sábado, maio 26, 2007

3

AMIGOS

Pudera eu ter o dom de um poeta ou de um músico para poder colocar em verso e melodia o sentimento de uma amizade.

Amigo ocupa mais espaço do que somente o lado esquerdo do peito. Amigo é aquele com quem choro. É aquele com quem rio. É aquele com quem exploro riachos e cachoeiras dentro de mim.

Amigo é um só. Não importa se tenho um ou cem. Cada um,em cada momento, é especial, é único, é vital.
Amigo não se escolhe... Não se "pede" ninguém em amizade. Ela existe ou não...sem tempo predeterminado...

Sem prazo para iniciar. Amizade é sentimento,é afeto, amor,respeito,veracidade,troca,
carinho,cumplicidade... É um beijo...Um abraço...Um afago...

UM FINAL DE SEMANA LINDO, PRA VOCÊ
Sueli Brasilino

sexta-feira, maio 25, 2007

0

Carta do Matuto para Bush....

Compadre George Bush Júnior,

Envio essas mal-traçadas linhas daqui do interiorzão do Paraná, no Brasil, preocupado com essa tar de Tercera Guerra. Minha muié disse que vai caí bomba no meu quintar que ocê já considera seu, há muito tempo.

Tô preocupado, Júnior, porque si acauso caí uma bomba no meu quintar a Gertrudes, minha galinha de estimação, não vai botar ovo de jeito manera, e daí nóis nun vai te dinheiro nem pra pagá os impostos que o governo manda procês mode os impréstimos que fizeram em nosso nome.

Sabe, Júnior, ocê é muito novo e ganhô esse cargo de Presidente do seu pai, e tarveis nun vai entedê o que eu vô escrevê ocê nun devia amarrá o seu porco no quintar do vizinho, esses tar de Jacob que só arruma confusão.

Compraro briga com os vizinhos árabes, do outro lado da cerca, e começô a confusão toda, porque seu porco foi de imbruio e tudo. Por causa do Jacob ocês jogaro bomba em muitos vizinhos, uns até do outro lado do riachão, aqueles que falam dum jeito que nun entendo patavina.
Então ocê apeia desse porco, Júnior, faz as pazes com os vizinhos e larga mão de conta lorota porque esses tar de terrorista nun tão pra brincadera.

Ocê disse que eles nun entrava na sua casa e taí o resurtado, e por aqui a gente diz que portera onde passa um boi, passa uma boiada.

Então nóis nun qué vê de jeito manera que continue essa barbaridade na sua casa, Júnior, mas ocê tem que tomá jeito de gente, apeá desse porco que o Jacob armô procê. Eu nun quero nem sabê de guerra, Júnior, tô aqui cuidando das criação pra pagá os impréstimos, que o vizinho Leonel disse que é tudo dinheiro robado, mais que nóis tem que pagá de quarqué manera sinão ocêis leva até a Amazônia.

Tome tento, Junior, porque nóis nun é tão ignorante como ocê pensa, e sabemos que vai sobrá pra nóis se ocê num apeá desse porco agora mesmo, reuní a vizinhança e acerta a paz entre todos.

Num quero nem ouvi falá que ocê vai joga bomba no tar de Afeganistão porque vi o firme deles, tudo andando em burrico, iguar nóis aqui, então eles também num pode ser gente ruim.

Ocê pára de tomá esses comprimidos de tarja preta e apeia desse porco, mode a gente continuá em paz, cuidando da criação, porque nessa semana a Gertrudes chocô uns ovos que vão dá umas poedeiras que vão bota ovo até pra gente manda pros estrangero. Sossega Júnior e dêxa nóis vivê queto no nosso canto.

Com solidariedade e respeito,

Tião Barbosa
Riachão do Fim do Mundo

quinta-feira, maio 24, 2007

0

Nossa Língua Portuguesa

4Alfabeto passa a ter 26 letras

Está para entrar em vigor a unificação da Língua Portuguesa que prevê, entre outras coisas, um alfabeto de 26 letras.

"A frequência com que eles leem no voo é heroica!". Ao que tudo indica, a frase inicial desse texto possui pelo menos quatro erros de ortografia. Mas até o final do ano, quando deve entrar em vigor o "Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa", ela estará corretíssima. Os países-irmãos Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste terão, enfim, uma única forma de escrever.

As mudanças só vão acontecer porque três dos oito membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) ratificaram as regras gramaticais do documento proposto em 1990. Brasil e Cabo Verde já haviam assinado o acordo e esperavam a terceira adesão, que veio no final do ano passado, em novembro, por São Tomé e Príncipe.

Tão logo as regras sejam incorporadas ao idioma, inicia-se o período de transição no qual ministérios da educação, associações e academias de letras, editores e produtores de materiais didáticos recebam as novas regras ortográficas e possam, gradativamente, reimprimir livros, dicionários, etc.

O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.

O que muda

As novas normas ortográficas farão com que os portugueses, por exemplo, deixem de escrever "húmido" para escrever "úmido". Também desaparecem da língua escrita, em Portugal, o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado, como nas palavras "acção", "acto", "adopção", "baptismo", "óptimo" e "Egipto".

Mas também os brasileiros terão que se acostumar com algumas mudanças que, a priori, parecem estranhas. As paroxítonas terminadas em "o" duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de "abençôo", "enjôo" ou "vôo", os brasileiro terão que escrever "abençoo", "enjoo" e "voo".

Também não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes, ficando correta a grafia "creem", "deem", "leem" e "veem".

O trema desaparece completamente. Estará correto escrever "linguiça", "sequência", "frequência" e "quinquênio" ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.

O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação do "k", do "w" e do "y" e o acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição).

Outras duas mudanças: criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como "louvámos" em oposição a "louvamos" e "amámos" em oposição a "amamos", além da eliminação do acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia".

Fontes:
Reforma da Língua Portuguesa: os tremas vão cair
Alfabeto passa a ter 26 letras

Antônio Houaiss

A escrita padronizada para todos os usuários do português foi um estandarte de Antônio Houaiss, um dos grandes homens de letras do Brasil contemporâneo, falecido em março de 1999. O filólogo considerava importante que todos os países lusófonos tivessem uma mesma ortografia. No seu livro "Sugestões para uma política da língua", Antônio Houaiss defendia a essência de embasamentos comuns na variedade do português falado no Brasil e em Portugal.


terça-feira, maio 22, 2007

0

Atlético de Cajazeiras vai participar da série C do Brasileirão


O Atlético de Cajazeiras vai participar da série C do Campeonato Brasileiro de Futebol. A expectativa de que o time abdicasse desse direito, por falta de condições financeiras para disputar, foi frustrada às 18 horas desta segunda-feira, prazo fatal para se decidir: o clube não enviou qualquer comunicado à Federação Paraibana de Futebol (FPF) comunicando a desistência.

Segundo informações de Socorro Leite (Socorro de Abdon), assessora da presidente da Federação, Rosilene Gomes, até o prazo estabelecido, a FPF não recebeu qualquer comunicado do Atlético Cajazeirense. Portanto, automaticamente o Trovão Azul apenas confirmou que será o representante paraibano na competição.

A notícia de que o Atlético iria desistir de competir agitou o mundo esportivo da Paraíba na tarde desta segunda-feira (22). Caso o Trovão Azul desistisse de competir, seria imediatamente substituído pelo Sousa. Na desistência deste, o time imediatamente convocado para representar a Paraíba seria o Campinanse, depois o Botafogo e, por último, o Treze de Campina Grande.


* O Treinador do Atlético é nosso conterrâneo Reginaldo Sousa (Professor Reginaldo).

Presidente do Atlético de Cajazeiras afirma que não existe crise no clube

Respondendo à matérias veiculadas, afirmando a existência de uma grave crise financeira no Trovão Azul, e que ameaçava impedir o clube de participar da Série “C” deste ano, o presidente do clube, Joselito Feitosa (foto), desmentiu atrevés de e-mail.

No documento, Joselito afirma não existir nenhum tipo de crise no clube, que o objetivo é evitar futuros problemas financeiros que poderiam ser causados pelos autos custos da competição nacional.
Estruturar o clube para a próxima temporada é também um das metas da diretoria atleticana.

Leia o documento na íntegra:

"Gostaria de comunicar que em nenhum momento a Presidência do Atlético falou em crise financeira, terminamos a competição estadual com poucos débitos, pagáveis, sem problemas, os jogadores já foram todos embora, restando agora somente 5 jogadores de casa e com valores inferior a 6 mil reais todos. O que não queremos é entrar em um possível crise com a participação na série C, que na verdade não nos trará grandes frutos, por não termos o apoio da CBF e pelos altos custos da competição, o que queremos é estruturar nosso clube para que na próxima temporada estejamos com uma estrutura sólida e formamos um time melhor do que o que foi vice campeão nesta temporada. CRISE FINANCEIRA NÃO EXISTE NO ATLÉTICO, que fique claro isto".
Joselito Feitosa

0

87,6% não usam internet na Paraíba

Com a chegada do computador, da internet e dos recursos audiovisuais nas escolas, a educação caminha para uma nova era. O universo digital promete causar uma verdadeira revolução no sistema de ensino, afirmam os especialistas.

Mas, os números mostram que a Paraíba ainda está muito longe de incorporar esses mecanismos à sua rede escolar. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que, das 6.059 escolas da rede de educação básica, no Estado, apenas 419 possuem laboratórios de informática.

A última pesquisa sobre inclusão digital do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2005, revela que 87,6% dos paraibanos com mais de 10 anos de idade não tinham acesso à internet.

segunda-feira, maio 21, 2007

0

Mototaxista é executado com tiro na nuca

O mototaxista Davi do Nascimento, 22 anos, foi assassinado na tarde deste sábado (19/05), por um elemento desconhecido. O crime ocorreu no Triângulo que dá acesso a cidade de Igaracy no km 10 da BR-361, que liga os municípios de Piancó e Itaporanga.

Segundo informações da polícia, o assassino pegou uma corrida com a vítima e ao chegar no triângulo (provavelmente) mandou o mototaxista parar. Após estacionar sua moto Honda CG Fan 125, cor preta, placa DUV 0345 São Paulo, Davi Nascimento foi surpreendido com um tiro na nuca, disparado pelo então passageiro.

O mototaxista teve morte instantânea, enquanto o assassino fugiu do local levando a moto da vítima. O fato foi informado a policia da região que realizou diligências, porém não encontrou pistas do homicida.
Marcos Oliveira - Patosonline

0

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o resultado do Mapa da Exploração sexual infanto-juvenil em rodovias federais do País. O documento apresentado nesta sexta-feira (18) revelou que a Paraíba apresentou um aumento de 42,8% em relação ao ano passado. O Estado foi o terceiro do Nordeste e o nono do Brasil a apresentar o maior crescimento do número de pontos. Ao todo são 50 contra 35 identificados em 2006.

Postos de combustível, bares, motéis e restaurantes às margens das BRs 230 e 101, entre o Litoral e o Sertão, são apontados na pesquisa que revelou existir em 1.918 pontos no país.

O mapa da exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias federais começou a ser elaborado em 2004 através de uma parceira entre a PRF e a Secretaria Especial dos Diretos Humanos da Presidência da República.

Um pacto de combate à violência sexual infantil foi assinado na sexta-feira na Capital pelo Ministério Público e as secretárias de Saúde do Estado e de municípios da Grande João Pessoa além dos conselhos regionais de Medicina, Enfermagem e Assistência Social.

Entre as ações do pacto está a aplicação de multa de três a 20 salários mínimos, a médicos, professores ou responsáveis por unidades de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola e creches que forem omissos em denunciar casos de violência contra crianças.
por Rainério

domingo, maio 20, 2007

0

Corrupção desviou mais de R$ 100 mi na Paraíba, diz Focco

Mais de R$ 100 milhões foram desviados dos cobres públicos da Paraíba nos últimos dois anos. A Advocacia Geral da União moveu 211 ações (a maioria contra prefeitos e ex-prefeitos) na tentativa de recuperar quase R$ 8 milhões. O Tribunal de Contas da União imputou débitos de R$ 19,35 milhões contra gestores, que também foram multados em R$ 515 mil.

A Receita Federal comprovou desvios de R$ 60 milhões praticados por pessoas físicas e empresas que passaram a mão no dinheiro público. O Tribunal de Contas do Estado imputou débitos a maus gestores que desviaram R$ 18 milhões.

Esses dados numéricos foram constatados e comprovados pelos integrantes do Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção), conforme assegura o procurador da República da 5ª Região, com sede em Recife, Fábio George Cruz da Nóbrega, um dos idealizadores e fundadores do Focco no período em que esteve à frente da chefia da Procuradoria da República na Paraíba.

0

A Verdade Está Na Cara, Mas Não Se Impõe

O que foi que nos aconteceu? No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor, “explicáveis” demais. Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas.

Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada rola. A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe. Isto é uma situação inédita na História brasileira.

Claro que a mentira sempre foi a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, claro que não esquecemos a supressão, a proibição da verdade durante a ditadura, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada.

Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos.

Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes , as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo. Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações.

Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente nem remorso nem vergonha do que faz.
Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder.
Este governo é psicopata!!!

Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nádegas.
A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de “povo”, consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações “falsas”, sua condição de cúmplice e comandante em “vítima”. E a população ignorante engole tudo. Como é possível isso?

Simples: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes na fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados - nos comunica o STF.

Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização. Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse governo.

Sei que este é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tem de ser escrito…
Está havendo uma desmoralização do pensamento. Deprimo-me: “Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?”. A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua.

Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio, tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo .

A cada cassado perdoado, a cada negação do óbvio, a cada testemunha, muda, aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais aos fatos!

Pior: que os fatos não são nada - só valem as versões, as manipulações.
No último ano, tivemos um único momento de verdade, louca, operística, grotesca mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de nossa política.

Depois surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da CPI dos Correios e o parecer do procurador-geral da República. São verdades cristalinas, com sol a pino.

E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de “gafe”. Lulo-petistas clamam:
“Como é que a Procuradoria Geral, nomeada pelo Lula, tem o desplante de ser tão clara! Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito, e como o Delcídio Amaral não mentiu em nome do PT? Como ousaram ser honestos?”.

Sempre que a verdade eclode, reagem. Quando um juiz condena rápido, é chamado de “exibicionista”. Quando apareceu aquela grana toda no Maranhão (lembram, filhinhos?), a família Sarney reagiu ofendida com a falta de “finesse” do governo de FH, que não teve a delicadeza de avisar que a polícia estava chegando…

Mas agora é diferente. As palavras estão sendo esvaziadas de sentido.

Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para coonestar seus crimes, o governo do Lula está criando uma língua nova, uma novi-língua empobrecedora da ciência política, uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para o futuro político simplista que está se consolidando no horizonte. Toda a complexidade rica do país será transformada em uma massa de palavras de ordem, de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o populismo e o simplismo.

Lula será eleito por uma oposição mecânica entre ricos e pobres, dividindo o país em “a favor” do povo e “contra”, recauchutando significados que não dão mais conta da circularidade do mundo atual.

Teremos o “sim” e o “não”, teremos a depressão da razão de um lado e a psicopatia política de outro, teremos a volta da oposição mundo x Brasil, nacional x internacional.

A esquematização dos conceitos, o empobrecimento da linguagem visa à formação de um novo ethos político no país, que favoreça o voluntarismo e legitime o governo de um Lula 2 e um Garotinho depois.

Assim como vivemos (por sorte…) há três anos sem governo algum, apenas vogando ao vento da bonança financeira mundial, só espero que a consolidação da economia brasileira resista ao cerco político-ideológico de dogmas boçais e impeça a desconstrução antidemocrática. As coisas são mais democráticas que os homens.

Alguns otimistas dizem: “Não… este maremoto de mentiras nos dará uma fome de verdades!”. Não creio. Vamos ficar viciados na mentira corrente, vamos falar por antônimos.

Ficaremos mais cínicos, mais egoístas, mais burros.

O Lula reeleito será a prova de que os delitos compensaram. A mentira será verdade, e a novi-língua estará consagrada.
Arnaldo Jabor

0

Poema sem nome

Era tão pequeno que ninguém o via.
Dormia sereno enquanto crescia.
Sem falar, pedia - porque era semente -
ver a luz do dia como toda a gente.
Não tinha usurpado a sua morada.
Não tinha pecado. Não fizera nada.
Foi sacrificado enquanto dormia,
esterilizado com toda a mestria.
Antes que a tivesse, taparam-lhe a boca
- tratado, parece, qual bicho na toca.
Não soltou vagido. Não teve amanhã.
Não ouviu "Querido"... Não disse "Mamã"...
Não sentiu um beijo. Nunca andou ao colo.
Nunca teve o ensejo de pisar o solo,
pezito descalço, andar hesitante,
sorrindo no encalço do abraço distante.
Nunca foi à escola, de sacola ao ombro,
nem olhou estrelas com olhos de assombro.
Crianças iguais à que ele seria,
não brincou com elas nem soube que havia.
Não roubou frutas, não ouviu os grilos,
não apanhou rãs nos charcos tranquilos.
Nunca teve um cão, vadio que fosse,
a lamber-lhe a mão à espera do doce.
Não soube que há rios e ventos e espaços.
E invernos e estios. E mares e sargaços.
E flores e poentes. E peixes e feras
as hoje viventes e as de antigas eras.
Não soube do mundo. Não viu a magia.
Num breve segundo, foi neutralizado com toda a mestria.
Com as alvas batas, máscaras de entrudo,
técnicas exatas, mãos de especialistas
negaram-lhe tudo (o destino inteiro...)
- porque os abortistas nasceram primeiro.

Renato de Azevedo