sábado, dezembro 09, 2006

1

Turistas

Qualquer pessoa que tenha um computador com acesso a internet, ja deve, ou pelo menos deveria ter ouvido falar desse filme. "Turistas" ta causando uma puta polêmica essa semana aqui no Brasil.

Pra quem veio de outro planeta e ainda não sabe do que eu to falando, "Turistas" conta a história de um grupo de jovens mochileiros americanos que vem ao Brasil passar umas férias, fascinados pelas praias bonitas, mulheres gostosas, e capirinha. Durante uma festa, os gringos bebem a famosa caipirinha com o também famoso "Boa noite Cinderela", aquele negócio que sequestrador usa pra roubar os otários. Quando a turma acorda, estão em um lugar completamente desconhecido, sem dinheiro, sem documentos, sem cartão de credito, sem celular, sem passaporte... enfim, sem porra nenhuma.

O que acontece é o seguinte, uma gangue (sei lá se é chamado de gangue isso) coloca o tal do "Boa noite Cinderela" no copo dos Grigos, roubam eles todos, mantém a galera em cativeiro, e depois de tudo isso, violentam e roubam seus orgãos. Isso, você leu bem! São traficantes de orgãos no mercado negro de orgãos (?). Parte deles morrem, e os que sobrevivem não tem um final nada feliz! Para se ter uma idéia, o slogan do filme é: "Num país onde pode tudo, tudo pode acontecer". E eu concordo totalmente com isso.

O filme que estreou dia 1º. de dezembro la nos States, e deve chegar aqui em fevereiro de 2007, ta causando um puta "tititi" nos meios de comunicação e em sites de relacionamento (é do orkut mesmo que eu to faland0), por parte de "pseudo"patriotas! Digo pseudo porque eu acho uma puta hipocrisia uma galera (e tem MUITA gente mesmo) boicotar o filme, só porque ele passa uma imagem negativa do país. O ocorrido poderia se passar em qualquer lugar do mundo, que todo mundo ia adorar e seria um sucesso total de bilheteria. Mas como o filme se passa no Brasil (isso, Brasil, aquele pais que o povo só lembra na Copa do Mundo), a galera mete o pau.

Não to defendendo o filme, e dizendo que o Brasil é um país de merda. Mas porra, ligue AGORA a televisão em algum telejornal e diga o que ta passando. Garanto que é uma notícia ruim sobre o Brasil! Neguim tenta provar por A+B nessas horas, que é patriota e que o Brasil é o melhor pais do mundo!

Pra quem discorda de mim, e realmente vai boicotar o filme, vai uma boa notícia. O filme ta sendo um fracasso de bilheteria por la, e a crítica americana tá metendo o pau no filme. Tudo bem, não poderia ser diferente uma vez que o filme é meio exagerado mesmo, mas garanto que os brasileiros de verdade vão estar no cinema dia 16 de fevereiro (previsão de estréia por aqui) pra assistir o filme, nem que seja por pura curiosidade.

A Embratur, tem a CARA DE PAU de dizer que o filme é um absurdo, e que vai diminuir drasticamente o turismo no Brasil. Sinceramente? O que diminui o turismo no Brasil não é o que os estrangeiros pensam do país, mas sim o tratamento dado pelo povo brasileiro. Quer palhaçada maior que essa crise nos aeroportos? Isso é motivo mais do que suficiente pra qualquer turista pensar OITENTA E NOVE vezes antes de passar as férias aqui. O brasileiro é um povo muito simpático e recebe muito bem os turistas, mas infelizmente as autoridades brasileiras não seguem o exemplo! Tudo bem que nós não somos muito bem recebidos quando chegamos por lá, mas isso não é motivo para darmos o troco! Onde está o "Brasil, um país de todos?"

Um site foi criado para a divulgação do filme (http://www.paradisebrazil.com/), com informações do Brasil, com se fosse um guia turístico (obviamente falso, apenas para divulgação), e os trailers estão rolando pelo youtube (procura cara, não sou tua mãe!). Eu to louco pra assistir o filme, por curiosidade mesmo. O filme foi classificado com gênero Terror, e provavelmente tenha classificação 18 anos por aqui.

Ja to baixando na internet, provavelmente aquelas versões filmadas dentro do cinema, onde a qualidade é uma merda, o som é pior, e as pessoas levantam no meio. Adoro esses filmes que tem Brasil no meio. Sempre tem muita putaria, mulher gostosa, e portunhol.


Um blog que não tem por que mentir apurou o que a imprensa norte-americana anda dizendo do filme Turistas (que pretendo boicotar com mais vigor!)

Citando:

"New York Times": Muito cuidado ao viajar para o Brasil, pois seus habitantes nacionalistas pregam o ódio aos americanos. E não se assuste caso essas cenas aconteçam com você de verdade.

"Entertainment Weekly": Infelizmente o crime perpetua na América do Sul, nossos vizinhos pobres, e por consequência, criminosos.

"Atlanta Journal-Constitution": Junte num filme turistas inocentes, a violenta América do Sul como cenário, onde os jovens são sedentos por sangue. Nota 10!

"Chicago Tribune": Estou com medo. Ficarei muito tempo sem abrir uma gaveta de escrivaninha durante minha vida. Ainda bem que moro na América do Norte.

"Hollywood Reporter": Roteiro e ação muito bem elaborados, o filme mostra a realidade de um grande país que muitos não conhecem: um país enorme e bizarro.

Para saber mais
Matéria no Cinema com Rapadura
Matéria no Estadão

por Rainério

0

Missa em Ação de Graça de Manoel Messias Pereira de Oliveira

Missa em Ação de Graça
Manoel Messias Pereira de Oliveira
7:00 horas AM
Dia 10-12-2006

9 anos de saudades!

Fotografias

Há ventos
Que nos trazem pessoas
No reflexo do tempo.
Mesmo a distância,
Perpetuam-se no pensamento.
São fotografias
Das quais a saudade
Terá sempre OS negativos
Revelados na memória.
Há pessoas
Que nos trazem ventos
No reverso do tempo
Preso à substância,
Revelando sentimentos.
São maravilhas
Das quais a sinceridade
Terá sempre OS negativos
Revelados na história.
Que Deus tenha você em seu lar,
Porque você foi um jovem de muita esperança e sonhos e também de conquistas até o dia que se foi, pois deixou a saudade no coração de tantos amigos...

Seu mano Marcos!

0

Liberte as fotos e músicas do celular

Por Kátia Arima

São Paulo, 06 (AE) - Neste fim de ano, as lojas estão cheias de celulares que tiram fotos, gravam vídeos, rodam games e tocam música digital. Mas de nada adianta levar para casa um desses aparelhos poderosos se não conseguir colocar e tirar os arquivos multimídia do telefone. Por isso, se você quer um celular multimídia, escolha um aparelho que tenha cartão de memória, cabo USB ou Bluetooth (sem bloqueios). E saiba que, para usufruir plenamente do celular, você terá que se habituar a esse processo de transferência e sincronização, que não é complicado.

O analista de sistemas Régis Beraldi aproveitou uma promoção de Natal da operadora Claro para comprar um Nokia 6131. Como gosta de tirar fotos e costuma sincronizar sua agenda de telefones e compromissos com o computador, ele fez questão de comprar um aparelho que se comunicasse com o PC de forma bastante prática. "Uso o Bluetooth para transferir os dados, é bem rápido", diz.

O Bluetooth é uma tecnologia que permite a comunicação sem fios entre equipamentos como o PC, outros celulares e impressoras (desde que também tenham Bluetooth), num raio de até 10 metros.

Alguns celulares da Vivo vêm com esse recurso bloqueado, pois assim a operadora obriga o usuário a transferir os arquivos usando sua rede de dados e pagando por isso.
O celular bloqueado só pode usar o Bluetooth para conexão com acessórios como o fone sem fio. Em entrevista na semana passada, o presidente da Vivo, Roberto Lima, afirmou que a empresa decidiu mudar essa política, mas ainda há dispositivos à venda com a restrição.

A situação parece que realmente já está mudando. O estudante Pedro Migliorini Figueiredo, cliente da Vivo, utiliza o Bluetooth para transferir fotos e músicas do seu Motorola V3 para celulares de amigos.

Para transferir as fotos do celular para o computador, Pedro utiliza o cabo USB. Muitos celulares têm a capacidade de se comunicar com o celular via cabo USB, mas nem sempre o acessório acompanha o aparelho. Fique atento, pois comprar o cabo USB à parte pode sair caro.
Geralmente, o celular vem com um software para o PC para gerenciar dados de agenda e arquivos do celular. Mas os celulares de alguns fabricantes dispensam esse software e funcionam como um pendrive - basta arrastar e soltar os arquivos do telefone para uma pasta no PC.
Uma alternativa ao Bluetooth é o infravermelho, outra tecnologia de comunicação sem fios entre equipamentos. Porém, é preciso que os dois aparelhos estejam bem próximos, frente a frente. Além disso, a velocidade de transferência é menor do que a do Bluetooth e, se o arquivo for pesado, o processo pode ser demorado.

Outro acessório importante de celulares multimídia é o cartão de memória. Além de aumentar a espaço para gravar seus arquivos, como músicas e fotos, o cartão permite a transferência de conteúdos de forma bastante prática.

Basta tirar o cartão do celular e inseri-lo em outro telefone ou em qualquer dispositivo com entrada compatível. Se o seu PC não tiver entrada para cartões, é possível comprar um leitor que se conecta à porta USB do computador.

Também é possível enviar fotos, sons e outros arquivos multimídia para outros celulares ou para endereços de e-mail por meio das mensagens multimídia (MMS). Mas a transferência não é gratuita, pois utiliza a rede de dados da operadora.

A conexão com a internet, presente na maioria dos aparelhos, é essencial para fazer download de músicas, ringtones e games oferecidos pela operadora. Mas é bom ter em mente que o serviço é cobrado e nem sempre a rede é estável.

Depois que você aprender a fazer a troca de arquivos entre o telefone e outros equipamentos como o PC, seu celular deixará de ser apenas um equipamento para se comunicar com outras pessoas para se tornar também sua central móvel de entretenimento. Bem-vindo ao mundos dos celulares multimídia.

BOTÕES ESPECIAIS ATIVAM FUNÇÕES MULTIMÍDIA
Além da conectividade, outro aspecto importante de um celular multimídia é a memória. É preciso ter bastante espaço para gravar arquivos de música, foto e vídeo. Se a memória interna não der conta, é essencial que o aparelho tenha entrada para cartão de memória.

Se você deseja ter uma boa câmera fotográfica no celular, saiba que já é possível encontrar nas lojas modelos com de até 3,2 megapixels. Mas não basta ter boa resolução para conseguir boas imagens: lentes de grife, zoom óptico e flash são recursos que contribuem para ter uma boa experiência fotográfica.

Quem deseja um celular musical deve preferir um aparelhos que tem botões dedicados (tocar, pausar, voltar, adiantar, volume), que são muito práticos. Também é importante que as músicas sejam bem organizadas (por título, gênero ou artista). Se a entrada para fone de ouvido for padrão, melhor.

Os fãs de games devem buscar celulares que permitam download de novos títulos. Geralmente, os jogos que vêm pré-instalados são muito simples. Para rodar bem os jogos, é bom ter um processador potente, acelerador gráfico. Para facilitar a visualização, a tela tem que ser grande e de boa resolução.

CELULAR DE GRAÇA NO NATAL
Todo fim de ano é igual: para atrair novos clientes e estimular a troca de aparelhos e planos, as operadoras de telefonia móvel oferecem descontos e bônus de Natal.

Mas nem sempre vale a pena embarcar numa promoção. Por isso, atenção às condições do contrato, que podem exigir do cliente pagamentos de taxas, recargas mensais ou fidelidade à operadora por um período determinado.

Mais uma vez, a Claro vem com uma promoção chamativa: novos clientes de planos pós-pagos da operadora Claro recebem o aparelho de graça. Além disso, ganha um bônus mensal com a mesma quantidade de minutos de sua franquia, válido para ligações locais para celulares Claro, dentro da área de registro, durante 12 meses.

Evidentemente, não é qualquer celular que será gratuito. Há algumas opções de modelos, de acordo com o plano contratado pelo cliente. Quem aderir ao plano Estilo 40 ou Super Controle 55, por exemplo, não irá gastar nada para levar para casa o Nokia 2310 ou o Motorola C140.
A TIM (www.tim.com.br) está oferecendo até o fim do ano a Promoção 7 Centavos. Todas as chamadas locais de TIM para TIM custam R$ 0,07 por minuto, em qualquer dia e qualquer hora. Para clientes pós-pagos, a tarifa promocional só passa a valer depois de utilizados os minutos contratados em seu plano.

Porém, saiba que para aderir à promoção, os atuais clientes da TIM pagam uma taxa de adesão de R$ 9,90 (pós-pago) e R$ 14,90 (pré-pago). Novos clientes não pagam a taxa de adesão.
Clientes da TIM, de planos pré e pós-pago, que gostam de enviar torpedos podem aproveitar a promoção MegaTIM Natal, que oferece um pacote por R$ 10, que inclui 200 mensagens de texto ou multimídia.

Para aderir às promoções de Natal, os clientes de planos pré-pagos e conta fixa devem ligar *222. Clientes de pós-pagos ligam para *144.

A TIM está oferecendo descontos na compra de um novo aparelho, de acordo com o plano contratado pelo novo cliente. O Nokia 6060 e o Motorola W220, por exemplo, custam R$ 9,90 cada, para quem contratar o plano TIM Brasil 60, Meia Tarifa ou Light 40.

A promoção de Natal da Vivo (www.vivo.com.br), válida até o fim de ano, oferece bônus para clientes que trocarem ou comprarem um novo aparelho ou que migrarem de plano pré-pago para pós-pago.

O bônus mensal vai de R$ 6 a R$ 1.000, de acordo com o plano do cliente. Quem tem pré-pago irá receber o bônus sempre que fizer a recarga, mesmo que seja mais de uma vez por mês. Para se cadastrar, o cliente deve ligar para *9000.

A COMPLICADA ESCOLHA DA OPERADORA E DO PLANO
Há dois principais sistemas adotados pelas operadoras de telefonia celular: CDMA e GSM. O CDMA, adotado pela operadora Vivo, tem a vantagem de já ter chegado, em algumas regiões do País, à terceira geração (3G)- isto é, sua rede de dados é mais veloz e permite usar serviços avançados como navegação por GPS (satélites). Porém, para usufruir disso é preciso ter um aparelho compatível, que não está entre os mais baratos.

A desvantagem do CDMA no Brasil é que o cliente está mais sujeito a clonagens.
O GSM, adotado em São Paulo pelas operadoras Claro e Tim, é a tecnologia mais adotada mundialmente. O chip, onde estão gravados os dados da linha assim como telefones da agenda, pode ser transferido de um aparelho para outro. Porém sua rede de dados ainda não tem a velocidade do CDMA.

A Vivo anunciou que começa a operar comercialmente no sistema GSM no começo de 2007, mas não vai desativar a rede CDMA. Porém, o presidente da Vivo, Roberto Lima, afirma que pretende explorar mais o potencial de serviços corporativos na rede CDMA. "O mercado é rei e escolheu o GSM pela sua amigabilidade", diz. "Vamos aproveitar a rede CDMA, que tem bom desempenho, para aplicações como telemestria e localização de veículos", exemplifica.

Além de escolher a operadora/sistema, é preciso decidir qual é o plano mais adequado, de acordo com seu perfil. A maioria dos brasileiros (81%) tem planos pré-pagos. Mas existem planos híbridos, que misturam características de pré e pós-pagos. Eles permitem controlar os gastos, mas oferecem tarifas mais baixas e evitam o incômodo de abastecer o celular com créditos.


DICAS PARA QUEM QUER UM CELULAR BÁSICO
Se você dispensa recursos sofisticados no celular, pode ficar com um modelo básico. Mas nem por isso deve comprar o primeiro celular que aparecer na sua frente só porque é bonitinho ou barato. Vale a pena prestar atenção em alguns detalhes.

Em primeiro lugar, observe a quantidade de contatos da agenda. E nem todas as agendas permitem gravar diversas informações para cada contato.

Muitas pessoas usam o celular como despertador, mas nem sempre o aparelho vem com alarme. Por isso, olho na hora da compra. Se você faz questão do viva-voz, também deve checar antes da compra se esse recurso está incluso.

Para saber se o visor tem qualidade, observe a resolução da tela e o número de cores. E, se o aparelho for dobrável, é bom que ele tenha um visor externo para ver as horas e identificar quem está ligando.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

0

Depois do dossiê, Ovni na Bahia

A notícia, nestes tempos de muita suspeita e nenhuma conseqüência, está no site about.com: o editor Billy Booth diz que recebeu a informação do colega da revista brasileira "Ufo", Ademar Gevaerd. O psicológo e terapeuta Francisco Barqueiro fotografou com seu celular dia 21, às 7h16m, um suposto disco-voador (foto) sendo transportado "com escolta da PF" num caminhão em Feira da Santana (BA). Barqueiro teria sido informado por "informante do serviço secreto" (araponga da Abin?) de que o Ovni caiu no Recôncavo baiano. O psicólogo foi impedido de entrar no posto de gasolina onde o "objeto em forma de disco" parou com os "federais". O tal Ovni seria tão grande que roçou as árvores e a vegetação da rodovia. O editor do site avisa que "muita coisa permanece obscura" , admite que pode ser apenas a cobertura de reservatório de combustível, mas que revelará novos dados assim que souber o que realmente aconteceu. Hum... seriam os deuses "aloprados" também?
por Rainério

0

Sargento assume culpa por apagão nos aeroportos

Agência Estado - O maior apagão da história da aviação brasileira foi causado por falha humana. Um sargento responsável pela manutenção dos equipamentos de rádio do centro de controle de tráfego aéreo de Brasília (Cindacta-1) teria admitido ontem ter cometido um erro numa operação de transferência de freqüências de rádio, o que causou uma pane inédita na terça-feira. Com o apagão, seguiram-se a suspensão de todas as decolagens e o caos nos aeroportos de Brasília, Congonhas (SP) e Confins (MG). O episódio precipitou mudanças no monitoramento de aviões. O governo anunciou que vai descentralizar o controle, transferindo operações do Cindacta-1 para centros do Rio e de São Paulo.

O sargento, cujo nome está sendo mantido em sigilo, garantiu que cometeu o erro involuntariamente, por falta de treinamento. Com isso, o governo praticamente descartou a hipótese de sabotagem, embora a Polícia Federal continue investigando o caso.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, reconheceu que o Cindacta-1 não tinha um técnico especializado capaz de apontar o problema. "Levamos quase seis horas para identificar o erro." Embora a avaliação no governo seja de que o apagão foi causado por um problema de gestão, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) vai identificar potenciais falhas de equipamentos nos Cindactas, para agir de forma preventiva.

Bueno falou à noite, depois de se reunir por mais de uma hora com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Waldir Pires (Defesa) e Dilma Rousseff (Casa Civil). Ele confidenciou a militares próximos que, 'chateado' com a falha do subordinado, pensou em entregar o cargo. Na entrevista, porém, negou estar demissionário.

O terceiro - e mais grave - apagão nos aeroportos em pouco mais de um mês começou a se desenhar na manhã de terça-feira. Às 9 horas, controladores detectaram interferências corriqueiras nas freqüências de rádio usadas por aviões que decolam do Rio para Brasília. Como o chiado dificultava o contato com as aeronaves, o supervisor acionou um dos sargentos que cuidam da manutenção dos equipamentos.

O sargento desviou algumas freqüências para a central de áudio reserva, que funciona conectada e concomitantemente à titular. A transferência é feita por chaves eletrônicas - o operador direciona as freqüências para cada máquina clicando numa tela de computador. Só então o sargento percebeu que a central reserva estava inoperante - passava por manutenção. "Depois que você faz a troca das freqüências para outra central, o software não aceita a contra-ordem", disse um oficial.

Ao tentar desfazer o erro, o sargento inverteu uma placa, piorando a situação. "É como se você colocasse pilha num rádio ao contrário", disse um ministro. O militar abandonou a sala técnica, sem avisar os superiores. "Essa 'barbeiragem' desconfigurou o sistema", afirmou outro militar.
por Rainério

quinta-feira, dezembro 07, 2006

0

São Nicolau (de Mira e de Bari) - 6 de dezembro


Nicolau é também conhecido por São Nicolau de Mira e de Bari. Venerado, amado e muito querido por todos os cristãos do Ocidente e do Oriente. Sem dúvida alguma, é o santo mais popular da Igreja. Ele é padroeiro da Rússia, de Moscou, da Grécia, de Lorena, na França, de Mira, na Turquia, e de Bari, na Itália, das crianças, das moças solteiras, dos marinheiros, dos cativos e dos lojistas. Por tudo isso os dados de sua vida se misturam às tradições seculares do cristianismo.

Filho de nobres, Nicolau nasceu na cidade de Patara, na Ásia Menor, na metade do século III, provavelmente no ano 250. Foi consagrado bispo de Mira, atual Turquia, quando ainda era muito jovem e desenvolveu seu apostolado também na Palestina e no Egito. Mais tarde, durante as perseguições do imperador Diocleciano, foi aprisionado até a época em que foi decretado o Edito de Constantino, sendo finalmente libertado. Segundo alguns historiadores, o bispo Nicolau esteve presente no primeiro Concílio, em Nicéia, no ano 325.

Foi venerado como santo ainda em vida, tal era a fama de taumaturgo que gozava entre o povo cristão da Ásia. Morreu no dia 6 de dezembro de 326, em Mira. Imediatamente, o local da sepultura se tornou meta de intensa peregrinação. O seu culto se difundiu antes na Ásia, e o local do seu túmulo, fora da área central de Mira, se tornou meta de peregrinação.

O documento mais antigo sobre ele foi escrito por Metódio, bispo de Constantinopla, que em 842 relatou todos os milagres atribuídos a são Nicolau de Mira. Depois, mais de sete séculos passados da sua morte, "Nicolau de Mira" se tornou "Nicolau de Bari". Em 1087, a cidade de Bari, em Puglia, na Itália, sofria a subjugação dos normandos. E Mira já estava sob domínio dos turcos muçulmanos. Setenta marinheiros italianos desembarcaram nessa cidade e se apoderaram das suas relíquias mortais, transferindo-as para Bari. O corpo de são Nicolau foi acolhido, triunfalmente, pela população de Bari, que o elegeu seu padroeiro celestial. E ele não decepcionou: por sua intercessão os prodígios e milagres ocorriam com grande freqüência. Seu culto se propagou em toda a Europa. Então, a sua festa, no dia 6 de dezembro, foi confirmada pela Igreja.

A tradição diz que os pais de Nicolau eram nobres, muito ricos e extremamente religiosos. Que era uma criança com inclinação à virtuosidade espiritual, pois nas quartas e nas sextas-feiras rejeitava o leite materno, ou seja, já praticava jejum voluntário. Quando jovem, desprezava os divertimentos e vaidades, preferindo freqüentar a igreja. Costumava fazer doações anônimas em moedas de ouro, roupas e comida às viúvas e aos pobres. Dizem que Nicolau colocava os presentes das crianças em sacos e os jogava dentro das chaminés à noite, para serem encontrados por elas pela manhã. Dessa tradição veio a sua fama de amigo das crianças. Mais tarde, ele foi incluído nos rituais natalinos no dia 25 de dezembro, ligando Nicolau ao nascimento do Menino Jesus.

Mais tarde, quando já era bispo, um pai, não tendo o dinheiro para constituir o dote de suas três filhas e poder bem casá-las, havia decidido mandá-las à prostituição. Nicolau tomou conhecimento dessa intenção, encheu três saquinhos com moedas de ouro, o dote de cada uma das jovens, para salvar-lhes a pureza. Durante três noites seguidas, foi à porta da casa daquele pai, onde deixava o dote para uma delas. Existem muitas tradições e também lendas populares que se criaram em torno deste santo, tão singelo e singular.

A sua figura bondosa e caridosa, símbolo da fraternidade cristã, mantém-se viva e impressa na memória de toda a cristandade. Agora, também na da humanidade toda, porque perpetuada através dos comerciantes nas vestes de Papai Noel nos países latinos, de Nikolaus na Alemanha e de Santa Claus nos países anglo-saxões. Mesmo sob falsas vestes, são Nicolau nos exemplifica e recorda o seu grande amor às crianças e aos pobres e a alegria em poder servi-los em nome de Deus.

por Rainério

0

Satélite flagra banquete de buraco negro gigante

Longe de ter problemas de anorexia, os buracos negros têm apetite voraz e sempre conseguiram disfarçar seus assaltos a geladeiras cósmicas. Desta vez não!

Um buraco negro gigante foi pego no momento em que se fartava no meio de um grupo de estrelas em uma galáxia distante. O autor do flagrante: o satélite Galex (Explorador da Evolução de Galáxias, em inglês). Trata-se de um satélite pequeno que carrega um telescópio de 50 cm de diâmetro e enxerga a luz ultravioleta. Por isso mesmo está em órbita da Terra, pois este tipo de astronomia (bem como a de raios X e de boa parte do infravermelho) só pode ser feita acima de nossa atmosfera.

Voltando ao delito, digo, ao buraco negro, a equipe do Dr. Suvi Gezari, do Caltech, nos EUA, conseguiu observar todo o almoço estelar, pela primeira vez na história.

Durante milhares de anos o buraco negro esteve em jejum, escondido em uma galáxia elíptica tão comum que nem nome ela tinha. Desafortunadamente, uma estrela passou muito perto do gigante adormecido e faminto e foi sendo sugada. A gigantesca força gravitacional do buraco negro foi deformando e aos poucos rasgando a estrela. O gás da pobre coitada foi caindo na direção do buraco negro e diversos "flashes" de raios ultravioleta foram detectados pelo Galex.

Desde a primeira suspeita de que um buraco negro estivesse almoçando uma estrela, a equipe do Dr. Gezari mobilizou o telescópio CFHT de 3,6 metros, o Keck de 10 metros (ambos no Havaí) e o telescópio Chandra de raios X. Durante dois anos, a equipe monitorou as atividades deste buraco negro, acompanhando passo-a-passo cada etapa da refeição, a uma distância de 4 bilhões de anos-luz de distância. O voraz comensal tem dezenas de milhões de vezes a massa do Sol.

A ilustração abaixo é uma representação do que deve ter acontecido. Uma estrela passando por perto desavisadamente. Em seguida, a força gravitacional do buraco negro a deforma de tal maneira que ela se rasga e cai na direção dele emitindo radiação de alta energia: ultravioleta e raios X.

Buracos negros supermaciços como esse devem habitar o centro de galáxias, incluindo a nossa, que possui um deles adormecido. Eles só dão o ar da graça quando uma estrela passa por perto, e um evento assim ocorre, em média, a cada 10.000 anos.
por Rainério

0

Chefão da Microsoft vai ao camelô comprar pirataria

Estadão - O diretor mundial de Propriedade Intelectual da americana Microsoft, Keith Beeman, comanda um exército de 150 funcionários contra a falsificação de softwares em um escritório envidraçado, com vista para as congeladas Montanhas Cascade, na cobertura de um dos cem prédios que compõem o conglomerado da empresa em Seattle (EUA). O fio da meada com que a equipe tece a complexa rede mundial de pirataria termina, no Brasil, nas mãos de um garoto de 20 anos, mulato de cabelos rastafári, 2º grau incompleto, que passa os dias atrás de uma barraca de papelão vendendo cópias toscas no maior centro de eletrônicos do País, a Santa Ifigênia, e atende pelo sugestivo nome de Mouse.

Ontem, as duas pontas dessa rede, espécie de gato e rato da pirataria, se encontraram. A convite do Estado, Beeman conheceu Mouse e outros ambulantes que, uma barraquinha atrás da outra, apresentaram ao executivo as ´últimas novidades´ da sua Microsoft: o Windows Vista e o Office 2007, cujo lançamento mundial para consumidores só ocorrerá em janeiro. Tudo isso entre produtos como DVDs com cinco filmes, apelidados de ´sessão pipoca´ e vendidos a R$ 5, e uma coletânea de 27 álbuns de Miles Davis em MP3, por até R$ 10.

Mouse desconfiou do gringo de pele branca e cabelos ruivos, camisa e calça de linho para enfrentar o calor, mas o executivo, esfregando os dedos, se fez entender. ´Ah, ele quer saber quanto? R$ 10´, disse. Caro? ´Caro é o original. Esse é falso e expira em alguns meses, porque é cópia beta (feita do produto de teste). Se quiser o que não expira, custa R$ 20, mas tem de esperar uns dias´, respondeu o garoto, fazendo o americano descendente de escoceses arregalar os olhões azuis, surpreso com as cópias de um produto que sequer está à venda pela empresa e com a honestidade do menino. ´O mais impressionante é a sinceridade com o cliente.´ E se o software não funcionar? ´Não tem problema, dou assistência´, disse o garoto, entregando o número do celular.

Acostumado a aventurar-se por barracas de bugigangas na Índia, China, Rússia - nos últimos quatro anos, rodou mais de 30 países -, o executivo se surpreendeu. Jovens como Mouse exibem cartazes de papelão com xerox das capas de CDs e DVDs disponíveis. O comprador escolhe o que quer, confia o dinheiro ao vendedor, que some nas dezenas de portinhas suspeitas, entre pontos comerciais legais espalhados pela rua, para buscar a encomenda. ´Eu mesmo não tenho nada´, diz o camelô. Assim, evitam batidas policiais, pois não pode ser flagrado com os produtos.

´Eles não escondem vender produtos piratas. Na China, os falsificadores tentam aproximar o visual do produto original e vendê-lo como tal, como fazem com as bolsas Louis Vuitton´, compara Beeman. ´Mas o fato de se preocuparem em esconder os produtos é um avanço. Eles sabem que estão fazendo algo fora da lei e podem ser pegos. Quando comecei, não havia essa preocupação.´

Mouse fica com 10% do que vende. O custo da falsificação não chega a 5% da unidade. O resto vai para o crime organizado. O garoto consegue vender, no mínimo, uma dezena de CDs e DVDs por dia, mas raramente ganha mais do que um salário mínimo por mês. ´Jovens como ele são os que menos lucram. São o lado explorado.´

CRIME ORGANIZADO

Ambulantes como Mouse estão no fim da linha de um negócio que já é a principal fonte de receita do crime organizado, segundo a Interpol, movimentando U$ 516 bilhões por ano - mais do que os U$ 322 bilhões do narcotráfico - e que encontra os principais pontos de comércio do Brasil em locais como a Rua 25 de Março e calçadas da Santa Ifigênia, em São Paulo.

Entre os esforços de Beeman para combater o principal problema da Microsoft, está o desenvolvimento de tecnologia que dificulte a falsificação - o Windows Vista, por exemplo, pede validação online ao ser instalado e limita o número de licenças de uso a 20 computadores. Também inclui acordos com governos e entidades locais para enrijecer leis, aumentar a repressão ao crime e lançar campanhas educativas.

Na semana passada, Beeman foi surpreendido por uma lição vinda de casa. ´Pai, isso aqui não é pirataria?´, perguntou um dos quatro filhos, de 9 anos, ao vê-lo copiar a música infantil Curious George do CD emprestado de um amigo. ´Ele me fez comprar a música da Internet. Às vezes, a gente não se dá conta de fazer algo errado. Pirataria se combate também com educação.
por Rainério

0

GOVERNO DO PARÁ CRIA A MAIOR ÁREA PROTEGIDA DO MUNDO

Ação estadual concebe sete unidades de conservação.
Região protegida é maior que o estado do Ceará.

O governo do Pará criou nesta segunda-feira (4) sete unidades de conservação estaduais, concentradas especialmente ao norte da calha do Rio Amazonas. Elas totalizam 15 milhões de hectares de floresta amazônica resguardados, uma área maior do que o Ceará.

Grudadas a outras unidades antigas e terras indígenas no Pará, Amapá e Amazonas, formam o maior bloco de florestas tropicais sob preservação do mundo, num corredor ecológico que, por enquanto, conta com 16,5 milhões de hectares.

É um conjunto de superlativos. A maior unidade de conservação de floresta tropical do mundo nasce na calha norte do Amazonas: a Estação Ecológica Grão-Pará, com 4,2 milhões de hectares, desbanca o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, com 3,9 milhões.

É também um desenho confortável para o Estado que figura entre os campeões de desmatamento da Amazônia. A maioria está numa região pouco modificada pelo homem e que sofre quase nenhuma pressão. Das sete novas unidades, apenas Grão-Pará e sua vizinha Reserva Biológica Maicuru (a maior da categoria no Brasil, com 1,1 milhão de hectares) são de proteção integral, onde não será permitida nenhuma atividade extrativista. Nas demais, a exploração econômica da floresta é prevista e esperada.

São quatro Florestas Estaduais (Flotas), de onde se poderá retirar madeira com planos de manejo aprovados pelo governo: Paru, com 3,6 milhões de hectares; Trombetas, com 3,1 milhões; Faro, com 636 mil; e Iriri, com 440 mil. Um projeto de lei prevê a criação de um órgão com o único fim de acompanhar esta atividade no Estado, o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor).

Para completar o grupo, ainda há a Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, com 1,6 milhão de hectares, onde atividades econômicas são permitidas em área pública e privada dentro de um plano de gestão.

A previsão do governo estadual era anunciar outras duas unidades de conservação, que acrescentariam 1,4 milhão de hectares ao bloco preservado. Uma decisão do juiz federal de Altamira (PA), Herculano Nacif, no fim de semana vetou sua criação. A liminar atende pedido do procurador da República, Rafael Rayol, que alega ser a proposta do governo benéfica à exploração ilegal de madeira.

O governador Simão Jatene (PSDB) foi notificado alguns minutos antes de assinar os decretos que criaram o bloco de floresta. A região onde ficariam, a sul do Amazonas, sofre grande pressão de grileiros e madeireiros. “É possível ver uma série de estradas não oficiais nas imagens de satélite da região”, diz o pesquisador Carlos Souza Júnior, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Conservar, sem embates
O desenho é parte do zoneamento ecológico-econômico do Pará, que começou a ser construído no ano passado. Ele prevê que no máximo 35% do território paraense seja voltado para a consolidação e a abertura de novas frentes de produção - que se somam às unidades onde a atividade sustentável é permitida. Na prática, legitima a derrubada no leste, sul e centro do Estado, onde há concentração de interesses econômicos.

Para os ambientalistas, fica o trecho que resta ainda virgem. Com exceção do APA Triunfo do Xingu e da Flota Iriri, na Terra do Meio, as demais unidades ficam a norte do Amazonas, onde é possível unir os anseios de ecologistas e governo. Como o acesso é difícil, ali ainda existem grandes trechos de floresta e estoques de árvores com valor comercial. É o contrário do leste e do sul do Pará, onde a atividade madeireira e o avanço da soja promovem a derrubada em ritmo acelerado há três décadas. Assim é possível conservar sem bater de frente com produtores.

As espécies que hoje mais correm risco de extinção se encontram justamente na parte do Pará onde a pressão humana é alta. Contudo, é um panorama que tendia a mudar rapidamente sem a criação de unidades de conservação.

Segundo análise do Imazon, que ajudou a formar o bloco protegido da calha norte, os grileiros já começavam a agir na região. Pedidos de posse de terras públicas, um dos principais instrumentos da grilagem, se acumulavam nos cartórios. “Ainda que visivelmente não houvesse pressão antrópica, havia essa questão invisível”, diz o pesquisador Adalberto Veríssimo, do Imazon. Para Jatene, a criação das unidades afasta os grileiros.

Zoneamento
Jatene deixa para sua substituta, Ana Júlia (PT), a responsabilidade de efetivamente implementar o que ele assinou.

Segundo ele, a governadora eleita se comprometeu a tocar o processo numa conversa por telefone. “Este é um cenário que independe do governador. Estamos tratando da biblioteca mais fantástica do mundo, a Amazônia, e ela não pertence a esta geração, mas às futuras”, disse.

Ele afirma que a implementação do zoneamento só é possível por causa de um pacto criado entre todos os interessados, de ambientalistas a produtores rurais. “Agora começa uma briga grande: garantir a incorporação deste zoneamento na vida das pessoas”, afirmou o governador. “Vamos trabalhar no que já está antropizado em vez de abrir outras áreas.” Para José Maria Cardoso, vice-presidente de Ciência da ONG Conservação Internacional, a fala de Jatene - ainda que às vésperas de deixar o governo - é positiva para os ambientalistas. “Aparentemente há uma tendência de se conseguir preservação”, afirmou.
por Rainério

0

Band ganha direito de resposta da Veja

A Editora Abril foi condenada a publicar, na edição de Veja que chega às bancas no domingo (10/12), direito de resposta da Rede 21 na página ao lado da coluna de Diogo Mainardi. A decisão, do juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível do Fórum de Pinheiros, em São Paulo, deriva de ação judicial do Grupo Bandeirantes, dono na Rede 21, que acusa a Abril de calúnia e difamação.

No texto “Lula entende de Matisse” – que pode ser lido aqui –, Mainardi afirma que a publicidade oficial na Bandeirantes aumentou consideravelmente após a Gamecorp, empresa que tem como um dos acionistas Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente Lula, passou a prover conteúdo para a PlayTV – novo nome de fantasia da Rede 21. “Lula dá cada vez mais dinheiro à agência Matisse [que cuida da publicidade da Presidência da República], que dá cada vez mais dinheiro à Bandeirantes, que deu um canal ao filho de Lula”, escreveu o colunista.

Segundo a Band, desde a estréia da PlayTV, a Abril tem mantido uma campanha para atingir o grupo. A PlayTV é concorrente da MTV, canal pertencente ao Grupo Abril. A resposta da Rede 21 não poderá conter qualquer acusação contra a Abril, e foi determinado a multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento da decisão.

Cabe recurso à condenação. Segundo o advogado que representa a Abril no caso, Alexandre Fidalgo, da Lourival J. Santos Advogados, até a tarde de quarta-feira (6/12) a empresa ainda não tinha sido notificada oficialmente. “Mas certamente vai recorrer”, afirmou Fidalgo.

0

Agência Estado - Diante da falta de providências do Palácio do Planalto, do Ministério da Defesa, do comando da Aeronáutica e da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) para o apagão no tráfego aéreo, o governo enfrentou ontem uma reação política em cadeia que levou o Congresso a criar duas comissões externas de investigação e a pedir, até pela voz de aliados do Executivo, a demissão do ministro Waldir Pires (Defesa). Até o início da noite, o Planalto era pressionado a montar uma espécie de 'gabinete da crise', mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, evitando levar o problema para o palácio presidencial, não dava sinais de que adotaria a medida.

Da parte do presidente da Anac, Milton Zuanazzi, a medida mais concreta foi uma previsão otimista: a de que a situação nos aeroportos vai se normalizar hoje, com os atrasos voltando ao porcentual de 11% registrado na segunda-feira. O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) reagiu às críticas e sinalizou que o governo não vai agir com pressa: "O importante é não ter pressa neurótica, temperamental, para enfrentar a crise. É preservar o limite científico e técnico de segurança dos passageiros. O governo tem de escolher entre dois valores: a vida dos passageiros e o desgaste político. É preferível o desgaste político."

O presidente, segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo, cobrou de seus auxiliares 'medidas urgentes' contra o caos. Mas concordou com a avaliação de que Pires e o comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos Bueno, têm sido ineficientes na condução da crise. A tendência é de que ambos deixem os postos na reforma ministerial que Lula anunciará até o fim deste mês.

Uma das hipóteses discutidas é a de que a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, assuma o comando de um grupo de gestão encarregado de administrar a crise. Nesse caso, ela desempenharia papel semelhante ao do ex-ministro Pedro Parente, que, em 2001, durante o governo Fernando Henrique, gerenciou o apagão do setor elétrico. Mas o temor é que a opção por Dilma leve a crise para dentro do Planalto, desgastando Lula.

Enquanto isso, revezaram-se nas cobranças diretas ao governo, dentro e fora do Congresso, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), o senador Delcídio Amaral (PT-MS) e os oposicionistas Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Tanto a Câmara como o Senado criaram comissões para investigar a crise e decidiram cobrar informações diretamente da Defesa e da Aeronáutica. A que foi aprovada pelos deputados pode até ser o embrião de uma CPI do Apagão. Ela será ligada diretamente à Comissão de Defesa e de Relações Exteriores da Casa e deve ser presidida por Alceu Collares (PDT-RS).

"Waldir Pires não tem mais condições de ser ministro da Defesa", atacou o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ), logo depois de votar pela criação da comissão. "Só um país anestesiado e completamente letárgico pode aceitar o caos que estamos vivendo", disse Tasso.
por Rainério

0

Câmara absolve José Janene de envolvimento no mensalão

SÃO PAULO (Reuters) - O plenário da Câmara absolveu o ex-líder do PP na Casa, deputado José Janene (PR), acusado de ter recebido 4,1 milhões de reais oriundos das contas do empresário Marcos Valério, apontado como operador do esquema do "mensalão".

Apesar de 210 deputados terem votado favoravelmente à cassação de Janene e apenas 128 contra a perda de seu mandato, os 257 votos exigidos para que o ex-líder do PP fosse condenado pelo plenário não foram alcançados. Cinco dos 366 parlamentares presentes votaram em branco e 23 se abstiveram.

Janene teria recebido o dinheiro por meio do seu então assessor João Cláudio Genu. Em junho, o Conselho de Ética da Calmara aprovou relatório sugerindo sua cassação, que só agora foi votado.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

0

É lei.Itaporanga agora comemora todo dia 18 de abril O DIA MUNICIPAL DO LIVRO DOS ESPÍRITOS





Em sessão solene realizada na da câmara de vereadores , no dia 02 de dezembro de 2006 , com a presença do Prefeito Municipal,Antônio Porcino ;o presidente da Federação Espírita Paraíba ,Procurador de Justiça Dr. José Raimundo; o Coordenador do Movimento Espírita do Vale do Piancó, empresário José campos e os presidentes dos Centros Espíritas de Itaporanga e Boa Ventura, José Martins, secretário municipal e Reynollds Augusto,oficial de Justiça , realizou-se uma reunião histórica de grande valia para a sociedade de Itaporanga e felicidade dos espíritas do vale do piancó.
O votação em epígrafe se deu por maioria absoluta e com sanção imediata do Sr. Prefeito Municipal. A propositura foi do Vereador e Empresário Herculano pereira que iniciou a defesa de seu projeto com maestria e conhecimento do que falava , em seguida o promotor de Justiça e Presidente da FEP José Raimundo fez ver aos presente a importância de se comemorar tal data, pois O Livro dos Espíritos representa um marco que introduz a fé raciocinada , sem ilusões e responde as grande questões que afetam a humanidade
Depois houve a fala do vereador Aldbergue Alves que ressaltou a importância do amor e das religiões se unirem para combater o mal , lembrando do saudoso Papa João Paulo Segundo que ensinava o ecumenismo para o bem da humanidade.
Logo em seguida tivemos a fala do Advogado e Vereador Dr. José Valeriano que mensurou a importância do evento para a nossa cidade e que será mais uma data festiva que comemora uma das vertentes da filosofia humana.

O evento se encerrou com uma recepção ao som de músicas espíritas e popular brasileira cantadas pelo vice-presidente da FEP Marcos Lima, ele que é vocalista do grupo acorde.

PARABÉNS ITAPORANGA!
18 DE ABRIL , Itaporanga agora comemora o Dia Municipal do Livro dos Espíritos.

terça-feira, dezembro 05, 2006

0

"Você testemunha" permite que internautas participem de coberturas jornalísticas

"Você testemunha" permite que internautas participem de coberturas

O Yahoo Inc. criou um novo serviço, em parceria com a Agência Reuters, para que usuários contribuam com fotos e vídeos de fatos noticiosos. O "You Witness" ("Você testemunha") permite que a Reuters edite e distribua o conteúdo dos usuários. Apenas fotos e vídeos são aceitos pelo sistema, que tornou-se disponível nesta terça-feira (5/12) nos sites http://news.yahoo.com/ e http://www.reuters.com/youwitness.

O projeto pode se ampliar para outras áreas da informação, como esportes e entretenimento. As empresas pretendem recompensar os usuários que tiverem suas colaborações utilizadas. A empresa não definiu de que forma seria a recompensa e estuda levar o serviço para outras línguas.

Sites brasileiros como Terra e Globo Online já possuem ferramentas de colaboração. A CNN oferece o mesmo recurso, mas não paga pelas contribuições.

Mais raciocínio“Daqui para a frente, e cada vez mais, o jornalismo irá se sobressair na rede como opinião, e não como redação ou apuração”, afirma o jornalista e especialista em conteúdo online Bruno Rodrigues. Para ele durante décadas a essência do jornalismo foi esquecida, mas agora vivemos outro momento em que é necessário repensar a maneira de ver a profissão. “O que a rede exige agora é menos adrenalina e mais raciocínio”, completa.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

0

Ariano Suassuna - Escritor

Jornal da Câmara - DF27/11/2006, 08:34
Ariano Suassuna - O encantador de históriasNa política, o autor de “A Pedra do Reino” faz uma leitura positiva do governo atual, especialmente no que se refere à integração da América Latina e ao projeto de revitalização do Rio São Francisco
Da Redação
Do alto de seus 79 anos, em uma sala repleta de livros, quadros e objetos de arte, em Recife, Ariano Suassuna concedeu entrevista ao Personalidade, novo programa da TV Câmara. O escritor paraibano disse não fazer distinção de valor entre a arte popular e a erudita e condenou o que chama de “lixo cultural”, transmitido pela televisão brasileira, veículo em que reconhece um poder inigualável no que se refere à difusão da cultura nacional.Na política, o autor de “A Pedra do Reino” faz uma leitura positiva do governo atual, especialmente no que se refere à integração da América Latina e ao projeto de revitalização do Rio São Francisco, “o rio da integração nacional”. Também autor de “O auto da compadecida”, Suassuna compara o povo brasileiro ao personagem principal da peça, João Grilo, herói na arte da sobrevivência e da resistência. Nossa equipe entrevistou o escritor em sua casa, no tradicional bairro de Casa Forte. Participaram da entrevista que a antropóloga da Universidade Federal de Pernambuco Aparecida Nogueira, autora de vários textos sobre a obra de Ariano Suassuna, e os jornalistas Cláudio Ferreira, da TV Câmara, e Amneres Pereira, diretora do Jornal da Câmara.
Cláudio Ferreira - O senhor recorre a um artigo escrito por Machado de Assis em 1870 para falar de um Brasil real e de um Brasil oficial. Essas definições ainda valem hoje em dia?
Ariano Suassuna – Machado de Assis diz que o país real é bom, revela os melhores instintos, mas o oficial é caricato e burlesco. Não sei se fazendo violência ao pensamento de Machado de Assis, identifico o Brasil oficial com as classes privilegiadas e o Brasil real com o Brasil do povo, dessa imensa maioria de despossuídos que, a meu ver, são a fonte da grande esperança que eu tenho no meu povo. Se Machado de Assis fosse vivo, constataria que o país real continua bom, revelando os melhores instintos, e o país oficial ficou ainda mais caricato e burlesco.
Amneres Pereira - Há alguns meses, houve o episódio em que o Exército cercou as favelas do Rio de Janeiro para recuperar armas que estariam na mão dos traficantes, e o senhor diz que quando a polícia cerca uma favela é o povo do Brasil oficial cercando o Brasil real. De que forma o Estado poderia enfrentar o tráfico sem desrespeitar o povo, os direitos humanos, o direito de ir e vir, a liberdade da população?
Ariano Suassuna - Olhe, eu não idealizo romanticamente o povo do Brasil real, não. Eu comparo episódios como esse à guerra de Canudos. Eu lembro sempre que, quando o Brasil real levanta a cabeça, o Brasil oficial vai lá e corta essa cabeça. No arraial de Canudos estava o povo do Brasil real, com suas qualidades e defeitos, e nos grupos sociais que estavam cercando Canudos se encontravam inclusive pessoas do Brasil real que foram recrutadas pelo Brasil oficial para atirar em seus irmãos. No geral, estou do lado do povo do Brasil real, apesar de formado e deformado pelo Brasil oficial desde que nasci, porque nasci na classe privilegiada. Estou à vontade para falar nesse assunto porque sou um intelectual que, diferentemente da maioria, nunca falei mal das Forças Armadas. Apoiei, durante um tempo muito difícil, generais patriotas como Euler Bentes Monteiro e Antônio Carlos de Andrada Serpa, porque via neles uma preocupação de defender o País. Acho que nós, intelectuais, temos o dever de começar a relembrar que o Brasil precisa muito de uma aproximação nossa com as Forças Armadas e com o clero neste momento em que vivemos.
Aparecida Nogueira - Você, já na década de 70, com A Pedra do Reino, falava de uma bela utopia, que é juntar todo o povo latino-americano em um só povo. Você vê um esboço desse sonho no governo Lula?Ariano Suassuna - Recentemente eu li um artigo de um jornalista do qual discordei, acho que quase inteiramente. Ele usou a palavra excremento, por ela mesma e por sinônimos, para definir o Brasil e o povo brasileiro. Acho que no meio tinham umas 10 ou 12 referências ao Brasil e ao povo brasileiro como excremento, como povo vicioso. E no meio havia uma frase em que ele dizia que “utopia” é uma palavra ridícula. Eu vou dizer uma coisa: eu acho que não é, não; a razão manda que a gente se acomode em casa, e o sonho é que leva a gente para a frente. Existe um poema de Fernando Pessoa que eu não sei se vou citar exatamente, mas, falando sobre D. Sebastião, que era acusado de louco, ele dizia: “Louco, louco, sim, porque quis grandeza como a sorte a não dá. Sem a loucura, o que é o homem? Uma besta sadia, cadáver adiado que procria.” Eu achei isso uma beleza. Então, você veja, em 1970 eu tinha já esse sonho da união da América Latina, que agora estou vendo se esboçar. Estou vendo o Brasil se unir à Venezuela, à Argentina, ao Paraguai, à Bolívia — nunca pensei que em vida ainda eu assistisse a isso.
Cláudio Ferreira - Estamos vivendo um governo de esquerda, que se elegeu prometendo fazer várias revoluções, e nem todas elas foram feitas. Como o senhor analisa a trajetória desse governo?
Ariano Suassuna - Eu estou vendo certos acontecimentos amargurado e triste, mas, talvez por ser velho, eu estou menos perplexo do que vocês todos, porque não é a primeira que eu assisto a isso, não. Eu já vi Getúlio Vargas, que era um homem honrado pessoalmente, cercado de problemas desse mesmo tipo que estão cercando Lula. Ele foi um dos poucos governantes que tinha um projeto para o Brasil e foi expulso do poder não pelos erros do governo dele, mas sim pelo que ele tinha de bom e de certo.A injustiça social brasileira é multissecular. Começou no momento em que nós, portugueses, chegamos aqui e dominamos índios e negros, que ainda hoje são o grosso da população do Brasil real. Eu sabia que um governo de quatro ou de oito anos não iria corrigir isso. Acho que, para o que é possível fazer, Lula já fez muita coisa. Lembro que a Base Militar de Alcântara estava para ser entregue e Lula evitou. Lembro também que se estava armando um golpe contra Hugo Chávez, semelhante, aliás, ao de 1964 aqui, e foi o apoio de Lula que evitou sua queda. Foi a presença de Lula que evitou a entrega da Petrobras e da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco). O Rio São Francisco é para mim um rio sagrado, como o Ganges é para os indianos. Não foi à toa que Alceu Amoroso Lima, que não era mineiro nem nordestino, escreveu a seguinte frase: “Do Nordeste para Minas corre um eixo que, não por acaso, segue o curso do Rio São Francisco, o rio da unidade nacional. A esse eixo o Brasil tem de voltar de vez em quando se não quiser se esquecer de que é Brasil”. Lula não me decepcionou, não, porque ele revela uma prudência e uma habilidade muito grandes. Ele está conseguindo levar adiante o sonho dele, apesar de todos os tropeços que ele é forçado a admitir. Para mim, como o meu personagem João Grilo, ele é um misto de Dom Quixote e Sancho Pança, porque teve o sonho dele, de um homem saído do Brasil real.
Amneres Pereira - Mas Lula também, de uma certa forma, decepcionou muito o povo sofrido desse Brasil real na medida que houve várias mentiras em torno desse governo, que veio para fazer reformas tão esperadas. Como a gente consegue reformar essa representação política para ela atender às expectativas da sociedade?Ariano Suassuna - Não sei, não sou um político. Mas discordo do fato de que Lula tenha decepcionado o povo do Brasil real. Decepcionou mais a classe média. O povo do Brasil real separa muito, e faz muito bem, a figura de Lula da figura desses corruptos que o traíram e estão desmoralizando o governo dele. Apesar de tudo que está acontecendo em torno, e que não é digno de Lula, o povo do Brasil real continua a apoiá-lo.
O Sertanejo Claudio Ferreira - O senhor foi criado no sertão, e isso influenciou muito a sua literatura. Que peculiaridades do universo sertanejo a gente que mora nas grandes cidades não conhece ou às vezes até despreza?
Ariano Suassuna – Esse preconceito começou a ser desfeito no Brasil pelo meu mestre e patrono Euclides da Cunha. Criado e formado pelo Brasil oficial, saiu de lá para escrever matérias para o jornal O Estado de S.Paulo. E saiu como um cruzado da República, certo de que ia encontrar um núcleo de fanáticos, um povo bárbaro, que constituía um perigo para a República. Mas, ao se ver diante do povo do Brasil real que estava lá em Canudos, começou a desfazer esse engano. Foi ele quem começou a mostrar ao Brasil urbano que o povo do sertão tinha qualidades extraordinárias, qualidades de resistência, de coragem. Ele chegou a escrever depois uma frase, que não sei se vou repetir exatamente, mas foi mais ou menos a seguinte. Ele dizia: “Deslumbrados pelas miragens de uma civilização que recebemos de empréstimo e que nos chega embalada pelos transatlânticos, nós ficamos nos acotovelando na Rua do Ouvidor e deixamos de ver o sertão amplíssimo, onde se desata a base real da nossa nacionalidade”.
Amneres Pereira - O senhor tem-se referido à globalização como danosa para a cultura regional, das nossas raízes. O fato de a população brasileira não ter acesso a teatros, cinemas, exposições, livros, ajuda a cultura estrangeira a se sobrepor à nossa cultura?
Ariano Suassuna - É uma faca de dois gumes. Se por um lado o povo do Brasil real fica sem acesso a essas coisas, por outro fica também fazendo uma arte que não é uma contaminação da má arte estrangeira, porque, por favor, me façam a justiça de dizer que eu não tenho nada contra a arte estrangeira. Eu fui participar de um almoço num jornal em São Paulo, e um jornalista disse para mim: “O senhor é uma pessoa contraditória porque vive falando mal da influência da cultura estrangeira na brasileira e, no entanto, elogia Villa-Lobos, que recebeu influência de Debussy”. Disse para ele: mas é possível que eu, depois dos 70 anos, ainda tenha que esclarecer que eu não tenho nada contra Debussy? Eu falo mal é do lixo cultural que querem nos apresentar como modelo, como parâmetro. Querem a uniformização da cultura e querem que eu ache que uniformização da cultura é universalização da cultura. Não é.
Cláudio Ferreira - O senhor também bate no excesso de influência da língua estrangeira na língua portuguesa. Em um mundo globalizado, como se pode barrar essa contaminação da língua?
Ariano Suassuna - Quando eu era menino, os nomes ligados ao futebol, por exemplo, eram todos escritos em inglês. Futebol se escrevia football, goleiro se chamava goalkeeper; escanteio era corner. Os jogadores que atuavam no meio de campo eram chamados de halfs. O centro-avante era center forward. No entanto, a imprensa brasileira, com um bom senso enorme, traduziu esses nomes. A língua inglesa tem outro espírito, um espírito diferente da língua portuguesa. Já os portugueses são muito preocupados com o francês. Eu não tenho preocupação nenhuma com o francês, porque é uma língua do mesmo tronco nosso, neolatina como português. Os portugueses, em vez de usar a palavra equipe, usam equipa. Não vejo necessidade disso, porque há muita palavra feminina em português terminada em e. Bondade, por exemplo.Acho que, se as pessoas ligadas aos meios de comunicação de massa fizerem um esforço de bom gosto, como foi feito pela imprensa e pelo povo brasileiro em relação ao futebol, a língua será enriquecida e não deturpada por tais meios.
Amneres Pereira - Fala-se muito que o senhor faz críticas à televisão. O senhor já cansou até de explicar que sua crítica não é ao veículo, é ao que se faz com a televisão, no sentido de ela não levar arte à população.
Ariano Suassuna - Até faço justiça à televisão. Ela tem uma parte de comunicação e outra de entretenimento. O que reclamo é que, às vezes, no momento da arte, coloca-se uma coisa ruim. Mas devo coisas à televisão, sempre digo isso. Como não gosto de viajar, nunca viajei, um dia liguei a televisão às onze e meia da noite e vi um espetáculo belíssimo. Vi o Balé Petruska na televisão, dançado por Rudolf Nureyev, um dos maiores bailarinos do século XX. Jamais teria acesso a esse espetáculo se não fosse a televisão. Eu seria até um ingrato se eu esquecesse o papel importantíssimo que a televisão pode ter, inclusive na divulgação da literatura brasileira. Guel Arraes, por exemplo, fez um seriado belíssimo sobre um grande romance brasileiro, O Coronel e o Lobisomem, de José Cândido de Carvalho. Mas só posso ficar triste vendo Robocop.
Aparecida Nogueira – O senhor também promove um diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular, sem hierarquizar. Normalmente, quando se dialoga com a cultura popular é sempre fazendo concessões ou olhando de cima para baixo, como se ali não tivesse uma sabedoria. E o senhor caminha em sentido contrário a isso.
Ariano Suassuna - Outro dia, um jornalista me perguntou a quê eu atribuía o poder de comunicação do Auto da Compadecida. Aí, disse a ele que podia responder sem nenhum cabotinismo que atribuo esse poder à força das histórias populares nas quais me baseei para escrever o livro. Eu me baseei em três folhetos da literatura da cordel. O primeiro ato é baseado em O Enterro do Cachorro, parte de um folheto maior chamado O Dinheiro, do meu conterrâneo Leandro Gomes de Barros, paraibano como eu e que como eu morava em Pernambuco. O segundo ato é baseado em O Cavalo que Defecava Dinheiro. Na peça, eu transformei em um gato por motivos óbvios; era muito difícil botar um cavalo no palco. E o terceiro ato é baseado em um terceiro folheto, O Castigo da Soberba.Eu considerava aquelas histórias puramente locais, porque foi no sertão da Paraíba que tomei conhecimento delas. Tive a grata surpresa de descobrir depois que O Enterro do Cachorro era uma história do século V do norte da África e tinha sido aproveitada por um grande escritor francês do século XVIII, Lesage, numa novela picaresca que ele escreveu chamada Gil Blas de Santillana. E a história do O Cavalo que Defecava Dinheiro, com a bexiga do cachorro que João Grilo usa para matar o cangaceiro, também era do norte da África e tinha sido usada por ninguém mais, ninguém menos que Cervantes no Dom Quixote. Eu tive essa alegria de reencontrar esses grandes autores através daquelas histórias populares para as quais os outros intelectuais torciam o nariz.
Cláudio Ferreira - O senhor nasceu e mora numa região que por muitos é tida como o Brasil que não dá certo. Eu gostaria de saber se o senhor concorda com essa análise e o que se pode fazer para minimizar as diferenças regionais.
Ariano Suassuna - Eu não concordo que o Nordeste seja o Brasil que não dá certo, não. Para mim, o Nordeste dá certo desde muito tempo. Precisamos fazer uma distinção muito grande entre o progresso tecnológico, econômico, militar e político e o processo cultural. Do ponto de vista econômico, militar e político, os Estados Unidos estão muito acima da Índia, mas do ponto de vista cultural, eu, pessoalmente, acho a cultura indiana muito mais importante que a cultura americana.Uma vez, vieram me perguntar se era verdade que eu era contra o desenvolvimento do Brasil, porque com o desenvolvimento acabava a arte popular da qual eu gosto tanto. É claro que não sou. Se o desenvolvimento econômico acabar com a arte popular, se for fundamental para isso, que acabe, prefiro que acabe a injustiça, mesmo que acabe a arte popular. Mas isso não é verdade, isso é um sofisma das pessoas que não gostam nem respeitam a arte popular, porque na China houve uma diminuição bem grande da injustiça e a ópera de Pequim continua tão boa ou melhor do que era antes.

0

DESABAFO

O DERRADEIRO LAMENTO
CARTA ABERTA À EXMA. SENHORA JUÍZA PRESIDENTE DO STF.
GERSON MARQUARDT - 23 NOV 2006
Exma Sra Juíza Ellie Gracie.
Presidente do Supremo Tribunal Federal
Consternado e entristecido ouvi ontem, em cadeia Nacional, a melancólica e triste entrevista de Vª Excelência tentando justificar direitos salariais e jetons para si e seus pares. Tenha certeza Sra Gracie, permita-me assim chamá-la, eu e milhões de Brasileiros fomos dormir, ontem, mais tristes, mais desesperançados e muito, muito mais melancólicos com os destinos de nossa pobre e explorada Nação.
Confesso de coração aberto e com alma de cidadão, que fiquei feliz e Emocionado quando a Sra foi escolhida para presidir a mais alta corte da Justiça Brasileira. Em boa e alvissareira hora, substituindo seu antecessor de triste memória e questionável desempenho ético.
Li, nas páginas de uma revista semanal, o belíssimo artigo de sua conterrânea Gaúcha, a admirável e amada LYA LUFT, discorrendo sobre a escolha pelo voto para Governadora de seus estados, três MULHERES. Em seu lúcido artigo, transparecia a esperança depositada nestas mulheres, mães, esposas - reserva moral da família - e talvez a redenção da Pátria.
Decorridos apenas alguns dias, deparo-me com a sua entrevista no citado tele-jornal. Charmosa nos seus anos maduros, simpática e com postura de autoridade, como sempre elegante, com o domínio completo de suas atribuições. Mas, Sra Presidente, que desilusão, que desgosto, que inversão de valores a Senhora nos passou com a defesa intransigente sobre o aumento de seus próprios salários e de uma novíssima modalidade de reforçar seus já generosos contra-cheques - JETONS, JETONS - pagamentos específicos para Vªs Excelências, por reuniões em hora de expediente e com finalidades não devidamente esclarecidas. E mais, retroativos a JULHO de 2005, com os devidos ressarcimentos. E ainda, Sra Presidente, totalmente isentos de Imposto de Renda, esta coisa comezinha e degenerada que só a ralé deve descontar religiosa e mensalmente para que Vªs Excelências tenham seu contra-cheques, mordomias mil e JETONS inexplicáveis garantidos.
Penso que Juízes e assemelhados devam ser bem remunerados. Penso que um magistrado no sagrado dever de suas atribuições, não pode e não deve ficar preocupado com suas contas, suas faturas, e a condução administrativa de seus familiares e as despesas do dia-a-dia. Suas funções e suas atribuições são nobres, belas e importantes demais, para que Vªs Senhorias se desviem, durante seu "expediente" para tratar de assuntos tão corriqueiros. Mas entre salários - sim, salários - porque Vªs Senhorias são funcionários, e, portanto, são assalariados, assim como eu e milhões de brasileiros, e salários milionários, vai uma grande diferença.
No momento em que se discute se o salário mínimo aumentará R$ 17,00 ou R$ 25,00, o Judiciário Brasileiro, o mais bem remunerado do Planeta, pleiteia descarada, abusiva e acintosamente um novo e fabuloso aumento. O legado iluminista de MONTESQUIEU, na sua mais bela obra "O Espírito das Leis-1748", modificou para sempre a História dos povos e das Nações modernas e socialmente justas, prevendo a separação dos poderes, como forma mais adequada de Governo. No entanto, esses conceitos, que para outras Nações privilegiadas foi
uma benção e uma maneira eficaz e correta de governar os povos, para o nosso infeliz Brasil, é uma praga descontrolada. Ninguém controla nada, ninguém processa ninguém, e todos se locupletam.
A Bielo-Rússia é ex-colônia da falecida URSS. Continua um estado totalitário, ineficaz e corrupto. Não tem grandes indústrias, seu comércio é pífio e suas riquezas naturais, modestas. Nem de longe comparar com o fantástico e imenso território Brasileiro, com suas incríveis reservas naturais. Nossa indústria é pujante e moderna, nosso povo é ordeiro e laborioso. Assim mesmo Exma Sra Juíza, aquele pequeno e infeliz País da Europa Oriental teve seu IDH superior ao do Brasil. Por quê? Por que será que caminhamos céleres e firmes para o ralo da História? Não lhe ocorre nada? O que pensam Vªs Excelências, como estipulam seus estipêndios? De onde acham que saem os recursos que sustentam sua paralisada máquina? Afinal, para que tanta ganância? Porque um juiz da triste Nação Brasileira necessita ser milionário, quando a imensa maioria do povo humilde é miserável e passa fome, não tem saúde, não tem educação, não tem assistência JURÍDICA e não tem esperança?
Acaso tiveram em sua bela e generosa existência Vª Senhoria e seus pares a oportunidade de privar com o simples cidadão? O empregado da Indústria, o trabalhador rural, o peão de obra, a doméstica que levanta às 05:00hs para chegar a tempo no seu modesto emprego e receber um salário vil e famigerado? Tenho certeza que não. Vossas Senhorias, todas, não sabem mais dos valores e das misérias da existência humana. A alegria e tragédia de um povo humilde, trabalhador, honrado, digno. Vªs Senhorias todos se perderam nos descaminhos viciados do imenso e fantástico poder que desfrutam e usam até o limite da tolerância da sociedade. Que espécie de Nação pensam estar legando para a posteridade? O que Vªs Senhorias pensam do futuro de nossos filhos e netos? Até onde aguentará
a paciência generosa do povo Brasileiro? Até quando? Exma Sra Presidente Ellie Gracie, sou um simples cidadão, um pai de família, um
funcionário público aposentado. Ainda assim trabalho para reforçar minha renda. Porque preciso, porque sei, porque gosto. Convivo diariamente com Homens, Homens com HHH maiúsculo. Peões de obra, assalariados, miseráveis, gente simples, modesta, inculta, pobre e desdentada - com suas roupas sujas, remendadas, com o cheiro inerente aos homens da labuta, o cheiro do suor, do trabalho. O cheiro inconfundível do progresso, da honra, da dignidade humana. O cheiro que certamente para as finas narinas de Vªs Senhorias seria
intragável, para mim, que os conheço e respeito, é o cheiro da esperança de um futuro melhor, de uma nação mais próspera, de uma sociedade mais justa e igualitária. Solicito respeitosamente a Vª Excelência, ou melhor, imploro Sra Presidente, como Brasileiro e cidadão, imploro humildemente do meu modesto e simples lugar: não destrua mais uma vez a esperança de milhões de compatriotas, não compactue com a ganância sem fim de seus pares, não sangrem mais a nação extenuada e prostrada até a última gota.
Deposito no Judiciário Brasileiro a última esperança, o derradeiro lamento, o último grito de socorro. Todos os demais poderes, corrompidos, conspurcados, indiferentes à sorte da Nação - deles, nada mais espero - senão vergonha, dor, tristeza e desesperança.
Respeitosamente
Gerson Marquardt - Cidadão, pai, avô. Brasileiro.
23 Nov 2006.

domingo, dezembro 03, 2006

0

Mínimo deveria ser de R$ 1.613,08 e não de R$ 350

SÃO PAULO - O salário mínimo deveria ser de R$ 1 613,08 no mês passado para suprir as necessidades básicas do brasileiro, e não de R$ 350. É o que mostra estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) com base na Pesquisa Nacional da Cesta Básica de novembro, realizada pela instituição em 16 capitais do Brasil.

Com base no maior valor apurado para a cesta, de R$ 192,01, em Porto Alegre, e levando em consideração o preceito constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para garantir as despesas familiares com alimentação, moradia, saúde, transportes, educação, vestuário, higiene, lazer e previdência, o Dieese calculou que o mínimo deveria ser 4,61 vezes maior que o piso vigente, de R$ 350.

Em outubro, o total necessário ficava em R$ 1.510,00 (4,31 vezes) e, em novembro de 2005, correspondia a R$ 1.551,41, o equivalente a 5,17 vezes o mínimo daquele período, de R$ 300.

De acordo com o Dieese, depois de sete meses em que a jornada média necessária para que o trabalhador que ganha salário mínimo conseguisse adquirir a cesta básica permaneceu abaixo de 100 horas por mês, em novembro, o tempo de trabalho necessário chegou a 100 horas e 29 minutos, como conseqüência das fortes altas de preços ocorridas no período.

Em outubro, para comprar a cesta básica, o trabalhador que ganha salário mínimo precisava cumprir uma jornada de 96 horas e 15 minutos na média das 16 capitais. Em novembro de 2005, o tempo de trabalho necessário chegava a 115 horas e 3 minutos.

Quanto ao comprometimento do salário mínimo líquido (após o desconto da parcela referente à Previdência Social), o Dieese destacou que, apesar da alta, o percentual necessário para a compra dos gêneros essenciais, na média das 16 capitais, ainda é inferior a metade do valor líquido, pois a compra da cesta básica exigiu, em novembro, 49,46% do rendimento líquido. No mês anterior, eram necessários 47,37% e, em novembro do ano passado, eram comprometidos, em média, 56,63%.
  • por Rainério

0

Um minuto apenas. ( Reflexão)

Do Cd Momento Espírita


Lúcia era uma mulher feliz, como poucas, acreditava.

Casada com o homem por quem se apaixonara nos verdes anos da adolescência, vivia o sonho da mulher realizada. Um filho lhe viera coroar a felicidade. Que mais ela poderia desejar?
Acordava pela manhã e saudava o dia cantarolando. Com alegria realizava as tarefas do lar, cuidava do filho, aguardava o marido.
Tudo ía muito bem até o dia em que descobriu que o homem que tanto amava, a traía. E não era de agora. O problema vinha tomando corpo ha algum tempo. Magoada, se dirigiu ao marido e exigiu-lhe respeito. A resposta foi brutal, violenta. O homem encantador tornou-se raivoso, briguento. Chegou a bater-lhe.Foi nesse dia que Lúcia teve a certeza de que seu casamento acabara. Não poderia continuar vivendo com alguém que chegara à agressão física.
Então, acordou na manhã de tristeza, depois de uma noite de angústia, e tomou uma séria decisão.Iria se matar. Acabar com a própria vida. Mais do que isto, ela desejava vingança.Por isso, tomou o filho de quatro anos pela mão e decidiu que o mataria. Queria que o marido ficasse com drama de consciência.
Seu destino era o farol da Barra, na cidade de Salvador, Bahia, onde residia. Ela sabia que era um local onde o mar batia com violência no penhasco.
A rua por onde transitava era muito movimentada. Enquanto aguardava para fazer a travessia, a criança escapou da sua mão e correu por entre os carros. Ela se desesperou.Estranho paradoxo. Conduzia a criança para jogá-la ao mar mas, quando a vê correr perigo, esquece de si mesma e vai-lhe no encontro, agarra-a e a puxa pela mão, um tanto nervosa.
Neste momento, a criança se abaixa, alheia a tudo que se passava, e recolhe do chão um papel. Lúcia o toma das mãos do pequeno e um título, em letras grandes, lhe chama a atenção: UM MINUTO APENAS.
Ela lê: "num minuto apenas, a tormenta acalma, a dor passa, o ausente chega. O dinheiro muda de mão, o amor parte, a vida muda."Vai andando, puxando a criança e lendo a página.
Era uma página mediúnica que vinha assinada por um Espírito.Ela terminou de ler. Passou o ímpeto. Em um minuto. Parou, olhou ao redor e verificou que tinha chegado ao seu destino. O penhasco estava próximo. Sentou-se e teve uma crise de choro.O impulso de se matar havia desaparecido. Tornou a ler a mensagem.
Ela se recordou de um senhor que era espírita e trabalhava no banco, no mesmo onde seu marido trabalhava.Foi para casa. Lembrou que um dia, jantando em casa dele, ele falara algo sobre Espiritismo. Algo que ela e o marido, por terem outra formação religiosa, rechaçaram de imediato.Ela lhe telefonou, pediu-lhe orientação e ele a encaminhou a uma Casa Espírita.Atendida por companheiro dedicado, que lhe ouviu os gritos da alma aflita, passou a buscar na oração sincera, na leitura nobre, no passe reconfortante, as necessárias forças para superar a crise.
O marido, notando-lhe a mudança, a calma, no transcorrer dos dias, a seguiu em uma das suas saídas do lar. Desconfiado adentrou ele também na Casa Espírita, para descobrir uma fonte de consolo e esclarecimento.Hoje, ambos trabalham na seara Espírita. Reconstituíram sua vida, refizeram-se. Os anos rolaram, o garoto é um adolescente e mais dois filhos se somaram a ele.
Mudança de rumo. A vida muda, em um minuto apenas.Em um minuto apenas Deus providencia o socorro. Pode ser um coração atento, uma mão amiga ou um pedaço de papel impresso, caído na calçada. Papel que o vento não levou para longe.Um minuto apenas e o amor volta, a esperança renasce.Um minuto apenas e o sol rompe as nuvens, clareando tudo.Não se desespere, espere. Um minuto apenas. O socorro chega. O panorama se modifica. A vida refloresce.Tenha paciência. Não se entregue à desesperança. Aguarde. Enquanto você sofre, Deus providencia o auxílio.Aguarde. Um minuto apenas.
PENSE NISSO.MAS PENSE AGORA... (Postado por ReynolldsI