do momento. E é difícil combatê-lo, sob o risco de ser tachado de corrupto ou censor. O chamado "escândalo do dossiê" resolve esse problema de modo exemplar. Agora não se trata de cobrar coerência entre comportamentos separados pelo esquecimento e pela obsolescência característica do periodismo.

O proselitismo político emerge no calor do próprio noticiário. Não resta dúvida de que a histeria em torno do suposto dossiê teve a finalidade imediata de abafar a famosa entrevista à IstoÉ, na qual os Vedoin, chefes da máfia das ambulâncias, envolveram José Serra e Barjas Negri no esquema criminoso. Os sinais do acobertamento são evidentes. Dos três possíveis crimes envolvidos (tentativa de compra de falso testemunho, denunciação caluniosa e lavagem de dinheiro), dois dependem da veracidade das informações prestadas pelos entrevistados.

Apenas o último delito, no entanto, foi investigado pela imprensa, que ignorou todas as denúncias. As indignações transferiram-se imediatamente para o PT, poupando Serra e Negri de constrangimentos. A gritaria dos moralistas de ocasião diluiu as flagrantes incongruências que seu "jornalismo" exibiu na cobertura do episódio. Jefferson, Waldomiro, Buratti, Karina e assemelhados eram informantes confiáveis.

Os Vedoin, não. Quando personagens obscuros, ou mesmo delinqüentes confessos, depõem contra petistas, considera-se justificável divulgar suas acusações: as denúncias possuiriam relevância e publicá-las seria eticamente tolerável, tratando-se de fontes identificadas. Quando alguém bole com tucanos poderosos, essa lógica desaparece: os Vedoin não possuem credibilidade, a IstoÉ deveria ter checado as informações previamente.

A ninguém ocorreu algo semelhante quando a revista Veja propagou as estapafúrdias teorias dos dólares trazidos de Cuba em caixas de uísque. O jornalismo oposicionista cobra rigor nas apurações sobre a origem do dinheiro que pagaria o dossiê. Novamente, "a população tem o direito de saber" – argumento que sustentou a sanha investigativa contra os acusados de mensalão e do caixa dois.

Mas não pareceu tão importante devassar Antero Paes de Barros e Eduardo Azeredo com a mesma fúria, esclarecer as ligações do PSDB com Marcos Valério ou descobrir a origem do depósito que o caseiro Francenildo recebeu, através do pai, na véspera de seus depoimentos contra Palocci. Tampouco existe o mesmo "interesse público" em determinar se o governador eleito do principal Estado do país esteve envolvido com uma quadrilha que, segundo o próprio Ministério Público, operava desde 1998. "Lula sabia, Serra não!".

Conturbar a disputa paulista às vésperas da votação seria oportunismo eleitoral. Tamanha cautela não vale para o petista Humberto Costa, candidato ao governo de Pernambuco. E definitivamente não se aplica a Lula. É assombroso constatar que o desprezo conferido às fotos comprometedoras de Serra com os Vedoin foi acompanhado de grandes esforços para expor as ligações do presidente com os acusados pelo dossiê.

Enquanto os tucanos apareciam como vítimas de um ardil sujo, petistas viraram gângsters ordinários, condenados publicamente por "admitirem conhecer" pessoas ligadas aos suspeitos. Tudo isso em plena fase de investigações, sem qualquer conclusão oficial. Enxergou-se na demora em apurar o caso uma atitude politizada da Polícia Federal, mas ninguém estranhou as semelhanças entre o episódio atual e o de março de 2002, quando o mesmo Serra foi beneficiado por uma ação da PF contra Roseana Sarney. Dois episódios similares, em muitos sentidos.

Não divulgar fotos do dinheiro recém-apreendido é condescendência das autoridades. Mas revelar a íntegra do dossiê seria abuso. A atuação de membros do governo na campanha de Lula constitui falta gravíssima; já o procurador que manifesta inclinações partidárias e ordena prisões infundadas está no pleno gozo de suas atribuições. E assim vamos aplaudindo o teatro de aberrações em que se transformou o jornalismo brasileiro.

Não importa como o adjetivemos, de meramente tendencioso a golpista; sua utilidade para a propaganda política está bem protegida pelas chantagens de uma pseudo-ética ocasional e dissimulada. Obtusos somos nós, que o questionamos."

Guilherme Scalzilli é historiador e escritor.


0

O DISCÍPULO SEGUE O EXEMPLO DO MESTRE

“Vende-se picolé”

O anúncio foi visto pelo governador Jorge Viana em um ramal distante no interior do Vale do Acre e apresentando como um divisor de águas para o homem do campo: é impossível produzir picolé sem energia elétrica. E seria impossível a energia sem o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, mais conhecido como Luz Para Todos.

Criado no governo Lula, apresenta-se como o mais eficiente apagador de lamparina e candeeiro no interior do Brasil, num circulo virtuoso de inclusão humana. Milhares de famílias que muitas vezes formaram gerações sem ter tido acesso à luz agora podem contar com a energia elétrica em seus lares. Jorge Viana citou o anúncio durante a abertura do curso de formação de gestores de políticas públicas, há dois meses, no Teatrão. A platéia achou engraçado, riu e o governador explicitou seu raciocínio, observando que não fosse a energia a placa não estaria ali. Simples? Nem tanto.

Para que a rede elétrica chegue às casas estão sendo necessários milhões de investimentos e, no caso específico do Acre, requer uma logística diferenciada. No Vale do Juruá, mais precisamente na região da Foz do Breu, a rede acompanha a sinuosidade do rio para poder atender todas as comunidades. Lá, como em nenhuma outra região, o acampamento é montado em barco. Cerca de trinta homens vivem na embarcação, e assim permanecem até completarem o trabalho. Os operários enfrentam todo tipo de adversidade para levar o divisor de águas para os viventes dos pontos mais distantes do Acre.

“Ninguém vai ficar sem luz no Acre”, vaticinou o governador com a convicção da eficiência do programa. Onde não for possível implantar postes e cabos, o Governo já tem alternativas. Assim, a ótica do êxodo terá de ser outra para o meio rural do Acre nos próximos anos. Conforme o próprio governador, a luz é a grande diferença entre o campo e a cidade –e é o que de fato tem a capacidade de fixar o homem na roça. E a cada trecho inaugurado, a cada ordem de serviço assinada, o governador expõe-se cada vez mais convicto no ideário do Luz Para Todos. Recentemente, na Vila do Incra, em Porto Acre, Viana afirmou que os benefícios estão só começando.

Somente naquele município, a luz já chegou a 700 famílias. Na segunda etapa, que já está começando, o programa estará ampliando a rede para mais 210 quilômetros, tirando da escuridão cerca de duas mil famílias. Início - O governo federal iniciou em 2004 o “Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica - Luz para Todos” com o objetivo de levar energia elétrica para a população do meio rural. O Programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia com participação da Eletrobrás e de suas empresas controladas. A ligação da energia elétrica até os domicílios é gratuita.

As famílias sem acesso à energia estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda. Cerca de 90% destas famílias têm renda inferior a três salários-mínimos e 80% estão no meio rural. Por isso, o objetivo do Programa é levar a energia elétrica a estas comunidades para que elas a utilizem como vetor de desenvolvimento social e econômico, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar.

Além disso, a chegada da energia elétrica facilita a integração de outros programas sociais, como o acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento. Mais R$ 84 milhões em investimentos e 3.016 quilômetros de rede em todo o Acre. Há poucas semanas, o governador assinou ordens de serviço para implantação de mais 3.016 quilômetros de rede com investimentos de mais de R$ 84 milhões. Somente na região da Estrada Transacreana, onde Viana assinou as várias ordens, são mais 371 quilômetros de rede que beneficiarão diretamente 1.484 famílias com investimentos que somam R$ 9.408.000.

Até agora, nada menos que quase a metade da população rural já tem acesso à energia elétrica –um feito, se comparado com outros Estados. Na Amazônia, o Acre ocupa as primeiras posições no cumprimento das demandas do programa estabelecidas pelo Ministério das Minas e Energia, superando regiões onde o acesso à zona rural é muito mais fácil, como Rondônia. Os investimentos atuais permitiram oferta de emprego que ultrapassam as l.000 vagas. Nada menos que oito empresas trabalham diretamente na implantação da rede em vários pontos do Estado.

Assim é o Luz Para Todos: grandes investimentos e resultados maiores ainda. Empresas como a Concrenorte Indústria de Artefatos de Concreto, que atua no mercado de pré-moldados em concreto desde 1999, foram fortalecidas - “e não dão conta”, disse o coordenador estadual do programa, Cleber Peres. Para o programa, as prioridades são os projetos de eletrificação rural paralisados por falta de recursos que atendam comunidades e povoados rurais; municípios com Índice de Atendimento a Domicílios inferior a 85%, calculado com base no Censo 2000; projetos que enfoquem o uso produtivo da energia elétrica e que fomentem o desenvolvimento local integrado; escolas públicas, postos de saúde e poços de abastecimento d’água; assentamentos rurais; projetos para o desenvolvimento da agricultura familiar ou de atividades de artesanato de base familiar; atendimento de pequenos e médios agricultores; populações do entorno de unidades de conservação, e comunidades remanescentes de quilombos ou extrativistas.

Luz tem personagens de fé, trabalho e esperança O Luz Para Todos guarda personagens emblemáticos, como José Ferreira da Silva, o Zeca Mosquito, morador da Foz do Tejo há trinta anos. Naquela comunidade, Mosquito mantém uma pequena oficina onde os extrativistas o procuram para consertar motores e outros equipamentos. O curioso é que desde que chegou na região, Mosquito utiliza um esmeril manual para fazer alguns serviços. Até o final deste ano, garante Cleber Peres, coordenador do programa, Mosquito aposentará o esmeril manual e passará a usar o elétrico, não necessitanto mais de grandes esforços para tocar o trabalho.

De acordo com Peres, o que mais se facilita com a chegada do Luz Para Todos é de fato a questão econômica. Mas, sobremaneira, a saúde fica muito melhor porque com a luz rapidamente tem-se uma geladeira, o que enterra o uso de sal para conservar alimentos. O sal excessivo é o grande causador de hipertensão no meio rural do Acre. Com o Luz Para Todos é previsível a redução da doença entre os agricultores. No Projeto Alcobras, em Capixaba, um professor montou uma escola de informática na comunidade dias depois da chegada da eletricidade. “E quando a obra começa, os vendedores de eletrodomésticos vão atrás pelo ramal.

Quando a luz começa a funcionar, eles passam entregando os aparelhos”, disse Peres. O aparelho de DVD está entre os mais procurados. Os números 70 por cento das famílias compram um aparelho de TV ao cabo de um mês da chegada do Luz Para Todos, segundo pesquisa da Eletroacre. Em três meses, 90% têm uma TV e 70%, geladeira. 15 por cento das famílias rurais do Acre tinham energia elétrica em 1999, ano em que Jorge Viana assumiu o governo. Em 2006, 50% das famílias têm acesso ao Luz Para Todos.

Jesus Fonseca

terça-feira, novembro 07, 2006

0

Chico Xavier


Viver é sempre dizer aos outros que eles são importantes.
Que nós os amamos,
porque um dia eles se vão,
e ficamos com a nítida impressãode que não os amamos o suficiente.
(Chico Xavier)

0

61 x 39: ENTENDA OS NÚMEROS DA GOLEADA

61 x 39: ENTENDA OS NÚMEROS DA GOLEADA
Paulo Henrique Amorim

A goleada de Lula se explica da seguinte maneira:

1) Alckmin teve menos votos no segundo turno do que no primeiro: 40 milhões de votos x 37 milhões de votos.
A única vez em que isso aconteceu na política brasileira – ter menos votos no segundo turno – foi com outro tucano, candidato a prefeito de Belo Horizonte, Amílcar Martins;

2) Lula diminuiu a diferença em São Paulo: Lula subiu dez pontos percentuais; Ou seja, a eleição de José Serra no primeiro turno e a entrada de Fernando Henrique na campanha beneficiaram Lula;

3) Alckmin deu o beijo da morte no Rio. No primeiro turno, Lula ganhou de 49% a 28%. No segundo, Lula subiu vinte pontos – passou para 69%. E Alckmin passou de 28% para 30%;
4) Minas. A eleição de Aécio no primeiro turno também beneficiou Lula. No primeiro turno, Lula ganhou de 50% a 40%. No segundo, de 65% a 34%.
5) No Ceará, o presidente do PSDB, Tasso Jereissati, aprofundou a derrota de Alckmin. No primeiro turno, Lula ganhou de 71% a 22%. No segundo, de 83% a 17%;
6) Na Bahia, a eleição de Jacques Wagner no primeiro turno beneficiou Lula. No primeiro turno, Lula ganhou de 66% a 26%. No segundo, de 78% a 21%.
7) No Rio Grande do Sul, Lula diminuiu a diferença pró-Alckmin. No primeiro, Alckmin ganhou de 55% a 33%. No segundo, foi de 55% a 44%. Ou seja, Alckmin não se mexeu, embora Yeda Crusius tenha sido eleita;
8) No centro oeste, Lula virou o jogo. No primeiro turno, Alckmin ganhou de 51% a 38%. No segundo, Lula ganhou de 52% a 47%.
9) No Amazonas, estado do líder do PSDB, Senador Arthur Virgilio, que prometeu dar uma "surra" no Presidente Lula, no primeiro turno Lula ganhou de 78% a 12%. No segundo foi de 86% a 13%. Enquanto isso, Virgilio teve 5,5% dos votos para governador.
10)A vitória de Lula sobre Alckmin – 61% a 39% - foi igual à vitória de Lula sobre Serra, no segundo turno de 2002: 61% a 39%.
Paulo Henrique Amorim

A goleada de Lula se explica da seguinte maneira:

1) Alckmin teve menos votos no segundo turno do que no primeiro: 40 milhões de votos x 37 milhões de votos.
A única vez em que isso aconteceu na política brasileira – ter menos votos no segundo turno – foi com outro tucano, candidato a prefeito de Belo Horizonte, Amílcar Martins;

2) Lula diminuiu a diferença em São Paulo: Lula subiu dez pontos percentuais; Ou seja, a eleição de José Serra no primeiro turno e a entrada de Fernando Henrique na campanha beneficiaram Lula;

3) Alckmin deu o beijo da morte no Rio. No primeiro turno, Lula ganhou de 49% a 28%. No segundo, Lula subiu vinte pontos – passou para 69%. E Alckmin passou de 28% para 30%;
4) Minas. A eleição de Aécio no primeiro turno também beneficiou Lula. No primeiro turno, Lula ganhou de 50% a 40%. No segundo, de 65% a 34%.
5) No Ceará, o presidente do PSDB, Tasso Jereissati, aprofundou a derrota de Alckmin. No primeiro turno, Lula ganhou de 71% a 22%. No segundo, de 83% a 17%;
6) Na Bahia, a eleição de Jacques Wagner no primeiro turno beneficiou Lula. No primeiro turno, Lula ganhou de 66% a 26%. No segundo, de 78% a 21%.
7) No Rio Grande do Sul, Lula diminuiu a diferença pró-Alckmin. No primeiro, Alckmin ganhou de 55% a 33%. No segundo, foi de 55% a 44%. Ou seja, Alckmin não se mexeu, embora Yeda Crusius tenha sido eleita;
8) No centro oeste, Lula virou o jogo. No primeiro turno, Alckmin ganhou de 51% a 38%. No segundo, Lula ganhou de 52% a 47%.
9) No Amazonas, estado do líder do PSDB, Senador Arthur Virgilio, que prometeu dar uma "surra" no Presidente Lula, no primeiro turno Lula ganhou de 78% a 12%. No segundo foi de 86% a 13%. Enquanto isso, Virgilio teve 5,5% dos votos para governador.
10)A vitória de Lula sobre Alckmin – 61% a 39% - foi igual à vitória de Lula sobre Serra, no segundo turno de 2002: 61% a 39%.

0

Governo do Estado garante aumento de 30% nos recursos da UEPB em 2007

O percentual constante do orçamento estadual destinado a Universidade Estadual da Paraíba pelo Governo do Estado passará de 3% para 3,5 por cento a partir de 2007, de acordo com plano de Autonomia Financeira conquistada pela Instituição, no ano de 2003.

A reitora Marlene Alves (foto) informou que o acordo que permitiu o reajuste foi firmado entre a UEPB e o governo.

“Este reajuste no percentual orçamentário representa um aumento de cerca de 30% no valor que é repassado, atualmente, para a Universidade Estadual, numa previsão de que o orçamento total da Instituição passe dos atuais r$ 82 milhões para R$ 107 milhões, em 2007”.

Segundo a reitora Marlene Alves, os recursos viabilizarão a continuidade da expansão dos novos campi, bem como de todas as unidades da UEPB. Possibilitarão, ainda, significativas melhorias para professores, estudantes e funcionários da Universidade.
por Rainério

0

Discípulo Exemplar


Ricardo Coutinho compra R$235 mil em passagens sem licitação à filha de Milanez

Uma negociação entre a prefeitura de João Pessoa e uma empresa de passagens aéreas tem chamado atenção da oposição na Câmara Municipal de João Pessoa e quase provocou a queda de uma dos auxiliares do prefeito Ricardo Coutinho (PSB). De março a setembro de 2006, a prefeitura de João Pessoa comprou sem licitação mais de R$ 235 mil em passagens aéreas à Mundial Viagens e Turismo Ltda, de propriedade de Maria Cláudia Cavalcanti Milanez, filha do ex-vereador Fernando Milanez, atual chefe de gabinete do prefeito.

Em média, são R$ 33 mil de passagens por mês. Tudo sem licitação. Os dados estão disponíveis no Sagres (Sistema de Acompanhamento da Gestão) do Tribunal de Contas do Estado e ainda nos balancetes mensais da prefeitura. De março a maio, de acordo com o Sagres, foram emitidos 34 empenhos em favor da empresa. O valor total chega a R$ 129 mil, sendo o maior deles no valor de R$ 34.796,25, conforme empenho 0011228/2006.

De junho a setembro, conforme informações dos balancetes mensais da prefeitura, as compras chegaram a R$ 106 mil. O empenho de número 020277, de 20 de setembro de 2006, aponta gastos de R$ 47,677,90 com a Mundial Viagens para passagens destinadas ao gabinete do prefeito.

De acordo informações de bastidores, os valores empenhados, a ausência de licitação e ainda a regularidade dos contratos chamou atenção do pessoal da Secretaria de Finanças da prefeitura. O fato vazou e circulou entre políticos da oposição, o que teria gerado até uma carta de demissão de Milanez.

O secretario continua na pasta, mas no dia 23 de outubro deste ano, o contrato de sociedade da Mundial Viagens e Turismo LTDA foi alterado, com a exclusão da filha de Milanez da empresa. De acordo com informações do Sistema Nacional de Cadastro, ele entrou com sócia da Mundial no dia 23 de outubro de 2003, quando a firma foi aberta, e saiu no dia 5 de outubro deste ano.

Atualmente, constam como sócios Carla Adriana Cavalcanti Teixeira de Carvalho e Fernando Roberto Cruz Correia Lima.
por Rainério

segunda-feira, novembro 06, 2006

0

Projeto de lei no Senado prevê controle da Web brasileira


Agência Estado

O Senado brasileiro discute na quarta-feira, em reunião da Comissão de Constituição e Justiça, um projeto de lei que prevê o controle do acesso à internet, a exemplo do que se pretende estabelecer na China, um dos países que mais controla o uso da rede.

Conforme o projeto, cujo relator é o senador Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais, qualquer usuário precisaria se identificar quando acessasse a internet ou qualquer outra aplicação como o acesso a e-mail ou a criação de blogs.

Dessa forma seria possível monitorar precisamente o que cada usuário faz quando está online, sabendo que sites visita ou que tipo de arquivos está baixando da rede, como músicas ou filmes.

Além de extinguir a privacidade, o projeto prevê fazer do acesso não identificado crime passível de reclusão de dois a quatro anos. Provedores de acesso ficariam responsáveis pela veracidade dos dados cadastrais dos usuários e seriam sujeitos às mesmas penalidades.

Dados cadastrais

Para obter o acesso à internet, os usuários precisariam fornecer dados pessoais comprovados como nome completo, endereço, número de telefone, RG, e CPF aos provedores de acesso.

A favor do projeto estariam administradoras de cartões de crédito e bancos. Procurada pela reportagem, no entanto, a assessoria de comunicação da Febraban - Federação Brasileira dos Bancos, afirmou que não irá comentar o projeto por enquanto.

Os provedores de internet são contrários à medida, que estabeleceria um novo encargo burocrático para os provedores. Analistas também criticaram a justificativa do projeto, de extinguir a privacidade dos internautas brasileiros, já que suspeitos de crimes digitais podem ser rastreados e identificados por meio do seu endereço IP (internet protocol), número que é atribuído a cada usuário no momento em que ele acessa a internet.
Postado por Rainério

0

UM TRIBUNAL DIFERENTE

UM TRIBUNAL DIFERENTE
( Espírito “Um amigo Poeta -Catingueira- Recebido por Lúcia)

Não pense que as leis divinas
São iguais ás leis terrenas
Para alma sem disciplina
Nascer é a maior pena.

A falta de caridade
Pesa igual ao homicídio
E a falta de vontade
É igual ao suicídio.

Não é o que doa mais
Que ganha a libertação
Mas aquele que é capaz
De doar seu coração.

Ás vezes , o autor de um crime
É por Deus absolvido
Se o perdão que redime
For na sua vida , sentido.

Ás vezes ,uma só palavra
Que se deixou de dizer
Torna uma alma escrava
E condena a nascer ( reencarnar)

E no céu não há suborno
A própria culpa condena
Vir pra Terra de retorno
Constitui a maior pena.

Imagine um tribunal
Onde o juiz é sereno
E que trata por igual
O maior e o pequeno.

Postado por: Reynollds Augusto

0

OLHA AÍ, DANIEL ORTEGA DE VOLTA!

Daniel Ortega, o grande Líder Sandinista que derrubou a ditadura Somoza, na Nicarágua, está de volta, para gaúdio da América Latina e tristeza estadunidense. Se não houver as tradicionais manobras que, vez por outra, surgem nos pleitos das ilhas caribenhas, Ortega deverá ser eleito presidente da Nicarágua.

Para se elerger, naquele País, com capital na cidade de Manágua (mapa acima), o candidato deve obter 40% dos votos válidos, ou então, ter 38% dos votos, desde que adquira uma vantagem de mais de 5 pontos percentuais sobre o segundo colocado, ou seja, o adversário tenha obtido 33% dos votos. No caso, Ortega está com 38,49, contra 29,52%, logo, com 9,03% de diferença, faltando pouco mais de 1% da apuração, portanto, dentro da margem constitucional do País (obtenção de 38% e margem de 5% entre os votos do outro candidato).

Segundo notícias divulgadas "o candidato da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), Daniel Ortega, foi considerado vencedor da eleições presidenciais na Nicarágua no primeiro turno pelo organismo de observação eleitoral Etica y Transparencia (EyT). Segundo apuração da organização, Ortega (1985-1990) obteve até agora 38,49% dos votos contra 29,52% do candidato liberal Eduardo Montealegre, informou o presidente do instituto, Pablo Ayón, em entrevista coletiva.

Se este resultado for confirmado, Ortega, prestes a completar 61 anos, seria proclamado presidente eleito da República, 22 anos após se tornar chefe de Estado da Nicarágua, em 1984.
Ortega também foi coordenador da junta de Governo do FSLN em 1979 após derrubar a ditadura de Anastasio Somoza.

"A distância entre o primeiro e o segundo lugares é de 9%, com uma margem de erro de 1,5%, portanto, estes resultados, de nossa perspectiva, são finais em relação a quem venceu a eleição presidencial", afirmou o diretor do organismo, Roberto Courtney.

O EyT, integrado por empresários e grupos da sociedade civil, com 10 anos de experiência, é o braço nicaragüense da Transparência Internacional. Segundo o EyT, em terceiro lugar está o candidato do Partido Liberal Constitucional (PLC), José Rizo, com 24,15% dos votos

Em quarto lugar vem o dissidente sandinista Edmundo Jarquín, com 7,44%. O ex-guerrilheiro Edén Pastora, mais conhecido como "Comandante Zero", obteve 0,40% dos votos, segundo a apuração. O EyT mobilizou um observador em cada um dos 11.274 centros de votação.

O ex-presidente peruano Alejandro Toledo pediu aos candidatos que não "cantem vitória" antes dos resultados oficiais para não "gerar tuumulto nas ruas". Milhares de sandinistas comemoraram os dados preliminares oficiais que indicam a vitória de Ortega. Montealegre, no entanto, se disse confiante em que haverá segundo turno.

O Partido Liberal Constitucionalista (PLC) pediu a intervenção do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, porque o Conselho Supremo Eleitoral entregou resultados preliminares que "querem estabelecer uma tendência de maneira irresponsável".


No domingo que passou, 3.665.141 nicaragüenses foram às urnas para eleger o presidente e o vice-presidente da República, além de 90 deputados do Parlamento nacional e 20 para o Parlamento Centro-Americano. O candidato sandinista Daniel Ortega ganhou a eleição na Nicarágua com 38,4% dos votos, superando Eduardo Montealegre, da Aliança Liberal Nicaragüense, que conseguiu 29,52% dos votos, segundo resultados de contagem rápida divulgados nesta segunda-feira pela organização Ética e Transparência. /span>

Os resultados da Ética e Transparência, que mobilizou 11 mil observadores nas eleições deste domingo, na Nicarágua, têm margem de erro de 1,7%. Confirmando os resultados, José Rizo, do Partido Liberal Constitucionalista (PLC, direita) chega da terceira posição com 24,15%, enquanto que Edmundo Jarquín, do Movimento Renovador Sandinista (MRS, esquerda) conquistaria 7,44% dos votos.

Estes resultados foram anunciados por Roberto Courtney, presidente da Ética e Transparência, uma organização de grande prestígio internacional
/span>
Jesus Fonseca

domingo, novembro 05, 2006

1

SOLIDÃO


- Boa tardi, Dotô.
- Boa tarde. Sente-se.
- Careci não. Ficu im pé, mermo.
- Sente-se para eu poder lhe examinar.
- O Dotô é quem manda.
- Mas fale-me. O que está acontecendo?
- Ai, Dotô! Mi dá umas dô di veiz in quandu.
- Que dor?
- Aqui, óia. Nu estombo. Bem lá nu fundinhu.
- Forte?
- As veiz. Trasveiz é anssim ó, di mansinhu.
- E o que você faz?
- Tem veiz que eu cantu. Trasveiz eu vô pra cunzinha fazê um bolu.
- Tem outra dor?
- Tenhu, sim, Dotô. Aqui, ó. Pertu dus óio.
- E essa é forte?
- Também é forte não. Quandu ela dá eu cunversu cas vizinhas, i ela passa.
- Tem mais alguma?
- Tenho sim sinhô. Aqui. Assim, nu meio das custela, pareci qui é nu coração. Dá uns apertu aqui, ó.
- E você faz o que?
- Tem veiz qui eu choru. Trasveiz eu ficu assim, muitu da queta pra vê si passa.
- E passa?
- As veiz. Trasveiz eu vô pra pracinha. Lá eu sentu num bancu pro mode vê as criança brincá prá esperá passá.
- Você mora com alguém?
- Moru não, Dotô. Sô sozinha nessi mundão di meu Deus.
- Não tem família?
- Aqui tenhu não. Minha famia é todinha du interiô du sertão, pertinhu de Patos, lá na paraíba, adonde o vento faz a cruva.. I eu vim sozinha pra Sum Paulu tentá a vida.
- E você faz o que?
- Óia, Dotô. Eu já fiz um cadinhu di tudu nessa vida. Já trabaiei numa Firma di limpeza, já cuidei di criança. Já trabaiei numa casa di genti rica. Agora eu trabaio cuma mocinha qui mais viaja qui fica im casa. Ela avua num avião. Di dia i di noiti. Aí eu ficu sozinha.
- Você mora com ela?
- Moru sim, Dotô. Ela dexa eu drumi num quartinhu lá nus fundu da casa.
- Sabe cozinhar?
- Ora si não! Cunzinhu muitu bem! Coisa mais simpres anssim. I coisa mais di genti chiqui, eu sei um pôcu.
- Gosta de crianças?
- Ô, seu Dotô. É as criaturinha mais anjinha qui Deus butô nu mundu!
- Qual o seu nome mesmo?
- Óia, Dotô. Eu num gostu muitu dele não, mas modi agrada a santa, minha mãe butô Crara.
- Dona Clara. Eu sei o que a senhora tem.
- Comu assim, si o Dotô nem incostô nim mim?
- O que a senhora tem Dona Clara, chama-se solidão e é a causadora de toda essa tristeza.
- I issu mata, Dotô?
- Ás vezes, sim. Mas, no seu caso bastam amigos, alguns remédios e um pouco de carinho. Dona Clara. Vai parecer estranho e nem eu mesmo entendo porque estou fazendo isso, mas minha esposa está grávida e nosso segundo filho é para o mês que vem. Já temos uma menina. E até hoje é minha esposa que cuida de tudo. Porém, com o bebê pequeno precisamos de alguém que cuide da casa. Que tal a senhora ficar conosco?
- Ora si não! Óia, Dotô. Nunca fizeram issu pru mim não. Vixe! Vai sê uma coisa muntu da boa ficá cum ôceis. I careci di morá lá, Dotô?
- Sim. Temos um quarto vago, no apartamento. Podemos tentar por uns meses.
- O que a senhora acha?
- Dotô. É assim como tê famia, né?
- Quase.
- Dotô. Eu num vô mais sê sozinha. Vixe! Deus lhi pague, Dotô, pru modi qui carinhu assim, nem mãe mim dava.
- Vamos testar. Combinado?
- Cumbinadu. Dotô. Careci di eu fazê só mais uma pregunta. Eu num vô mais senti essas dô não?
- Vamos combinar uma coisa? No dia que sentir essa dor, você me procura.
- Prá modi du senhô mi inxaminá?
- Não. Prá modi nóis trocá dois dedinhu di prosa.

------------------------------------------------
1 - Mais de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão.

2 - A maioria dos pacientes deprimidos que não é tratada irá tentar suicídio pelo menos uma vez e 17% deles conseguem se matar. Com o tratamento correto, 70% a 90% dos pacientes recuperam-se da depressão.

3 - Aproximadamente 2/3 das pessoas com depressão não fazem tratamento e dos pacientes que procuram o clínico geral apenas 50% são diagnosticados orretamente.

4 - Segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde a depressão é mais comum no sexo feminino, afetando de 15% a 20% das mulheres e de 5% a 10% dos homens.
Fonte: http://www.psiqweb.med.br)

Não custa nada a gente "tirar" um tempinho da nossa vida e dar atenção ao próximo! Vamos refletir sobre isso!
postado por Rainério