sexta-feira, novembro 17, 2006

0

BOM ÂNIMO - PENSE NISSO!

Do espírito André Luiz- postado por Reynollds

* Dificuldades? Não perca tempo, lamuriando. Trabalhe.
* Críticas? Nunca aborrecer-se com elas.Aproveite-as no que mostrem de útil.
* Incompreensões? Não busque torna-las maiores, através de exigências e queixas. Facilite o caminho.
* Intrigas? Não lhes estenda a sombra. Faça alguma luz com o óleo da caridade.
* Perseguições? Jamais revida-las. Perdoe esquecendo.
* Calúnias? Nunca enfurecer-se contra as arremetidas do mal. Sirva sempre.
* Tristezas? Afaste-se de qualquer disposição ao desânimo. Ore abraçando os próprios deveres.
* Desilusões? Por que debitar aos outros a contra de nossos erros? Caminhe para frente, dando ao mundo e á vida o melhor ao seu alcance.
* Doenças? Evite a irritação e a inconformidade. Raciocine nos benefícios que sofrimento do corpo passageiro trazem á alma eterna.
* Fracasso? Não acredite em derrotas.Lembre-se de que, pela benção de Deus, você está agora em seu melhor tempo, - o tempo de hoje, no qual você pode sorrir e recomeçar, renovar e servir, em meio de recursos imensos.
_
André Luiz- recebida por Chico xavier

0

O fim do nepotismo

Há, desde terça-feira, 14, um clima de perplexidade e surpresa, ao mesmo tempo, gerado por uma das mais ousadas decisões de governo ao longo dos tempos, qual seja, a assinatura por parte do governador Cássio Cunha Lima de Medida Provisória dando prazo para por fim ao nepotismo no Executivo estadual nos próximos 90 dias.

Por não ter sido assunto abordado em campanha e, ainda, levando em conta o fato do governador ter pessoas ilustres da família compondo a administração estadual – esta, sem dúvidas, foi uma das mais importantes medidas adotadas pelo Chefe do Executivo.

Não é fácil, mas foi adotada e agora como ato formal de Governo passa a ser um forte elemento histórico na vida administrativa e política do Estado com efeito ainda inimaginável em termos de imagem à pessoa de Cássio enquanto líder político.

É dentro desse parâmetro que setores - os mais diversos da sociedade paraibana vivem a indagar as causas da medida, ao invés de reconhecer o ato inusitado do governador como algo fundamental nos tempos modernos, embora cobrado há muito pela sociedade. Cássio está decidido a novos procedimentos, ao que parece.

A dados de hoje, da contemporaneidade, o gesto de Cássio se credencia não para as hostes de seu partido em nível local – que deve estar P da vida – mas como referência extra-fronteira, fora Paraíba. Pode não dar em nada em termos de repercussão mas gestos como esse podem lhe credenciar como alternativa para vice nas futuras disputas nacionais.

Na prática, significa dizer que a sociedade – especialmente a midia – precisam estar atentos para cobrar medidas do governo Cássio de forma sistemática, como se deu com medida do Procurador da República, recentemente, percentual mínimo na área de saúde – mas, na hora certa, de forma singela e à altura das cobranças, se faz necessário reconhecer no mesmo tamanho a grandeza da atitude de Cássio.

Poucos até agora adotaram essa medida como forma sistemática de processo seletivo de gestão administrativa mas, como a medida de agora, configura-se um “estimulo” nos demais chefes do executivo nos demais poderes e prefeituras para gerar o mesmo procedimento.

Isso se por em prática desejos da sociedade seja uma questão prioritária.
Walter Santos

0

Elizabeth II é a maior proprietária legal de terras do planeta

Na condição de chefe de Estado de 32 países da Commonwealth, a Rainha Elizabeth II é a maior proprietária "legal" de terras do planeta, com um total de quase 27 milhões de quilômetros quadrados, aproximadamente um sexto da superfície terrestre não coberta pelos mares.

Esse é um dos surpreendentes dados de um livro recém-publicado no Reino Unido, sob o provocador título de "Who owns the world" (Quem possui o mundo?), do autor irlandês Kevin Cahill.

O escritor acredita no direito inalienável de qualquer habitante do planeta a um pedaço de terra, e denuncia que praticamente 97% do planeta está nas mãos de apenas 3% da população.

Cahill estudou os estatutos de propriedade de muitos países, inclusive do Vaticano, e diz que nos 32 territórios da Commonwealth que ainda reconhecem Elizabeth II como soberana, a "propriedade legal" da terra corresponde à Coroa britânica.

Cahill afirma que isso permitiu ao regime de Robert Mugabe, no Zimbábue, confiscar as terras dos agricultores brancos, quando o país conseguiu sua independência.

O autor relata também uma condição singular de Elizabeth II, sua condição de rainha de toda uma série de "paraísos fiscais", todos eles fisicamente próximos ao Reino Unido, sem fazer parte dele.

Trata-se da ilha de Man, situada entre a Irlanda e a Inglaterra, da qual Elizabeth II é proprietária, e as de Jersey e Guernsey, no canal da Mancha, da qual é soberana.

Além disso, escreve Cahill, dos 24 centros financeiros "off-shore" que existem no mundo, 14 têm a Rainha como chefe de Estado ou são dependências do Reino Unido.

É uma característica, explica, compartilhada com muitos dos territórios da Coroa, inclusive Anguilla, Bermudas, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman e os territórios soberanos de Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados e Belize.
por Rainério

quarta-feira, novembro 15, 2006

0

Gates diz que mouse e teclado desaparecerão

Gates prevê um futuro sem tendinite
SÃO PAULO - O fundador da Microsoft, Bill Gates, afirmou esta semana que a próxima revolução da TI não afetará a forma como a internet funciona ou como seu conteúdo é produzido, mas como o corpo humano interage com ele.

Em entrevista ao jornal britânico The Observer, Gates previu o fim do mouse e do teclado. Na opinião do bilionário americano, a interação física entre as pessoas e os PCs deverá avançar em relação ao atual uso de mouse e teclado.

“Acho que vamos usar comandos de voz ou gestos com as mãos sem tocar numa interface física”, afirmou Gates.

Em sua análise sobre o futuro da tecnologia, Gates diz esperar uma evolução mais rápida da TI nos próximos dez anos. O fundador da MS diz que as atuais bases tecnológicas são muito melhores que as existentes há uma década, o que permitirá que a inovação ocorra em ritmo muito mais acelerado.
por Rainério

0

Metade dos brasileiros nunca usou um PC

SÃO PAULO - Mais da metade dos brasileiros (67%) nunca acessou a internet e 54,4% da população nunca utilizou um computador. Os dados são da 2ª Pesquisa Sobre o Uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Domicílios 2006), do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br.

Dos 10.510 entrevistados em cinco regiões do Brasil, 14,5% disseram acessar a internet em casa. O percentual aponta um crescimento ainda tímido se comparado a 2005, quando 13% dos lares brasileiros tinha acesso à rede.

O estudo mostra ainda que a conexão via acesso discado ainda é predominante nos domicílios, com 49,06% do total. Já a banda larga está presente em 28,4% das residências pesquisadas.

Entre os entrevistados que disseram ter utilizado a internet nos últimos três meses, 40% acessaram a rede pelo computador de casa, 30% em lan houses e 24,4% no trabalho. Os locais públicos de acesso à internet são usados, na maioria das vezes, por pessoas de classes sociais D e E (48,08%).

Os dados para a TIC 2006 foram coletados entre os meses de julho e agosto deste ano. Além de analisar o uso da internet pelos brasileiros, a pesquisa abrange outras áreas, como governo eletrônico, segurança na rede e uso de e-mail, cujos resultados serão divulgados apenas no início de 2007.
por Rainério

0

PODE DESESPERAR! A TÊTA GORDA DA NAÇÃO MURCHOU!

Por Autor CONHECIDO

JUSSARA SEIXAS

Em 2005 a oposição e a mídia, representando a elite, dedicaram-se a massacrar o PT e o presidente Lula. O objetivo ficou bem claro nas palavras de Bornhausen: "vamos acabar com essa raça por 30 anos". Pareciam dragões de Komodo na tribuna do Congresso, nas páginas dos jornais e revistas, na tela da TV, contaminando a todos com seus discursos, reportagens e artigos envenenados, carregados de ódio. Incomodou-os muito um presidente nordestino, ex-metalúrgico, ex-sindicalista, sem diploma universitário nem título acadêmico.

Incomodaram-se mais ainda quando Lula, que recebeu um país falido das mãos de um doutor da Sorbonne, recuperou a economia e a credibilidade do Brasil, diminuiu o desemprego, a miséria, baixou os juros, derrotou a inflação, combateu a corrupção como nunca antes em nenhum governo. A oposição e a mídia bateram sem dó nem piedade, inventaram, mentiram, difamaram, caluniaram, afrontaram. Sem ética, decoro parlamentar, respeito ou dignidade, buscaram à força o objetivo de "acabar com essa raça por 30 anos" antes da eleição de 2006. Tentaram até os últimos minutos antes da eleição. O programa eleitoral de Alckmin, que teve uma derrota acachapante nas urnas, resumiu-se a bater no presidente Lula com calúnias, denúncias vazias e infundadas. O combinado entre Alckmin, seu partido (PSDB/PFL) e a mídia era bater, bater, bater.

Os blogueiros de aluguel, os mentores de sua campanha, os jornalistas partidários, os pseudo-cientistas políticos, os pseudo-intelectuais, seus correligionários, pediam: bate mais doutor, bate mais! Eles haviam combinado tudo entre si, mas esqueceram-se de combinar com o povo, com as pessoas dignas e informadas do país. Por isso, bateu levou: uma derrota acachapante. Alckmin não foi o único derrotado pela pancadaria instalada em 2005, pois todos que dela participaram foram humilhados nas urnas. Arthur Virgilio 3%, ACM, Garibaldi Alves, Eduardo Paes, Afif Domingos, Zulaiê Cobra, Maninha, Baba, Antero, Heloisa Helena... Bornhausen, esperto, nem se candidatou.

Heloisa Helena, Bornhausen e muitos outros espancadores, para felicidade geral da nação, estão fora da política em 2007. Mas não aprenderam. Inconformados com a derrota e desprovidos de inteligência e bom senso, continuam batendo. Pelo jeito, vão esbravejar até a apoplexia nos próximos 4 anos do governo Lula. Impressionante: esses políticos do PSDB/PFL vão extinguir a própria raça pelos próximos 30 anos. Batam doutores, batam mais, batam muito! O povo brasileiro agradece.


Transposto por Jesus Soares da Fonseca
NB: É meu nome, mesmo!

0

Mensagem do anjo - Ânsia de viver

Na minha ânsia de viver,
já vi segundos que demoraram um eternidade para passar,
e dias que literalmente "escorreram pelos dedos",
e sinto que os perdi...

Já encontrei pessoas com quem adoraria namorar,
e outras que nem gostaria de reencontrar.
Já trabalhei em empresas que fizeram me dedicar,
e outras em que desejei apenas me aposentar.

Já andei por cidades lindas que desejei ficar,
e passei por outras que não quero nem voltar.

Já tive professores que muito me ensinaram
esses, são inesquecíveis, outros apenas ameaçaram,
deles, nem a matéria eu lembro.

Já ouvi músicas que me fizeram chorar,
outras me fizeram o corpo balançar, mesmo sem querer,
e outras de tão horrorosas,
nem o refrão eu lembro mais.

Na minha ânsia de viver, eu vi o amor,
vivenciei experiências de paixão.
Das lembranças mais gostosas,
resta na boca uma sensação de beijo molhado,
no corpo as marcas de mãos que marcam delicadamente,
no ar, um cheiro de saudade gostosa,
dessas que recordamos de olhos abertos,
são os frutos de uma árvore carregada de emoções.

Mas também tive decepções, sofri traições,
e me amargurei, como todo mundo,
mas essas lembranças eu enterrei,
deixei meu coração livre para viver,
e em cada novo amor, pude perceber,
que todas as experiências da vida,
são retratos e impressões que eu permito,
que eu gravo ou não na minha alma,
e a alma, essa "grande mala de emoções",
leva apenas o que eu quero guardar.

Guarde apenas o que é inesquecível,
e do inesquecível, leve apenas o amor
Eu acredito em você.
Autor: Paulo Roberto Gaefke

0

Nossa homenagem ao dia 15 de novembro-Proclamação da República

0

Três Pedidos para o PT

Autor desconhecido
O primeiro é que vocês fiquem com tudo. Peguem o dinheiro, o avião. As agendas de todas as secretárias, os revólveres dos ex-delegados, os laranjas analfabetos, os laranjas pós-graduados, as cuecas sujas do dinheiro que sai dos ralos de onde vocês vieram. Não esqueçam de levar nada. As explicações estranhas, as notas oficiais, o eterno não sei de nada, o absurdo nunca ouvi falar disso e, por falar nisso, o mensalão.

Peguem sem vergonha, saquem sem vergonhas, ajudem-se, juntem-se em torno das fogueiras onde queimam notas fiscais e consciências, bebam, brindem, riam da minha cara. Eu desejo que vocês aproveitem as Land Rovers, façam churrasco ao som de Chitãozinho & Chororó e brinquem de quadrilha em todos os meses do ano, na presença do operário bebum que desonra a si mesmo, aos operários e aos bêbados. Não liguem para críticas. Aliás, não liguem pra ninguém: alguém da Polícia Federal, um desses otários que ganham 700,00 líquidos por mês pode estar escutando e a voz de vocês em rede nacional fica distorcida. Prefiro a do Fernandinho Beira-Mar, que se confessando bandido, traficante, ladrão e assassino tem pelo menos uma vantagem sobre vocês: nunca disse que não era tudo isso, nunca me enganou a seu respeito, jamais negou sua maldade. Muito menos recebeu 55 milhões de votos cheios de esperança.

Meu segundo desejo é que vocês vivam muito em suas ilhas fiscais, em seus condomínios fechados, em suas coberturas de 10 mil metros quadrados pagas com salário de 1.500,00 reais. Existam pra assistir à morte de crianças sem ter o que comer, de jovens sem futuro e de velhos que cospem no passado que cada um de vocês representa. Sejam eternos como é interminável a fila do INSS, dos pais de família sem emprego, das jovens que fazem sexo pago a partir dos 12 anos sem que possam ser recriminadas por vocês, que as iniciaram ao mostrar-lhes como se faz isso com um país inteiro. Agora que vocês são ricos e perpétuos.

Meu último desejo é que vocês nunca mais saibam se têm ou não um amigo. Que ao verem um pôr-de-sol lembrem-se apenas de voltar para casa, onde dormir seja um sonho impossível. Permaneçam dia após dia acordados, desconfiados, ansiosos, insones, num morre-não morre sem fim. Que a única coisa que possam escrever sejam versões, já que perderam a noção da verdade e dos fatos. Que a única coisa que saia da boca de cada um de vocês seja um repetitivo "não lembro, Sr. Deputado". Não quero nenhum de vocês julgados ou castigados. Apenas que passem a vida dizendo "não lembro, senhor deputado". Que ao chegar na cozinha, encontrem a CPI dos salmões. Na sala, a CPI Home Teather. No quarto, a CPI da falta de sexo. Na vida, a CPI do desaparecimento da glória de servir ao povo. Um dia, meu filho vai estudá-los. Que eles e seus colegas percam nota se souberem os nomes de vocês. Mas não se abatam por isso, como não se abalaram com os tiros que mataram Celso Daniel. Não se preocupem com o meu desprezo, como não se incomodaram em decretar a pena de morte à esperança que os ajudou a vencer nosso medo. Não se arrependam de nada. Apenas vivam pra nos ver construir o novo, o alegre e o lindo. Sejam o nosso norte, mostrem onde vocês estiveram e no que se transformaram. A partir disso, bastará seguirmos em direção contrária.
por Rainério

0

MORRE A MODELO - NÃO A ANOREXIA

Por: Jesus Soares da Fonseca

Morreu, ontem, vítima de anorexia nervosa, a modelo Ana Carolina Reston Macan, de 21 anos de idade, depois que o seu quadro se agravou e evoluiu para uma infecção generalizada. Carolina era natural da cidade de Jundiaí, tinha 1,74 m de altura e pesava, apenas, 40 quilos. Foi internada em 25 de outubro com insuficiência renal. Segundo uma sua prima que morava com ela, Carolina tinha por costume fazer refeição de, apenas, um tomate e uma maçã!

A tragédia desta garota é um caso a se lamentar e, muito! A questão resume-se no aspecto fama, dinheiro e fama. Os figurinistas são profissionais que devem entender de moda e creio, mesmo, que entendam, porém de mulher, de beleza física, corporal femininos, eles entendem, muito pouco! Mas, isto pouca importância há para eles. O fascínio, o "glamour", a fama do mundo da moda é o que valem !

A silhueta feminina é bela em todas as suas linhas! O BELO acontece somente quando há harmonia nos traços, simetria nas linhas, etc. Não confundir Beleza com Boniteza. O feio pode ser belo, também! Que coisa mais trágica que um incêndio, no entanto, é belo, é o que se chama: o belo trágico! Portanto, a beleza feminina acontece quando todos os contornos do corpo da mulher estão em harmonia.

As modelos destoam, em todos os sentidos, desta harmonia. Que tristeza, ver rostos tão belos sobrepostos sobre corpos esqueléticos, desproporcionais, sem esta bem ordenada disposição do seus traços, às vezes, tão magros que, mesmo, tendo os seios diminutos, estes sobressaem!

Vejam, quanta incongruência há num desfile, completamente, diferente daquilo que almejam os patrocinadores. Geralmente, a maioria dos assistentes de um desfile de moda é do sexo feminino, logo, as mulheres estão ali, não em observância ao corpo da modelo, mas, tão somente, na visualização da moda a ser lançada. Dentro deste parâmetro, tanto faz, pouco importa, se a modelo é magra ou está dentro dos padrões da beleza feminina, aos olhos das assistentes do desfile.

Por outro lado, um desfile com lindas modelos com exuberância em seus corpos bem delineados, pernas, coxas, braços, bustos, rostos, todos em harmonia, atrairá muitos mais homens que, involuntariamente, embora estejam presentes apenas para verem as belas modelos, notarão, também, a moda que se expõe no evento.

De parabéns, os paises que estão a proibir a magreza excessiva nos desfiles de moda, como Espanha, Reino Unido. Note-se bem! Não estou condenando a magreza, pois, há pessoas com diversos biótipos, há diversas pessoas magras por natureza, mas, com seu corpo bem delineado. O que se condena é a prática da anorexia para se chegar a exacerbação da magreza, deixando a pessoa, esquálida, cadavérica, esquelética.





A nossa ave de rapina, o urubu, como vive a maioria do tempo voando, porque a natureza assim o quis, quando posa no chão, ao procurar andar, o faz com um jeito desengonçado.
Ao levar o pé direito à frente, segue-lhe todo o lado coberto pela asa, semelhantemente, o faz com o pé esquerdo. As modelos de moda caminham na passarela de idêntica forma, é o que se chama: andar de urubu "cangueiro", diferentemente dos desfiles de "Misses", nos concursos de Beleza Nacional e Mundial ou outro qualquer desfile, com muito mais charme e elegância!Vamos todos condenar esta prática horrível que está a ameaçar mentes ainda em formação de jovens que, como todo ser humano, aspiram progresso na vida, sonham em subir degraus altos da fama! Estes pensamentos, estes sonhos, não são condenáveis, ao contrário, são normais na espécie humana. O que se condena é a prática, de como se deva atingi-los.

terça-feira, novembro 14, 2006

0

Leia esta Mensagem maravilhosa e você irá entender.

O PODER DA PRECE
( Octávio Caúmo Serrano- João Pessoa)


Uma pobre senhora , com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, aproximou-se do proprietário , conhecido pelo seu jeito grosseiro , e lhe pediu fiado alguns mantimentos. Ela explicou que o seu marido estava muito doente e não podia trabalhar e que tinha sete filhos para alimentar.

O dono do armazém zombou dela e pediu que se retirasse se seu estabelecimento.
Pensando na necessidade da sua família ela implorou :”Por favor senhor, eu lhe sarei o dinheiro assim que eu tiver...” ao que ele respondeu :ele não tinha crédito e nem conta na sua loja.

Em pé , no balcão ao lado,um freguês que assistia a conversa entre os dois , se aproximou do dono,do armazém e lhe disse que ele deveria dar o que aquela mulher necessitava para a sua família ,por sua conta.

Então o comerciante falou,meio relutante , para a pobre mulher: “Você tem uma lista de mantimentos? Sim.,respondeu ela. Muito bem, coloque a lista na balança e o quanto ela pesar, eu lhe darei em mantimentos “. A pobre mulher hesitou por um instante , e.com a cabeça curvada , retirou da bolsa um pedaço de papel, escreveu alguma coisa e o depositou , suavemente , na balança.Os três ficaram admirados ,quando o prato da balança , com o papel, desceu e permaneceu embaixo.

Completamente pasmado com o marcador da balança. O comerciante visou-se ,lentamente ,para o seu freguês e comentou contrariado: “EU NÃO POSSO ACREDITAR”! O freguês sorriu e o homem começou a colocar os mantimentos no outro prato da balança; Como a escala da balança não equilibrava, ele continuou colocando mais e mais mantimentos ,até não caber mais nada. O comerciante ficou parado ,ali ,por uns instantes ,olhando para a balança ,tentando entender o que havia acontecido. Finalmente ,ele pegou o pedaço de papel na balança e ficou espantado, pois não era uma lista de compras e sim uma oração que dizia : “Meu senhor, o senhor conhece as minhas necessidades e eu estou deixando isto em sua mãos ...”

O homem seu as mercadorias para a pobre mulher,no mais completo silêncio , o que agradeceu e deixou o armazém .O freguês pagou a conta e disse: VALEU CADA CENTAVO...
Soa mais tarde , o comerciante pôde reparar que a balança havia quebrado .Entretanto , só DEUS SABE O QUANDO PESA UMA PRECE...
Jornal Folha Espírita –Centro Jesus de Nazareth Itaporanga

0

A HORA DA ESCOLA PÚBLICA


A Matéria, abaixo foi elaborada por Emir Sader, um jornalista que, por escrever mostrando a verdade dos fatos, fazendo um jornalismo transparente, esteve sendo processado por setores da Mídia, através de seus agentes, claros, togados. O que impressiona é estes mesmos setores terem partido, há pouco tempo atrás, em defesa de um alguém, travestido de jornalista, em nome da liberdade de expressão, quando o determinado elemento tentou achincalhar a pessoa do Dignitário Máximo da Nação, Luis Inácio Lula da Silva, com bazófias arrogantes, pretensiosas e prepotentes e, conseqüentemente, indignação do Presidente por se sentir ofendido em sua dignidade de ser humano. Ou seja, um estadunidensizinho tem a liberdade de dizer mundos e fundos contra quem quer que seja, é um lado, e um nosso grande jornalista quando expressa seu pensamento sensato e honesto contra uma horda sedenta e desesperada, não pode, é o outro lado, por sinal, imundo.
Entretanto, nós, povo, estamos atentos e não vão ser conversas “fiadas” que nos irão fazer crer em engodos de qualquer espécie.

Jesus Fonseca

###################################################################################
"Um dos primeiros atos da ditadura militar, em 1963, foi o decreto do arrocho salarial. Tinha vigência também para o serviço público, que foi vítima privilegiada das políticas de contenção do consumo popular por parte dos governos militares. Fazia parte de um modelo econômico concentrador de renda, que privilegiou o consumo das altas esferas do mercado e a exportação, em detrimento da extensão do mercado interno de consumo popular, responsável pelo aprofundamento das desigualdades e da exclusão social no Brasil.

Uma das conseqüências dessa medida - que perdurou durante quase todo o período ditatorial – foi a degradação dos serviços públicos em geral e dos de saúde e educação em particular. A partir daquele
momento, amplos setores da classe média passaram a fazer um esforço extra e a incluir, no seu orçamento, o pagamento de escolas particulares e de planos privados de saúde.

Entre as graves conseqüências dessas transformações estão a ruptura da convivência entre crianças e jovens das classes pobres e da classe média nas escolas públicas e, paralelamente, uma aliança – essencial
para a democracia – entre esses dois setores, pela defesa da escola pública. Este tema passou a ser “tema de pobre”, com dificuldade de encontrar visibilidade pública, embora a escola pública continuasse a abrigar a grande maioria das crianças e jovens.

Intensificou-se a pirâmide cruel, em que as famílias de classe média e alta usufruem do ensino privado, para posteriormente disputar, em melhores condições as vagas das universidades públicas – reconhecidas como as melhores.

Fenômenos mais recentes começam a mudar esse panorama. Por um lado, dados revelados esta semana confirmam a transferência significativa de matrículas das escolas particulares para as públicas, como resultado das dificuldades financeiras de setores da classe média. No ensino médio, aumentaram em 136,5% as matrículas, entre 1994 e 2005, enquanto nas escolas particulares diminuíram em 7%, no estado do Rio. No ensino fundamental os dados são de aumento de 17,6% nas públicas, contra 4,7% nas privadas.

Por outro lado, o projeto de lei do governo federal reservando a metade das vagas das universidades públicas federais para os alunos provenientes das escolas públicas, torna-as mais atraentes, pode
incrementar essa migração e, com ela, favorecer o restabelecimento do campo comum de interesses e de aliança entre as classes pobres e a classe média.

Numa sociedade socialmente democrática deve haver escola pública, em todos os níveis, de qualidade similar para todos. Se as pessoas nascem com grandes desigualdades sociais, a escola deve contribuir para diminuir esse abismo e não para aprofundá-las. Quem quiser, por razões religiosas ou outras, ter seus filhos em escolas privadas, pode fazê-lo, mas todos os que quiserem devem gozar do mesmo ensino – gratuito e de qualidade. Esta é uma das funções mais importante de um Estado democrático.

Os temas da esfera pública são os essenciais para a construção de uma democracia com alma social, de inclusão e de universalização de direitos.

0

STJ confirma que diploma para jornalista é obrigatório

O Superior Tribunal de Justiça decidiu que, para ser registrado como jornalista, o profissional deve atender a exigência de possuir um diploma de nível superior em Jornalismo.

A ordem foi estabelecida com base em um mandado de segurança, impetrado pelo médico José Eduardo Marques, contra a portaria do Ministério do Trabalho e Emprego.

A decisão do tribunal foi unânime e seguiu integralmente o voto do relator do processo, ministro José Delgado.

Em seu voto, o ministro destacou que a profissão de jornalista é regulada pelo Decreto-Lei 972, de 1969, e que, desde então, é obrigatório o diploma de nível superior.

Delgado também lembrou que o artigo 5º, inciso I, do Decreto 83.284, de 1979, cria o registro especial para o colaborador que, sem vínculo empregatício e mediante remuneração, produz trabalhos técnicos na área.
por Rainério

0

Cássio assina nesta terça MP que proíbe contratação de parentes

O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) vai assinar hoje (14/11/2006), às 11h, uma Medida Provisória que impede a contratação de parentes na administração estadual.

A informação foi dada pelo secretário chefe da Casa Civil, João Fernandes, que não pôde adiantar como ficarão os parentes que estão no governo depois da assinatura da MP. “Vamos assinar a medida e depois, tratar dessas questões”, avisa.
Estava prevista para ontem à tarde uma reunião para tratar da redação final da MP. Segundo João Fernandes, a discussão teve que ficar para hoje. O secretário-chefe disse que não poderia dar mais detalhes sobre o funcionamento da MP porque os últimos acertos ainda serão definidos pela equipe de governo que está tratando do texto da Medida Provisória.

De acordo com as declarações do secretário, o governo ainda não teria uma lista pronta com os nomes das pessoas que devem ser exoneradas logo que a MP passe a vigorar. “Vamos assinar a medida e, em seguida, vamos tratar dessas questões”, adiantou João Fernandes. Ele também ressaltou que esta iniciativa não atenderia à resolução do Ministério Público Estadual que enviou documentação aos órgãos públicos do Estado dando um prazo para que os parentes fossem exonerados. “Esta MP é uma iniciativa do Poder Executivo para combater o nepotismo”, disse João Fernandes.

Em relação à resolução do Ministério Público, os órgãos públicos da Paraíba têm até o dia 5 de dezembro para entregar a lista com os nomes dos parentes e ainda providenciar a exoneração.
Na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado aprovou a resolução administrativa número 8 que proíbe a nomeação, para cargos de livre provimento, de parentes de conselheiros, auditores, procuradores e servidores ocupantes dos postos de direção existentes nos seus quadros.
por Rainério

0

Cartagena (Colômbia), 14 nov - Eileen Roca Torralvo, uma estudante carioca de 20 anos, foi eleita hoje Miss Colômbia 2006-2007, superando outras 22 concorrentes.

Ela tem olhos e cabelos castanhos e pele clara. Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, passou a maior parte de sua vida em Valledupar, capital do departamento de Cesar, que representou no concurso.

Além de falar português, espanhol e inglês, Eileen, que é estudante de Comunicação Social, foi a única das participantes do concurso que não fez cirurgia plástica.

A nova soberana tem 19 anos; mede 1,75m e suas medidas são: 90-60-90; filha do médico Jorge Roca e Eduviges Torralvo. Estuda comunicação social na Universidade de la Sabana em Bogotá.
por Rainério

0

VOCÊ NÃO PODE PERDER!



*Campanha em Defesa da Vida - Aborto, Suicídio e Drogas-> Iara Machado
* Campanha de Fraternidade Auta de Souza ->João Irlan
* Evangelização Infantil-> Fátima
* Alimentação Natural-> Dr. Fernando Loureiro
* Posto de Assistência-> Marcone

Cidade: Boa Ventura-Pb
Local: Colégio Estadual “EMÍLIA DINIZ ALVARENGA”
Vizinho ao Posto ARTUZAO na “BR”
Realização: CESB- Centro Espírita Seareiros do Bem
Informações: 9993-8998(Reynollds) e Vicente: 99520247

segunda-feira, novembro 13, 2006

0

Espírito "Um amigo Poeta" Recebido por Lúcia em Catingueira-Pb

PARÁBOLA DO SEMEADOR
( Espírito “um amigo poeta” recebido por Lúcia)

Um homem saiu pra semear
Era um bom semeador
Quis sua roça plantar
Encheu-se de muito amor.

Sementes caíram no deserto
Mas não puderam germinar
Não nasceram por certo
Sem água para regar.


A Terra não era adequada
O homem não se apercebeu
Sementes caíram na estrada
E o passarinho comeu.

Entre espinhos , ele plantou
Porém nada ele colheu
A semente germinou
No entanto não cresceu

O príncipe da perfeição
Nos falou com a voz divina
Quando é bom o coração
O Evangelho Germina

0

A GRANDE MÍDIA ENCURRALADA

Transcrita por Jesus Fonseca
Artigo de LULA MIRANDA, reproduzido da Agência Carta Maior

Após ganhar todas as lutas, de modo inconteste, por nocaute, quase sempre no primeiro round, sob aplauso unânime de todos, utilizando-se, muitas vezes, de golpes baixos e gestos antiesportivos, a mídia está apanhando sem parar. Atordoada, com as pernas trêmulas, bambas, a face empalidecida, o olhar atônito, perdido, já completamente grogue, após inúmeros e certeiros golpes recebidos, a ex-toda poderosa grande mídia finalmente conheceu o córner e as cordas do ringue, e está na iminência de um espetacular nocaute. Como nas lutas de boxe, os espectadores (no caso, leitores) vibram entusiasmados, à espera do tombo do gigante antes imbatível.

Não sou simpatizante do boxe. Na verdade, acho-o um "esporte" violento, bárbaro, brutal, deplorável mesmo – isso sem falar, claro, no vale-tudo. Mas é inevitável, irresistível recorrer a essa singela metáfora para melhor definir a situação em que se encontra a grande imprensa hoje.

Confesso que, nesses quarenta e poucos anos de vida, pouco mais da metade deles dedicado à militância na literatura e na imprensa alternativas (portanto, na condição de antagonista às grandes editoras, jornais e revistas), nunca vi uma situação como a atual em que a chamada grande imprensa (a inatacável, inatingível, imbatível grande imprensa) sofre tantas críticas e tão merecidas "bordoadas". E, ainda mais do que isso, a sua atuação é acompanhada de perto por leitores especialmente críticos e exigentes. Vivemos um momento ímpar, portanto, um marco na história recente da imprensa brasileira – sem dúvida ou exagero retórico algum. Seriam os primeiros passos no caminho para uma mídia mais democrática? É esperar (ou melhor, fazer) o porvir.

A principal característica da mídia, e também seu principal defeito ou cacoete, seu calcanhar de Aquiles, por assim dizer – assim como na nossa metáfora inicial, o mesmo se dá com o lutador de boxe –, é que ela, mídia, sempre esteve acostumada tão somente a bater. Bater e bater. Bater mais. Indiferente ao adversário ou contendor e às suas qualidades ou possíveis méritos ("impávido que nem Muhammad Ali"). Acostumou-se a distribuir porradas a torto e a direito, impunemente. Pegou traquejo e gosto pelo linchamento (moral). Mas também pela calúnia, pela intriga, pela manipulação e, in extremis, pela destruição de vidas e reputações. Muitas vezes, não se furtando a fazer uma espécie de publicidade da infâmia (um marketing ao contrário, infamante). Entregou-se, ainda, à incúria, ao descuido, à preguiça; à competição desenfreada pelo furo de reportagem, pela manchete a qualquer preço.

Em nome de uma suposta (e sagrada) liberdade de expressão, a mídia tudo podia. Por que esse princípio sacramentado [o da liberdade de expressão] não serve também para proteger Emir Sader do mandonismo dos "donos do poder" (como dizia Faoro)? Eles tudo podiam em nome da tal liberdade de expressão, ou de imprensa - como, às vezes, preferem. A seu bel-prazer, a mídia caluniava, mentia, distorcia, manipulava - note que me utilizo aqui do tempo pretérito, como que a marcar o passado e sinalizar o porvir, o daqui para frente. Também a seu bel-prazer, elegia governadores, prefeitos, deputados, presidentes (quem não se lembra do "fenômeno" Collor?) etc - elegia até um poste, dizia-se. Também a seu bel-prazer cassava os mandatos de governadores, prefeitos, deputados, presidentes (Collor, também nesse caso, nos serve como exemplo) etc. Construía e destruía famas, reputações. A mídia tocava a sua flauta e nós, os ratinhos enfeitiçados, a seguíamos diligentes, comportados - muitas vezes, rumo a nossa própria desgraça. Impunha-nos suas verdades. Não mais. A grande mídia, e é essa a grande novidade, já não mais detém o monopólio da opinião pública. Já não nos guia em direção ao precipício, como se cegos fôssemos.
Aqui é necessário que se faça um oportuno parêntesis. Não se pretende, de modo algum, negar a importante função social da imprensa. Seja na indispensável vigilância crítica de cidadãos, autoridades constituídas, governos e partidos políticos, seja no seu fundamental papel (constitucional?) na defesa das instituições e na luta pela consolidação (ainda em processo) da nossa incipiente democracia. Portanto, não queiram nos acusar, os atuais defensores dessa mídia prostituída que aí está (com o perdão das profissionais do sexo), de sermos "intransigentes", "nazistas", "stalinistas", "petistas" (no início do século passado, nos chamariam de "comunistas") e outros "istas" absolutamente vazios de conteúdo, destituídos de sentido. Cansamos, sim, do parcialismo desmedido, do facciosimo canalha, da hipocrisia, da falta de ética, da manipulação, dos escândalos pré-fabricados. Mazelas essas decorrentes, naturalmente, da falta de controle, dos plenos poderes, dos monopólios e oligopólios, do "coronelismo midiático", que deixaram a nossa mídia livre para transgredir os limites da ética e do bom jornalismo. Não se trata, portanto (em absoluto!), de desejar calar a mídia ou manietá-la.

Nunca se viram tantos artigos publicados sobre o papel da mídia como nos dias de hoje. E, mais precisamente, sobre sua (im)postura no processo eleitoral recentemente encerrado. Nunca se viram também tantos comentários de leitores (muito bem elaborados e articulados, por sinal) em blogs e sites na internet – essa via libertária e redentora que propicia o diálogo e a participação on line (em tempo real) dos cidadãos nos fóruns de debates (não à toa, vozes mais conservadoras no Senado já falam em "controlar a internet"). Na grande imprensa, quase nunca a opinião do leitor é publicada ou levada em consideração – as cartas nem sempre são publicadas. Nos sites e blogs da chamada imprensa digital essa relação é mais direta e profícua. E isso faz toda a diferença. A grande imprensa, se não se renovar, a si e aos seus quadros (jornalistas e, claro, editores), prosseguirá perdendo credibilidade, prestígio e, por fim, leitores. E, não se engane, além dos jornais e revistas, até mesmo os blogs e sites (ou sítios) mantidos por veículos das grandes corporações da comunicação (Grupo Folha da Manhã, Grupo Estado, Organizações Globo etc.) estão tornando-se sítios desertos – de idéias e de leitores. E, sabemos, sem a chamada "audiência" as verbas publicitárias começam a minguar, a receita a escassear e os impérios da mídia começarão, sem dúvida, muito em breve, a ruir, a cair. Como o lutador da nossa metáfora inicial. Outrora arrogante, imprudente, senhor de si, impávido em sua arena.

Observe, por exemplo, aqui mesmo na Agência Carta Maior, os inúmeros comentários de leitores (já eram 169, por mim "auditados", na noite dessa segunda-feira, 06/11) na matéria de Bia Barbosa: "População critica cobertura; Globo faz abaixo assinado pra se defender" (leia aqui). Ou os mais de 530 comentários na matéria de Marcel Gomes sobre a condenação de Emir Sader (leia aqui). No site do Observatório da Imprensa, onde o provecto jornalista Alberto Dines está fazendo – estranhamente, pois trata-se de um grande jornalista – um "papelão" na defesa intransigente, autoritária, injustificável e meramente retórica (nem um pouco dialética) da imprensa. Sim, aquele que era para fazer o papel de observador crítico da mídia parece ter incorporado o papel, nada nobre, de um rábula rabugento/intolerante, ou até mesmo de um mero guardião do mais mesquinho corporativismo. Será? Difícil entender.
Ele, em sua retórica barroca (exagerada, destemperada) chega ao paroxismo de falar em "empastelamento" da imprensa. Dines tem recebido de 300 a 500 comentários em seus artigos e "posts" no site do Observatório. A retumbante maioria deles, na verdade quase a unanimidade, feitos de modo competente, ponderado, em sua maioria por jornalistas, professores e profissionais liberais, contrários às suas posições e com críticas contundentes/competentes à atuação da grande imprensa. Mas Dines, que tem tido a desfaçatez de, "democraticamente", levar ao seu programa, o OI na TV, quase sempre, somente os que pensam como ele (como no programa de 31/10), numa completa ausência do contraditório, não é atualmente o único guardião da mídia farsante.

Envolvidos no caso do chamado "dossiê da mídia" [ver CartaCapital edições 415 e 416], que ajudou, digamos assim, a levar a eleição para o segundo turno, Ali Kamel rede Globo de Televisão) e Eurípedes Alcântara (revista Veja), e alguns outros sabujos dos donos do poder, já colocaram as barbas de molho e a cabeça para fora de seu casulo de empáfia e arrogância, e deram a cara pra bater em blogs, sites e até mesmo, como no caso de Kamel, através de uma matéria paga na revista CartaCapital. Porém, ainda não se tem registro de manifestação alguma do "Mister OFF" (referência a Otávio Frias Filho), que ainda não saiu das sombras para se justificar perante a sociedade pelos pecados cometidos pela Folha de S. Paulo na cobertura do incrível caso do delegado Bruno, suas armações ilimitadas e estratagemas para revelar à imprensa as fotos do dinheiro que seria utilizado na compra do famigerado dossiê Serra/Vedoin.

Esse cronista, conforme já disse em textos anteriores, não descansará enquanto não houver uma punição exemplar aos jornalistas da Folha, da TV Globo e da Veja envolvidos no episódio, e enquanto não ocorrer, da parte desses veículos, um enfático pedido de desculpas à sociedade pelas mentiras e orquestrações engendradas. Esse cronista, inclusive, busca, no momento, assessoria jurídica para buscar a melhor forma (se via Ministério Público ou outros caminhos) de entrar com uma queixa-crime contra os veículos e jornalistas envolvidos. Mas, a despeito disso tudo, e na contra-mão dos fatos e dessa corrente renovadora e airosa trazida à pauta por essas novas mídias e por esses leitores mais atentos, críticos e qualificados, em recente editorial da própria Folha (sempre ela) intitulado "Volta a truculência", os leitores mais atentos, críticos e qualificados puderam perceber a indelével marca da arrogância pequeno-burguesa de "Mister OFF" quando chama de "boçalidade" a louvável postura crítica em relação à imprensa do governador recém-reeleito pelo estado do Paraná, Roberto Requião. Também ele vítima, durante a sua gestão assim como na campanha, do facciosismo deletério, das mentiras e manipulações da mídia.
Assim, ainda como o lutador de boxe na nossa metáfora inicial, a arrogância e desbragado narcisismo (vaidade, cinismo, desfaçatez etc.) dos "coronéis" da nossa imprensa, bem como de seus capatazes ou sabujos, selarão sua desgraça. Os oligarcas cordatos da nossa grande imprensa, que majestáticos ainda viram as costas à verdade factual e ao leitor, precisam reformular seus modos e estratégia, senão beijarão a lona dura e fria. Cairão enfim em desgraça. Ela, mass media, que sempre bateu com sádico prazer, sem dó nem piedade, agora apanha feio. Nada mais pedagógico – e emblemático. Sinais dos tempos, vindouros. Alvissareiros. Assim espero. Melhor, esperamos todos.

N.A. Recomendo a leitura do artigo do sociólogo e diretor da Vox Populi, Marcos Coimbra (quase impecável), na CartaCapital edição de nº 418. Para os que não tiverem acesso, aqui vai um pequeno trecho:

"(...) Ganhou o voto de quem se sentiu satisfeito com o que está vivendo e convencido de que os pecados de Lula e do PT só serão resolvidos quando todo o sistema político mudar. Ganhou, portanto, um voto concreto e informado, o inverso do que imaginam alguns analistas, que mais tendem a repetir estereótipos que a criticá-los".

"Tenho acompanhado a eleição desde muito cedo e com diversos instrumentos de pesquisa, é, para mim, muito claro que foram os eleitores de "classe média", de maior escolaridade e renda, muitos vivendo em cidades grandes e modernas, os que mais tenderam a ser ‘manipulados’. Foram eles os que mais se revelaram propensos a votar segundo a informação recebida, de maneira acrítica e, muitas vezes, superficial. Ou seja, cada vez que alguém se inflamava contra a ignorância dos pobres, dirigia mal suas baterias".

Seria o caso de se perguntar: é preciso dizer mais alguma coisa?

0

A CARIDADE DA GLOBO


Você está pagando o imposto da Rede Globo!!! Olha a malandragem!!!!
Globo Criança Esperança

Você sabia que está pagando o imposto de renda da Rede Globo? !!!
Quando a Rede Globo diz que a campanha Criança Esperança não gera lucro é mentira. Porque no mês de Abril do ano seguinte, ela (TV Globo) entrega o imposto de renda da empresa com o seguinte desconto: Doação feita à Unicef no valor de (aqui vem o valor arrecadado no criança esperança). Ou seja, a Rede Globo desconta pelo menos 20 e tantos milhões do imposto de renda graças aos ingênuos que fazem as doações ao criança esperança.

Atenção: Você não pode colocar no seu imposto de renda que doou R$ 7, R$ 15, R$ 30, ou mais reais pro criança esperança. Sabe porque você não pode? Porque Criança Esperança é uma marca somente e não é uma entidade beneficente.

Entretanto, a doação feita com o seu dinheiro diretamente para o Unicef é aceita pela Receita. Porque a UNICEF é uma organização internacional beneficente.

Não houve crime nenhum aí, você doou a Rede Globo um dinheiro que realmente foi entregue à Unicef, porém é descontado na Receita Federal como doação da Rede Globo e não sua.

A UNICEF TEM BONS PRÓPOSITOS E REALIZAÇÕES INTERESSANTES NO BRASIL E NO EXTERIOR. VISITE O SITE www.unicef.org.br CONHEÇA E FAÇA SUA DOAÇÃO DIRETAMENTE: futurocrianca@unicef.org

Matéria foi-me enviada por Amadélia Lopes.

Obrigado Amadélia!

Jesus Fonseca

domingo, novembro 12, 2006

0

Sobre os textos de Rainério e Jesus.

A Verdade que liberta
( Reynollds Augusto )





Eu aprendi que viver empiricamente os demais momentos é de grande valia para todos nós.É por eles que chegaremos ao âmago das verdadeira intenções.É por ele que identificaremos onde se encontra o lodo por trás das intenções.
As considerações de Rainério e a impressão abalizada de Jesus nos faz ver que existem muitos pastores que encontraram o pote de ouro e como a maioria das pessoas apenas procuram a religião para que ela possa resolver seus problemas, surge a troca perfeita.Principalmente através das denominações chamadas igrejas neo-pentecostais e isso acontece porque o homem ainda não está devidamente espiritualizado para entender a proposta do mestre Jesus, que foi e é um espírito que vê o que nós não podemos ver, e sabia o que –ainda- não podemos saber. Tudo é uma questão de tempo.Tudo é uma questão de evolução.

Lembro-me muito bem que quando adolescente - E ISSO NÃO FAZ MUITO TEMPO,ah!ah!- fui convidado por “meu gerente “ do Banco do Brasil para conhecer o espiritismo. A princípio relutei - em silêncio é claro - pois vinha á mente áquelas estórias que você conhecem.Mas, era uma chance de “puxar o saco” do chefe.O nosso amigo Bandeira se lembra, foi naquela época que despertei para o conhecimento dessa filosofia de vida maravilhosa.

Pois bem, fui com medo ,e na primeira reunião pública fiquei encantado com a propositura dos seus postulados e ate hoje e com certeza até atingir o ápice dos meus objetivos espirituais, nessas próximas centenas de milhares de anos ( é isso mesmo ainda sou muito atrasado) estarei levantando essa bandeira.
Me permitam cometer um exagero: Eu acho que no só existem dois tipos de pessoas no mundo: Os que são espíritas e os que ainda serão. Pode até ser que não seja espírita na religião espírita, mais serão em qualquer religião com as idéias espíritas ,porque é a verdade.E o que está certo está certo em qualquer lugar.Religião é convenção humana , nem sempre respeitável. O espiritismo não contem engodo, não engana, não falta com a verdade.Você pode até encontrar algum espírita que enganado tenta enganar os outros, mais isso é problema dele. Não é com o espiritismo.Vai se ver com a vida.

O fato, meus amigos de Itaporanga- beleza que vive no nosso mundo íntimo onde quer que estejamos- é que muitos revela, o desejo de aderir ás novas idéias ,mas é mero fogo de palha , mera empolgação. Conheço muita gente que procura a casa espírita para que ela resolva os seus problemas e quando o espiritismo ensina que cada um precisa se esforçar para resolvê-los com dignidade, mudam de direção. O povo quer é mágica é “milagre” ,pensam que os espíritos resolvem tudo.Coitados, estão na dificuldade de resolver os seus próprios problemas imaginem os dos outros.Foi por isso que Jesus disse “aquele quer seguir-me de verdade, tome a sua crua e siga-me”.
O que temos é nosso, ninguém nos tira, tudo serve para o nosso aprimoramento e Deus sabe porque precisamos de tudo aquilo.O que a religião pode fazer é colocar uma “almofadinha” para diminuir a dor.
Lembro muito bem – leitura evangélica – que um escriba (uma espécie de sabe tudo ) perguntou a Jesus:
- Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores! ( tem muita gente fazendo isso da boca prá fora).
Certamente Jesus percebeu inconfessáveis interesses pessoais naquele intérprete da lei mosaica, porquanto respondeu:

- As raposas têm seus convis e as aves do céu seus ninhos, mas o filho do homem ( referindo-se a ele) não tem onde reclinar a cabeça.

A verdadeira religião é a comportamental , é da revolução interior. É sermos hoje, melhores do que ontem e amanhã melhores do que hoje.É ser “perfeito” como perfeito é o vosso Pai Celestial que está nos céus (Jesus). Todo o resto é ornamentação que encanta e engana os desavisados.PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA!