sábado, fevereiro 03, 2007

0

LIÇÃO ESPÍRITA 08: Como o espiritismo interpreta o Céu e o Inferno

Como o Espiritismo interpreta o Céu e o Inferno?

( Reynollds Augusto)

Não há céu nem inferno. Existem, sim, estados de alma que podem ser descritos como celestiais ou infernais. Não existem também anjos ou demônios, mas apenas espíritos superiores e espíritos inferiores, que também estão a caminho da perfeição - os bons se tornando melhores e os maus se regenerando.

Deus não se esquece de nenhum de seus filhos, deixando a cada um o mérito das suas obras. Somente desta forma podemos entender a Suprema Justiça Divina.

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

0

Lição Espíita 07 - Princípios Básicos -Reynollds Augusto

· Existência de Deus
· Imortalidade da Alma
· Reencarnação
· Esquecimento do Passado
· Comunicabilidade dos Espíritos
· Fé Raciocinada
· Lei da Evolução
· Lei Moral

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

0

Ariano Suassuna e Mario Quintana em exposição na Parede Poética

O paraibano Ariano Suassuna e o gaúcho Mario Quintana são as personalidades que terão seus trabalhos expostos a partir desta quinta-feira, dia 1º, através do projeto Parede Poética que acontecerá no Casarão dos Azulejos, na praça Dom Adauto, Centro da capital. A exposição faz parte de uma série de atividades que a Sub-secretaria de Cultura do Estado esta promovendo junto com instituições e grupos que atuam no movimento cultural paraibano

A exposição sobre Mario Quintana é uma homenagem aos cem anos do escritor e traz banners que retratam a história de Quintana, como também apresenta ao público, trechos de alguns de seus poemas. Já a exposição de Ariano Suassuna traz ao público a história desse paraibano, trechos de romances e várias opiniões de artistas paraibanos sobre o ilustre filho da terra, misturadas com interferências visuais, como caricaturas, por exemplo.

O projeto parede poética é r ealizado há mais de dez anos pelo Sesc, promovendo, através da interferência artística em cada painel, um intercâmbio entre literatura e artes visuais. Além das poesias, os painéis são compostos por ilustrações como pintura, desenhos, colagem e fotos realizando uma programação visual em torno das poesias e seus sentidos. Ao longo desses anos já foram montadas várias exposições com temas e autores diversos como: Tropicalismo, Ronaldo Cunha Lima, Centenário de Bertold Brecht, Ricardo Anísio, Políbio Alves, Águia Mendes, À Fome tem Pressa, entre outros.

A exposição fará parte de um evento organizado pela Subsecretaria de Cultura do Estado em parceria com instituições e grupos que atuam no movimento cultural paraibano que acontece a partir do 1° de fevereiro às 14 horas com a abertura do Salão de Exposição. A programação da abertura segue no Ponto de Cem Réis, com a apresentação do Grupo Mêidefeira do diretor Ângelo Guimarães, às 16h, o grupo Latatá do projeto Folia Cidadã, dirigido por Ricardo Carballo, às16h30, seguido pela apresentação do grupo folclórico Tenente Lucena dirigido por Pedro Cândido. Às 18 horas, ainda no Ponto de Cem Réis, o Circulo dos Tambores do percussionista Chiquinho Mino faz sua apresentação seguido pelo Grupo de Capoeira Badauê Palmares do mestre Rafael Magnata. A programação do dia encerra-se no Casarão dos Azulejos com a Mostra de Cinema e Vídeo de diretores paraibanos a partir das 19 horas. A parede poética fica exposta no Casarão até o dia 15 de fevereiro.

Homenageados

Gaúcho, de Alegrete, Mario de Miranda Quintana nasceu em 1906. Escreveu as primeiras letras em sua cidade natal, mudando-se em 1919 para Porto Alegre, onde estudou no Colégio Militar, publicando ali suas primeiras produções literárias.Considerado o poeta das coisas simples e com um estilo marcado pela ironia, profundidade e perfeição técnica, trabalhou como jornalista quase que a sua vida toda. Traduziu mais de cento e trinta obras da Literatura Universal, entre elas Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust, Mrs.Dalloway de Virginia Woolf e Palavras e Sangue, de Giovanni Papini.

Em 1940 lançou o seu primeiro livro de poesias, iniciando a sua carreira de poeta, escritor e autor infantil. Em 1966 foi saudado na Academia Brasileira de Letras por Augusto Meyer e Manoel Bandeira, e obteve o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores pela obra Antologia Poética.

Segundo o próprio poeta, em entrevista a Eddla Van Steen em 1979, seu nome não tem acentuação. "A morte é a libertação total: a morte é quando a gente pode, afinal, estar deitado de sapatos" ..Faleceu em 1994, aos 87 anos.

Já o paraibano Ariano Suassuna dispensa apresentações. Nascido em 1927, em João Pessoa, Ariano muda-se para Taperóa, cidade do interior paraibano, em 1933 onde vive até 1937. Em 1942, já adolescente, Ariano Suassuna muda-se para cidade de Recife, onde estréia na literatura com o poema Noturno publicado em 1945 em um jornal do estado.
Na Faculdade de Direito, conheceu Hermílio Borba Filho, com quem fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco. Ariano Suassuna é autor dos sucessos O Santo e a Porca, A Pedra do Reino e o aclamado O Auto da Compadecida.

Por Rainério

0

Lição Espírita n° 06 - Reynollds Augusto


De Que Trata O Espiritismo ?

O espiritismo responde às questões fundamentais da nossa vida, como estas:
· Quem é você? · Antes de nascer, quem era você? · Depois da morte, quem será? · Por que anda neste mundo? ·

Por que umas pessoas sofrem mais do que outras?· Por que alguns nascem ricos e outros pobres? · Por que alguns cegos, aleijados, débeis mentais, etc, enquanto outros nascem inteligentes e saudáveis? ·

Por que Deus permitiria tamanha desigualdade entre seus filhos? Por que há tanta desgraça no Mundo e a tristeza supera a alegria? ·

De três pessoas que viajam num veículo - por exemplo - após pavoroso desastre, uma perde a vida, outra fica gravemente ferida e a terceira escapa sem ferimentos. Por que sortes tão diferentes? Onde está nisso a justiça de Deus? ·

Por que uns que são "maus", sofrem menos que outros que são "bons"?

Conhecer a Filosofia Espírita é necessidade humana.Viver a proposta Espírita é trazer paz para o planeta.

quarta-feira, janeiro 31, 2007

0

Wilson Santiago é escolhido para disputar primeira secretaria da Câmara na chapa de Chinaglia

O deputado federal Wilson Santiago (PMDB), informou nesta quarta-feira ao Portal WSCOM Online que foi escolhido dentro do partido para disputar a primeira secretaria na candidatura do petista Arlindo Chinaglia para a Mesa Diretora da Câmara Federal. Ele teve 70 dos 90 votos e renunciou à liderança da bancada para disputar o cargo.

“Fui indicado com maioria esmagadora, por aclamação. Eu só posso disputar a primeira secretaria renunciando a liderança”, disse, acrescentando que o seu substituto como líder do PMDB na Câmara será o deputado Henrique Eduardo Alves, do Rio Grande do Norte.

O mandato dos deputados federais eleitos e reeleitos têm início nesta quinta-feira, 1º, quando acontece também a eleição que definirá a nova Mesa Diretora. Participam três candidatos à presidência: Arlindo Chinaglia (PT), Aldo Rebelo (PC do B) e Gustavo Fruet (PSDB).

“O PMDB tem hoje 92 deputados. A bancada está unida, aprovando a proposta de coalizão política do Governo, e continuará com esse objetivo, discutindo democraticamente tudo o que é de interesse da bancada. Tem disputa para a primeira secretaria. Outros candidatos podem estar concorrendo avulsos, já que este cargo, assim como a presidência, é um dos mais visados”, explicou, acrescentando que tem votos em grande parte do PSDB, mesmo com um candidato deste partido no páreo.

Após a eleição e a posse dos membros da Mesa Diretora, Wilson Santiago acrescenta que os deputados do PMDB estarão à disposição da Paraíba para conversar com as bancadas adversárias nos debates sobre o desenvolvimento do Estado. “Nossa Oposição ao Governo da Paraíba é feita de forma responsável. Tudo o que é de interesse do Estado sempre teve e terá o nosso apoio.
por Rainério

0

Caso FAC

Pedido de vistas suspende decisão sobre agravo; advogado do PCB teme que processo seja retardado por seqüência de suspeições

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em sessão nesta quarta-feira, 31, indeferiu solicitação de adiamento do julgamento do agravo que contestava a decisão do corregedor Alexandre Targino, relator do processo, negando o pedido de substituição da perita Ana Lígia Líns Urquiza, que atuou nos autos da Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 215, promovida pelo Partido Comunista do Brasil contra o Governador Cássio Cunha Lima e Gilmar Aureliano, Presidente da FAC.

O relator votou pela rejeição do agravo, no que foi acompanhado pelo Juiz Carlos Eduardo Leite Lisboa. Por sua vez, pediu vista dos autos o Juiz José Tarcísio Fernandes. O julgamento prosseguirá na sessão da próxima segunda-feira, 5.

Na mesma sessão, foi julgado agravo regimental que tinha por objetivo reformar a decisão do Juiz Corregedor que indeferiu liminarmente pedido de suspeição da perita. O referido agravo, formulado por Gilmar Aureliano, foi improvido unanimente pela Corte, mantendo-se a decisão proferida pelo Corregedor.

Ataques - O advogado do PCB, Marcelo Weick, declarou que esses agravos são uma tentativa de adiar o julgamento do processo. Para ele o caso já está em sua fase final e pronto para ser julgado e os meios de procrastinação seriam um desrespeito ao ‘jogo democrático’.

“Há um temor óbvio de que resultado possa causar a cassação do governador. Por isso, sua assessoria jurídica se viu obrigada a tentar truncar o processo. Eles argüiram a suspeição do procurador e a suspeição da perícia. Daqui a pouco vão tentar argüir a suspeição do corregedor ou de outro membro da Corte para evitar que o processo seja julgado”, atacou.

O advogado do governador, Luciano Pires, rebateu ao afirmar que o processo está caminhando muito depressa, o que dificultaria o exercício do direito de defesa.

“Existe uma tentativa de incutir na opinião publica que a garantia de defesa está sendo dada a todos. Temos AIJE de 2002 que foi julgada em 2005. Vamos utilizar todos os meios de defesa constitucional”, declarou.

por Rainério

terça-feira, janeiro 30, 2007

0

MOBILIZAÇÃO PELO PLANETA TERRA

No dia 1 º de fevereiro de 2007, em todo o mundo, haverá grande mobilização.
Participe !

Cidadãos contra a mudança climática!
A Aliança pelo Planeta (grupo francês de associações ambientalistas) lança um apelo simples a todos os cidadãos de se dedicarem por cinco minutos à Terra. Todo o mundo apagará por 5 minutos suas lâmpadas e aparelhos elétricos entre 19h55 e 20 h.

Não se trata apenas de economizar eletricidade nesse dia, mas também de chamar a atenção da mídia e daqueles que têm poder de decisão sobre o desperdício de energia e a urgência de agir!
Cinco minutos de repouso para o Planeta Terra.
Não toma muito de seu tempo, não custa nada, e isso mostrará aos candidatos à presidência da França (e também a outros candidatos e atuais presidentes de outros países) que a mudança climática é uma questão que deve ser levada em conta em qualquer decisão política.


Por que dia 1º de fevereiro? Nesse dia será apresentado na França um relatório feito por um grupo de técnicos em climatologia da ONU. Os cidadãos não podem deixar escapar a ocasião para manifestarem sua opinião sobre a urgência com que deve ser tratada a mudança climática mundial.
Se todos participarem, essa ação poderá aparecer na mídia e ter peso político.

Faça circular ao máximo esse apelo entre os seus amigos, colegas e parentes.
A diferença de fuso horário com relação à França não tem importância porque o Brasil se manifestará ainda no dia 1º de fevereiro (das 19:55 às 20H, de Brasília).

Laurent ROUSSERIE - Assistant au Chef de Projet

0

DNIT anuncia pavimentação de três rodovias no sertão

O diretor geral do DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre, Mauro Barbosa, comunicou ao governador Cássio Cunha Lima, durante visita de inspeção às obras de duplicação da BR-230, no último sábado, que, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Paraíba receberá mais investimentos em termos de infra-estrutura rodoviária com a pavimentação de três rodovias federais no Alto Sertão Paraibano. O coordenador do DNIT na Paraíba, Expedito Leite, também participou da visita de inspeção às obras da BR-230.

O governador Cássio Cunha Lima comemorou notícia afirmando que "são três novas rodovias que a Paraíba estará conquistando, trechos há muito tempo reivindicados". E destacou que "em termos de rodovias na Paraíba as ações não têm precedentes na nossa história, nunca o Estado recebeu tantos investimentos, tantas obras no item rodovias como estamos tendo agora", afirmou o governador citando inclusive as obras de duplicação da BR 230 (Café do Vento – Ingá / estrada João Pessoa Campina) e BR – 101, João Pessoa – Recife, ambas em execução.

Segundo Mauro Barbosa, o DNIT publicou edital para pavimentação da BR-405, no trecho de São João do Rio do Peixe a Marisópolis. Também deverão ser licitadas ainda neste semestre obras para a BR-426, de Piancó, Santana dos Garrotes a Nova Olinda, além de Uiraúna ao município de Poço Dantas, com previsão de licitação dentro deste semestre.

De acordo com o coordenador do DNIT na Paraíba, Expedito Leite, no total somam cerca de 60 quilômetros os três trechos dessas rodovias que hoje são estradas de barro, mas que ganharão asfalto.
por Rainério

0

Pesquisadores abatem "chupa-cabras" da Amazônia

Uma das regiões mais ricas em biodiversidade no planeta acaba de ficar ainda mais abundante em espécies. Dois pesquisadores americanos descobriram, no lado amazônico dos Andes, roedor até então desconhecido, parente de bichos que estão presentes também na Amazônia brasileira. Ele poderia ser facilmente confundido pelos auto-intitulados criptozoólogos como o mítico chupa-cabras, mas em miniatura.

Bruce Patterson e Paul Velazco, do Museu Field de História Natural, em Chicago, descreveram a nova espécie na última edição da revista científica argentina “Mastozoología Neotropical”. O animal faz parte de uma colheita muito maior de espécies na Reserva Biológica de Manu (sul dos Andes peruanos): três anos de pesquisa lá revelaram um total de 11 outras espécies, entre gambás, morcegos e roedores.


O nome científico do bicho, com pêlo marrom espesso e sedoso e tamanho próximo ao de um esquilo, é Isothrix barbarabrownae. Ele faz parte do grupo dos torós, roedores que normalmente são escaladores e vivem entre árvores e trepadeiras da floresta amazônica. Aparecem tanto nas terras baixas amazônicas do Brasil quanto na mata atlântica, mas a nova espécie foi achada num habitat de altitude superior a 2.000 m.

O único espécime que os pesquisadores conseguiram coletar até agora foi abatido por um tiro certeiro de espingarda de Patterson (é a prática comum entre os cientistas que descrevem novas espécies, porque sacrificar o animal permite uma análise morfológica detalhada). Nem os moradores da região conheciam o bicho. Agora, eles esperam conseguir mais exemplares para elucidar seus hábitos e sua história evolutiva.

"Chupa-cabra" é encontrado morto nos EUA

Terra - Uma criatura foi encontrada morta depois de ser atropelada por um carro no município de Turner, no Estado de Maine, nos Estados Unidos, no último domingo.

Durante os últimos 15 anos, moradores do condado de Androscoggin dizem ter visto e ouvido um misterioso animal com olhos que brilham na escuridão da noite. A dúvida que fica agora é se o animal encontrado morto no final de semana é o mesmo que matava cachorros, afugentava pessoas e é tema de lenda por mais de 50 anos.

por Rainério

segunda-feira, janeiro 29, 2007

0

PF indicia Suassuna e Celcita

A Polícia Federal indiciou dia 26/01 o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) e a deputada Celcita Pinheiro (PFL-MT) pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As informações são da Folha Online.

Os parlamentares são acusados de envolvimento com a máfia dos sanguessugas. No entanto, eles foram absolvidos pelo Congresso.

O indiciamento foi solicitado pela força tarefa da PF que investiga o esquema. Nem Suassuna, nem Celcita foram reeleitos. Por esse motivo, os processos serão encaminhados para a justiça comum.

O peemedebista disse que não foi informado do indiciamento e que, portanto, não iria comentar o assunto. A deputada pefelista não foi encontrada para comentar o indiciamento.

Mais parlamentares indiciados

Além de Suassuna e Celcita, os deputados João Correia (PMDB-AC), Nilton Capixaba (PTB-RO), e mais doze parlamentares também foram indicados pela PF pelo mesmo motivo. Correia e Capixaba também foram absolvidos pelo Congresso.

Confira a lista de parlamentares indiciados pela PF

Jonival Lucas (PTB-BA)
Reginaldo Germanno (PP-BA)
Neuton Lima (PTB-SP)
João Grandão (PT-MG)
Cecilta Pinheiro (PFL-MG)
César Bandeira (sem partido-MA)
Paulo Feijó (PSDB-RJ)
Ney Suassuna (PMDB-PB)
Almeida de Jesus (PL-CE)
João Correia (PMDB-AC)
Júnior Betão (PL-AC)
Edna Macedo (PTB-SP)
Amauri Gasques (PL-SP)
Tetê Bezerra (PMDB-MG)
Vanderlei Assis (PP-SP)
Nilton Capixaba (PTB-RO).

O CORREIO DEBATE

O Correio Debate, programa da Rádio Correio (de Maranhão) da Paraíba alardeou durante as três horas de duração, a notícia publicada pela revista IstoÉ (IstoÉ ou QuantoÉ?), sobre o senador eleito Cícero Lucena (PSDB) e, sobre Ney Suasuna (PMDB) não falou nada. O Portal Congresso em Foco, traz as duas matérias, uma bem próxima da outra e pelas chamadas, nota-se na reportagem sobre Cícero Lucena, onde o título diz: PF ACUSA SENADOR ELEITO.
Enquanto que na matéria sobre Ney Suassuna, que não foi eleito no último pleito (mais abaixo), o título deixa bem claro: PF INDICIA SUASSUNA E CELCITA.

Cícero é acusado enquanto Ney já foi indiciado. No entanto não interessa quem cometeu o maior crime, não nos cabe aqui julgar tais "méritos". O que deve interessar a todos os paraibanos é a podridão que está na nossa política, bem como, nos nossos meios de comunicação. E, parodiando o Boris Casoy, só podemos dizer: IstoÉ uma Ver-go-nha!

por Paulo Rainério Brasilino
(vermelho de vergonha dos nossos representantes)

0

Lição Espírta n°05- Reynollds Augusto

1. "O espírita está informado de que o acaso não existe."
2. "A Doutrina Espírita está alicerçada na lógica e para ser espírita é impossível fugir dela."
3. "O Espiritismo é a doutrina da fé raciocinada."
4. "A Doutrina Espírita nos recomenda a fé raciocinada para que, desde a existência terrestre, possamos compreender que é lícito admirar o pensamento alheio e até seguí-lo, quando a isso nos decidamos, mas é preciso pensar por nós, a fim de que não venhamos a cair irrefletidamente no resvaladouro do erro ou no visco da obsessão."
5. "A Doutrina Espírita é o instituto universal de ensino e proteção, instalado por Allan Kardec, sob orientação do Mestre dos Mestres - Jesus Cristo."
6. "O Espiritismo abrange com a sua influência regenerativa e edificante não apenas a individualidade, mas também todos os círculos de atividade em que a pessoa respire."
7. "Doutrina que restaura o Cristianismo em sua pureza, é a religião natural da consciência na Terra e no Universo." (Sol Nas Almas, 55, CEC)'
8. "O Espiritismo não é simples religião igual às demais: é um método de viver." (Sol Nas Almas, 58, CEC).
9. "O Espiritismo é religião de livre exame, sem poderes humanos que lhe domestiquem as manifestações." (Sol Nas Almas, 4, CEC)
10. "O Espiritismo não pactua com interesses puramente terrenos." (Conduta Espírita, 10, FEB)
11. "A rigor, não há representantes oficiais do Espiritismo em setor algum da política humana." (Conduta Espírita, 10, FEB)
12. "O Espiritismo não tem chefes humanos e nenhum dos seareiros do seu campo de multiformes atividades é imprescindível no cenário de suas realizações." (Conduta Espírita, 46, FEB)
13. "A Doutrina Espírita entra no cenário do mundo, precisamente quando a investigação científica arreda para longe todos os resíduos das superstições humanas, a fim de mostrar que religião é sinônimo de vida eterna." (Sol nas Almas, 22, CEC)
14. "Doutrina do discernimento, o Espiritismo nos acorda para a valorização das forças da vida, ensinando-nos a preservá-la e a empregá-la com o proveito devido." (Sol nas Almas, CEC, 3)
15. "Doutrina Espírita é mensagem de Cristo, anunciando-nos que a felicidade de crer não está unicamente conjugada à responsabilidade de agir, mas também ao júbilo de criar, sentir, continuar e viver." (Sol Nas Almas,22, CEC)
16. "Espiritismo é sublime manancial de energia espiritual." (Opinião Espírita, 51, CEC)
17. "Pode-se caminhar de muitas maneiras, com inúmeros padrões existenciais, porem, para seguir segundo o Espiritismo só existe uma única medida em todas as situações da romagem humana - o metro da caridade sob a luz da consciência." (Sol Nas Almas, CEC, 58)
18. "Espiritismo é caridade em movimento." (O Espírito da Verdade, FEB, 2)
19. "A Doutrina Espírita, revivescendo o ensino de Jesus, não desconhece que a necessidade humana espera corações, cérebros e braços empenhados em resolver-lhes os trágicos desafios." (Sol nas Almas, CEC, 40)
20. "O espírita vive como vivem os outros, mas em todas as manifestações da existência é chamado a servir aos outros, através da atitude." (Opinião Espírita, 3, CEC)
21. "O amor é o coração do Evangelho e o espírito do Espiritismo chama-se caridade." (Opinião Espírita, 19, CEC)
22. "O Espiritismo ensinar-te-á como viver proveitosamente, em plenitude de alegria e de paz, ante o determinismo da evolução." (Opinião Espírita, 35, CEC)
23. "Justa, dessa forma, a iniciativa de trazer a Doutrina Espírita à concorrência honesta das normas que as religiões e as filosofias apresentam às criaturas, no sentido de lhes facilitar a existência.

0

Efeitos do Salário Mínimo para os Agentes Econômicos

No Próximo mês de Abril de 2007 começa a vigorar o novo valor, aprovado pelo Congresso Nacional, de 380,00 reais para o salário mínimo.

O salário mínimo brasileiro vem desde os tempos do governo do Presidente Vargas quando foi criado em 30 de Abril de 1938 e tem uma história cheia de altos e baixos até os tempos atuais.

A Constituição Federal de 1988 definiu em Art. 7°, IV O salário mínimo como: “salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim”.

Você leitor deve estar perguntando: Qual a importância de um aumento de 30,00 (380,00-350,00) no salário mínimo?. E eu lhe digo o seguinte: é de grande importância como mecanismo de política econômica e na distribuição de renda das regiões mais pobres do país, pois se injeta mais dinheiro nas economias locais, no comércio local. A título de exemplo, vou citar um pensionista da previdência social que recebe um mínimo e tem de dois a três agregados dependentes, melhora, em termos, a condição de vida. O aumento, do ano passado, de 300,00 para 350,00 de 50,00 serviu para re-eleger o Presidente Lula, mesmo com todas as denuncias de corrupção em seu governo. Nas prefeituras do nordeste, aumenta mais a folha de pagamento e faz circular mais moedas no comércio local, como também nas empresas, no emprego doméstico formal etc. Para reforçar mais nossa explanação, vamos supor que em, Itaporanga Paraíba, uma agencia de banco qualquer pague a mil velhinhos com o aumento do mínimo em abril; isso significaria um acréscimo a mais de 30 x 1000,00 igual a 30.000,00 reais somente nessa agencia. Agora, imagine em cada agencia de banco distribuída por toda Paraíba. Imagine os efeitos em todos os setores da economia brasileira impulsionada pelo acréscimo do salário mínimo. Muito embora a remuneração de um salário mínimo provoque repudio em alguns. Uma vez perguntaram a um determinado Governador da Paraíba o que ele faria se ganhasse como remuneração um salário mínimo, e ele prontamente respondeu: “eu daria um tiro no meu próprio ouvido”.

Um aumento exagerado no salário mínimo, por exemplo, se aumentassem de 350,00 para 1.000,00, supondo que atual conjuntura da previdência fosse a mesma e mantendo os mesmos aparatos legais na legislação brasileira, provocaria uma quebradeira geral; a começar pela Previdência Social que iria ter mais despesas que receitas; aumentaria cada vez mais o rombo previdenciário e inviabilizaria a política previdenciária. Nas prefeituras pobres, provocaria uma despesa com a folha de pagamento de pessoal maior que a receita, provocando exonerações e demissões em massa. Nas empresas, nos empregos domésticos etc. Por exemplo: qual o indivíduo da classe média (classe massacrada atualmente) que contrataria uma empregada doméstica por 1000,00. Seria um desemprego assustador.

Existem saídas, em estudo, para a política de salário mínimo do governo sem impactar diretamente na previdência; só que atualmente, dada a nossa forma de legislação, seria inviável. Teria de se mudar a Lei.

A nova programação econômica do presidente Lula veio com novas regras para o mínimo, podendo se dar aumento com base nos acréscimos do PIB e da inflação anual.

Francisco Carlos de Alexandria
Economista

0

Brasileiro é quem navega mais tempo na internet


O tempo de navegação residencial do brasileiro na internet continua a crescer. Segundo o Ibope, em dezembro de 2006, o tempo médio de conexão chegou a 21h39min

Brasileiro é quem navega mais tempo na internet O tempo de navegação residencial do brasileiro na internet continua a crescer. Segundo o Ibope, em dezembro de 2006, o tempo médio de conexão chegou a 21h39min por pessoa, 8% mais que em novembro. Entre dez países pesquisados com a mesma metodologia, o Brasil ficou em primeiro. Os mais próximos foram a França, com 18h41min, os Estados Unidos, com 18h05min, a Austrália, com 17h41min, e o Japão, com 17h40min. “Foi o oitavo mês seguido em que o tempo por usuário residencial no Brasil ficou acima das 20h mensais e a primeira vez que passou das 21h”, informou José Calazans, analista de internet do Ibope. O total de usuários ativos de internet residencial chegou ao patamar de 14,4 milhões de pessoas, 18% maior que dezembro de 2005. Entre as categorias que mais cresceram em tempo de navegação em relação ao mês anterior está o comércio eletrônico, que aumentou em 23%. O tempo médio passou de 31min em novembro para 37min mensais. O número de usuários únicos residenciais de comércio eletrônico subiu ainda 3% sobre novembro, 14% sobre outubro e 23% sobre dezembro de 2005. Atingiu, assim, 8,2 milhões de compradores, o que equivale a 56,7% do total de usuários ativos. A audiência de outros sites relacionados com e-commerce também aumentou. Os de telefonia móvel, por exemplo, superaram os 4 milhões de usuários únicos. Os sites de viagens e turismo chegaram a ter 3,5 milhões de usuários. Segundo Calazans, os dados mostram que os usuários acessam a internet cada vez mais para necessidades como compras, lazer e comunicação. Os principais interesses continuam sendo buscadores, portais e comunidades, com mais de 13 milhões de usuários únicos por mês, e Comunicadores de Mensagens Instantâneas, com tempo de uso acima das 5h mensais por pessoa.
Revista Consultor Jurídico, 24 de janeiro de 2007

0

JULGAMENTOS

Desconheço a autoria

Havia numa aldeia um velho muito pobre que possuía um lindo cavalo branco. Numa manhã ele descobriu que o cavalo não estava na cocheira.
Os amigos disseram ao velho:
- Mas que desgraça, seu cavalo foi roubado!

E o velho respondeu:
- Calma, não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não está mais na cocheira. O resto é julgamento de vocês.

As pessoas riram do velho. Quinze dias depois, de repente, o cavalo voltou. Ele havia fugido para a floresta. E não apenas isso; ele trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo.

Novamente as pessoas se reuniram e disseram:
- Velho, você tinha razão. Não era mesmo uma desgraça, e sim uma benção.

E o velho disse:
- Vocês estão se precipitando de novo. Quem pode dizer se é uma benção ou não? Apenas digam que o cavalo está de volta...

O velho tinha um único filho que começou a treinar os cavalos selvagens. Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um dos cavalos e fraturou as pernas.

As pessoas se reuniram e, mais uma vez, se puseram a julgar:
- E não é que você tinha razão, velho? Foi uma desgraça seu único filho perder o uso das duas pernas.

E o velho disse:
- Mas vocês estão obcecados por julgamentos, hein? Não se adiantem tanto. Digam apenas que meu filho fraturou as pernas. Ninguém sabe ainda se isso é uma desgraça ou uma bênção...

Aconteceu que, depois de algumas semanas, o país entrou em guerra e todos os jovens da aldeia foram obrigados a se alistar, menos o filho do velho. E os que foram pra guerra, morreram ...

Quem é obcecado por julgar, cai sempre na armadilha de basear seu julgamento em pequenos fragmentos de informação, o que o levará a conclusões precipitadas e consequentemente a erros
que poderão ser irreversíveis para a vida.

Nunca encerre uma questão de forma definitiva, pois quando um caminho termina, outro começa, quando uma porta se fecha outra se abre.
por Rainério

domingo, janeiro 28, 2007

0

A COISA MAIS BELA DO MUNDO

Um célebre pintor, que tinha realizado vários trabalhos de grande beleza, convenceu-se, certo dia, de que ainda lhe faltava pintar a sua obra prima.

Em sua procura por um motivo, numa poeirenta estrada,encontrou um idoso sacerdote que lhe perguntou para onde se dirigia.

- Não sei, respondeu o pintor.
Quero pintar a coisa mais bela do mundo. Talvez que o senhor possa me orientar.

É muito simples- disse o sacerdote
- Em qualquer igreja ou crença você achará o que procura. A fé é a mais bela coisa do mundo.

Prosseguiu viagem o pintor. Mais tarde, perguntou a uma jovem noiva se sabia qual a coisa mais bela do mundo.

O amor - respondeu ela.
- O amor torna os pobres em ricos, suaviza as lágrimas, faz muito do pouco. Sem amor, não há beleza.

Continuou ainda o pintor a sua procura.
Um soldado exausto cruzou o seu caminho, e quando o pintor lhe fez a mesma pergunta, respondeu:
A Paz é a mais bela coisa do mundo. A guerra a coisa mais feia. Onde você encontrar a paz, fique certo de que encontrará a beleza.

- Fé, Amor e Paz.
Como poderei pintá-las? -pensou tristemente o artista.
Meneando a cabeça desanimado, tomou o rumo de casa.

Ao entrar em sua própria casa, deu com a coisa mais bela do mundo.
Nos olhos dos filhos estava a .
O Amor brilhava no sorriso de sua esposa.
E aqui,em seu lar, havia a Paz de que lhe falara o soldado.
Realizou assim o pintor o quadro "A coisa mais bela do mundo". E, terminando-o, chamou-lhe
"LAR".

* * * * *

COMO ESQUECER

Como Esquecer?
Como esquecer os dias cinzentos
Se são eles que me trazem o brilho do sol?
Como esquecer as derrotas
Se são elas que me proporcionam vitórias?
Como esquecer os erros
Se são eles que me dão lições?
Como esquecer a solidão
Se foi ela que me trouxe os amigos?
Como esquecer as tristezas
Se elas é que fizeram a minha sorte mudar?
Como esquecer os planos fracassados
Se só o fracasso pode me dar a ventura de sonhar?
Mensagens enviadas por Sueli Brasilino

0

Revista Isto É traz matéria com denúncias contra Cicero

Jurídico atribui estratégia a Ney e Sistema Correio, ‘denunciados por improbidade'

A edição desta semana da Revista IstoÉ veicula reportagem relembrando denúncias da Policia Federal e outros órgãos de fiscalização de "desvio de R$ 20,4 milhões por parte do novo senador Cicero Lucena". O juridico do ex-prefeito atribui tudo a tentativa do senador Ney Suassuna e do Sistema Correio, "em última manobra para tentar a posse do senador eleitor, logo ele envolvido com denúncias graves de improbidade".

A reportagem da Isto É detalha aspectos do processo em que relaciona ex-assessores de Cicero como executores de armações comandadas pelo próprio ex-prefeito e, pela primeira vez, relaciona o ex-secretário Everaldo Sarmento como co-responsável por todas as manobras ao lado do ex-prefeito.

Segundo a revista, em depoimentos na Policia Federal ex-secretários da infraestrutura, como Potengi Holanda, Rúbria Beniz e Evandro de Almeida, revelam detalhes da operação fraudulenta.

Walter Agra acusa Ney e Sistema Correio de estarem a serviço de orquestração

Pela primeira vez, o advogado Walter Agra, da defesa do ex-prefeito Cicero Lucena, comenta a conjuntura envolvendo o senador Ney Suassuna e o Sistema Correio como maquinando meios "inconsistentes" de querer impedir a posse do senador eleito Cicero Lucena, através de dénúncias requentadas.

- Enfim, está acabando o momento de tanta maldade e de orquestrações promovidas contra o senador eleito que, até agora, somente tem sido atacado sem direito de defesa como vai acontecer num tempo bem próximo - argumentou.

Walter Agra lembrou que "há anos Cicero tem sido alvo injustamente de acusaçoes inverídicas, como se renova neste momento, mais uma vez com a Istoé, envolvida em manobra para tentar impedir a posse liquida e certa do ex-prefeito".

O advogado além de restrições à postura da revista, disse abertamente que, a partir do dia primeiro "são eles que vao se defender de acusaçoes graves dee improbidade denunciadas pela Policia Federal e a Receita Federal trazendo, aí assim, graves denúncias de improbidade".

Para ele, os documentos existentes contra Ney logo deixarão de estar em segredo de justiça, "porque até então ele tinha imunidade e a Paraiba vai conhecer os verdadeiros desonestos, segundo os autos".

Agra informou, por fim, que Cicero vai ter um dos 81 votos agora para se defender e provar quem "de fato sao os desonestos da Paraiba".

As fraudes do novo senador

De acordo com a matéria da revista, o teor na integra da denuncia é a seguinte:

Escutas, depoimentos e documentos levam PF
a apontar o tucano Cícero Lucena como chefe
de uma quadrilha que roubou R$ 20,4 milhões
da Prefeitura de João Pessoa. Detalhe: em
fevereiro, ele toma posse no Senado

Por Hugo Marques

A Roma antiga inspirou a composição do Senado nos países do mundo ocidental. Em qualquer nação, é uma assembléia de nobres. No Brasil, o Senado acolhe ex-presidentes da República, ex-governadores. E ex-prefeitos.

Um deles, de nome romano, desembarca em Brasília nos próximos dias para a posse no novo Senado: é Cícero de Lucena Filho (PSDB), ex-prefeito de João Pessoa (PB). Mas, ao contrário do filósofo que inspirou seu nome, Cícero assumirá tendo de dar explicações à Justiça e ao povo que o elegeu.

Uma investigação da Polícia Federal concluiu que Cícero é o mentor de uma quadrilha especializada em fraudar a prefeitura. Ele comandou desvios, de acordo com as perícias do Instituto Nacional de Criminalística da PF, de pelo menos R$ 20,4 milhões.

A composição da quadrilha está comprovada em depoimentos de ex-secretários de Cícero, documentos apreendidos nas residências de políticos, quebra de sigilo e escutas com autorização judicial. Escutas até de Cícero.

Os documentos que comprovam o envolvimento do ex-prefeito com a quadrilha estão sob segredo de Justiça. A PF produziu o relatório em fevereiro, depois de cruzar documentos apreendidos na Operação Confraria, de 2005, que levou Cícero para a cadeia por um dia. A PF identificou “pagamento de propina a Cícero Lucena”, fraudes em licitações, sobreposição de recursos federais para a mesma obra e doações para fins políticos.

A Receita Federal detectou irregularidades entre a declaração de Imposto de Renda dos familiares de Cícero e as movimentações financeiras. Diversos bens utilizados por eles são frutos de “doações” de outros políticos, como um Audi A3 utilizado pela filha de Cícero. Os sócios das empresas em que participam os descendentes de Cícero são prováveis “laranjas”.

A fraude se dava nas licitações. Os secretários de infra-estrutura de Cícero faziam termos adulterados de cessão de licitações do início da década de 90, que eram utilizadas nas contratações da prefeitura na gestão Lucena, em 2000. Na lista de ex-secretários que participaram da fraude estão Potengi Holanda, Rúbria Beniz e Evandro de Almeida.

Pelo menos R$ 58 milhões foram aplicados irregularmente. Na construção de uma rede de galerias e canais de drenagem, os serviços não realizados somam uma fraude de R$ 2,8 milhões.

Numa obra de esgotamento sanitário, a PF detectou superfaturamento de R$ 3,6 milhões. Na obra de urbanização e infra-estrutura no Vale do Jaguaribe, a PF identificou superfaturamento de R$ 3 milhões. Tudo dinheiro do governo federal.

Os engenheiros da prefeitura atestavam medições falsas para possibilitar as fraudes. Em uma das escutas, Rúbria destaca um dos tipos de fraudes para validar as medições: “É fazer um relatoriozinho de 25 páginas... Nem que a montagem a gente faça”, diz ela. Para a PF, Cícero é o mentor intelectual das fraudes.

Em uma das escutas, o próprio Cícero traça estratégia para intimidar engenheiros. “Nós vamos fazer uma cartorária, deixa eu lhe dizer por quê. Porque aí os engenheiros vão começar a ter medo de tá emitindo opinião, você tá me entendendo?”, diz Cícero.

“Tá certo. Intimidação. Tudo bem”, responde um dos advogados do ex-prefeito. Evandro e Rúbria concordam em adotar uma matemática mentirosa para ludibriar o poder público ao descobrirem que adotaram preços superiores aos praticados pelo DER, que cobrava R$ 6,94 do “item meio-fio granito”, enquanto a prefeitura pagava R$ 14,24.

“O preço do DER deu menor”, diz Evandro. “Tem que fazer uma composição mentirosa.”

Evandro confessou na PF sua participação no esquema e acusou Cícero Lucena de ser o chefe. “Havia na secretaria a prática de firmar cessões de direitos e obrigações contratuais, aproveitando antigas concorrências”, confirma Evandro.

“Era informado verbalmente a qual empresa seria cedido o contrato, sendo tal informação prestada pessoalmente pelo prefeito Cícero Lucena.” O ex-secretário Potengi também confirmou as fraudes.

Outro nome - “A informação de qual empresa deveria ser beneficiada lhe era trazida por Everaldo Sarmento ou por Cícero Lucena”, diz Potengi no depoimento.

“O ex-prefeito Cícero Lucena teve conhecimento dessa anuência.” Em duas conversas gravadas pela PF, o próprio Cícero está convicto de que vai ser preso: “Rúbria, vamos nos encontrar, antes de a gente se encontrar na cadeia, Rúbria”, diz Cícero.

Posição - Para o Ministério Público na Paraíba, havia uma “máfia” na prefeitura. Em outubro, a Justiça decretou a indisponibilidade dos bens de Cícero, para ressarcir danos ao erário. S

ó pela construção de um viaduto, Cícero e seus secretários terão de devolver R$ 1,6 milhão. Com a posse no Senado, o processo contra Cícero deve ser encaminhado ao Supremo Tribunal Federal. O destino do Cícero está nas mãos da Procuradoria Geral da República, que terá a chance de expulsar do poder público um homem que, para a polícia, diante dos fatos, é um corrupto rematado.

0

VERGONHA NACIONAL (mais uma)


Verbas extras de parlamentares chegam a R$ 81 milhões

Último Segundo Os gastos com pagamento de verbas extras aos parlamentares chegaram a R$ 81,330 milhões no ano passado. Com o valor, seria possível construir 2.900 casas populares ou pagar benefícios do programa Bolsa-Família a 113 mil famílias durante um ano. As informações são do jornal “O Globo”.

As verbas indenizatórias têm que ser comprovadas com notas e podem ser usadas para pagar despesas como passagens, hospedagens, combustíveis, contratações de consultores, aluguel, divulgação da atividade parlamentar e até compra de material de escritório. Cada deputado pode gastar até R$ 180 mil por ano.

Levantamento feito pelo jornal nas prestações de contas apresentadas por 625 deputados que estiveram na Câmara na Legislatura que termina esta semana indica que 74 deles gastaram o valor máximo.

Uma análise das despesas mostra a forma como os parlamentares usam o dinheiro. Em abril, quando foi estabelecido o limite de R$ 4,5 mil para as despesas com combustíveis – até então consideradas excessivas – os deputados começaram a apresentar notas de despesas como hospedagem, locomoção, contratação de consultoria, alimentação, pesquisas e assessorias, ou seja, mudaram o tipo de despesa, no entanto, continuaram gastando o valor máximo.
por Rainério

0

Lição Espírita N°04 - Reynollds Augusto

· De que trata?"O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia ele compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações." Allan Kardec


· Qual a sua missão?"O Espiritismo tem por missão fundamental, entre os homens, a reforma interior de cada um, fornecendo explicações ao porquê dos destinos, razão pela qual muitos conceitos usuais são por ele restaurados ou corrigidos." (O Espírito da Verdade, FEB, 8)
· Precisamos mudar e mudar para melhor:"Desde a primeira hora da Doutrina Espírita recomendam os Emissários da Esfera Superior uma reforma urgente, inadiável, intransferível: a reforma de cada um de nós, nas bases traçadas pelo Evangelho de Jesus."

· A fé raciocinada:"O raciocínio descobre a vizinhança entre a fé e o entendimento e a distância entre a fé e o fanatismo."