sexta-feira, fevereiro 16, 2007

0

Lição Espírita n° 19 - Súplica da Natureza

( Do Espírito "UM AMIGO POETA" recebido por Lúcia no Centro Espírita Jesus de Nazareth - Catingueira -Pb)

Sou um oceano que geme
Ante tanta poluição
Eu sou a Terra que treme
Ante Tanta destruição.

Sou a floresta que arde
Vendo o fogo incandescente
Há sempre um machado covarde
Nas mãos de um inconsciente.

Eu sou um rio sereno
Que a corrente procura
Contenho tanto veneno
Minha água já não é pura.

Eu enfeito essa paisagem
E fujo da perseguição
Sou um animal selvagem
Mas estou em extinção.

Sou uma árvore frondosa
Com tóxico fui adubada
Minha fruta não é gostosa
Também foi contaminada.

Sou um peixe que reclama
Por um socorro urgente
Sou um pássaro que declama
Por ar puro novamente.

Possuo rara beleza
Ao teu senso recorro
Enfim, sou a natureza
Que está pedindo socorro.

0

Lição Espírita nº 18- A casa Queimada

( Por Reynollds Augusto)

Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus, e sabia que Deus o protegeria.

Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar um dos motores falhou e o piloto teve que fazer um pouso forçado no oceano. Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservasse em cima da água. Ficou boiando à deriva durante muito tempo até que chegou a uma ilha não habitada.

Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu a Deus por este livramento maravilhoso da morte. Ele conseguiu se alimentar de peixes e ervas. Conseguiu derrubar algumas arvores e com muito esforço conseguiu construir uma casinha para ele. Não era bem uma casa, mas um abrigo tosco, com paus e folhas. Porém significava proteção. Ele ficou todo satisfeito e mais uma vez agradeceu a Deus, porque agora podia dormir sem medo dos animais selvagens que talvez pudessem existir na ilha.


Um dia, ele estava pescando e quando terminou, havia apanhado muitos peixes. Assim com comida abundante, estava satisfeito com o resultado da pesca. Porém, ao voltar-se na direção de sua casa, qual tamanha não foi sua decepção, ao ver sua casa toda incendiada. Ele se sentou em uma pedra chorando e dizendo em prantos:

"Deus! Como é que o Senhor podia deixar isto acontecer comigo? O Senhor sabe que eu preciso muito desta casa para poder me abrigar, e o Senhor deixou minha casa se queimar todinha. Deus, o Senhor não tem compaixão de mim?"

Neste mesmo momento uma mão pousou no seu ombro e ele ouviu uma voz dizendo:
"Vamos rapaz?"

Ele se virou para ver quem estava falando com ele, e qual não foi sua surpresa quando viu em sua frente um marinheiro todo fardado e dizendo:
"Vamos rapaz, nós viemos te buscar"."

Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?""Ora, amigo! Vimos os seus sinais de fumaça pedindo socorro. O capitão ordenou que o navio parasse e me mandou vir lhe buscar naquele barco ali adiante."

Os dois entraram no barco e assim o homem foi para o navio que o levaria em segurança de volta para os seus entes queridos.

Quantas vezes nossa "casa se queima" e nós gritamos como aquele homem gritou? Em Romanos 8:28 lemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.
Às vezes, é muito difícil aceitar isto, mas é assim mesmo. É preciso crer e confiar!

0

Lição Espírita n 17- Oração ao Mestre


" Do Espírito UM AMIGO POETA psicogafrado por Lúcia no Centro Espírita Jesus de Nazaré em Catingueira-pb

Mestre,A humanidade só te procura
Quando precisa de paz
Ajuda-me a encontrar a cura
Pra minhas falhas morais.

Ajuda-me Senhor sempre fazer
A caridade perfeita
E que minha outra mão não possa ver
O que dá a minha direita.

Ajuda-me a ter paciência
Com o peso do meu fardo
Ajuda-me a ter consciência
Dos erros do meu passado.

Ajuda-me a perdoar
Se alguém causou minha dor
Pois maior sentimento , não há
Do que “morrer” por amor.

Ajuda-me , Senhor, a sorrir
Pra aquele que mal me faz
Pra que o ódio possa se extinguir
E eu possa encontrar a paz

Ajuda-me a dar a mão,
Pro inimigo que cai,
Quem quer ser um bom cristão
Faz a vontade do pai.

Ajuda-me , Senhor, a ser forte,
Na minha reforma interna
Pra que eu possa ver na morte
Passagem pra vida eterna.

Fazei-me , Senhor, um ser puro
Como a água da fonte
Pra que um dia no futuro
Junto do Pai, eu te encontre

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

0

AIME contra Maranhão volta à pauta do TRE nesta quinta

JP - O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deverá julgar hoje, às 14h30, as duas Ações de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) contra o senador José Maranhão. As Aimes foram movidas pelas Coligações Frente de Oposição Popular e Por Amor à Paraíba em dezembro de 2002, para apurar o desvio e o abuso de poder político, econômico, administrativo e de autoridade em benefício do senador peemedebista. Os relatores dos processos são os juízes Carlos Eduardo Lisboa e Alexandre Targino.

O processo estava na pauta da última segunda-feira, porém o advogado da Coligação Por Amor à Paraíba, Vital do Rego, pediu vistas, alegando que precisaria de mais tempo para analisar os autos e assim proceder uma defesa oral técnica.

O Jornal da Paraíba procurou o juiz corregedor Alexandre Targino para saber se há possibilidades de um novo pedido de vista e com isso um novo adiamento do julgamento. O juiz informou que, em tese, não há mais possibilidades dos advogados da Coligação Por Amor à Paraíba pedirem vistas aos autos, porém qualquer membro da Corte, excetuando-se o relator e o revisor, pode fazer uso deste mecanismo.

“O processo é apreciado pelo relator que emite o seu parecer. Depois, segue para o revisor. Em seguida vai para julgamento em sessão. Por isso, qualquer membro da Corte, que não teve acesso ao conteúdo dos autos, pode pedir vistas”, comentou Alexandre Targino.

Vale ressaltar que em um julgamento do TRE, abre-se espaço para defesa e acusação, o relator emite o seu parecer e, a partir daí, começa-se a votação entre os demais membros da Corte, que podem seguir ou não o voto do relator.

Na segunda-feira, 12, o julgamento foi adiado depois que o advogado de acusação, Vital do Rego, pediu vistas nos processos.

O advogado de defesa, Roosevelt Vita, disse que pedido é manobra para manter caso em evidência e confundir a opinião pública, já que o governador Cássio Cunha Lima também enfrenta processo de impugnação de mandato.

‘Estão descafeinando e requentando para desviar atenção do processo contra o governador Cássio Cunha Lima’, disse Vita.

A AIME contra Maranhão foi impetrada na eleição de 2002, sob alegação de abuso de poder e uso irregular de veículos de comunicação. A defesa do senador argumenta, porém, que ele não era mais governador na campanha ao Senado – cargo ocupado na época por Roberto Paulino.
por Rainério

0

TCE faz levantamento de obras inacabadas no estado

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Arnóbio Viana, vai anunciar hoje a criação de um mapa das obras inacabadas na Paraíba. Este trabalho será feito pelos auditores do setor de Engenharia do Tribunal, que irão se reunir com Arnóbio Viana hoje, às 14h, para discutir os detalhes da operação. O resultado do levantamento será levado em consideração no julgamento das contas dos ordenadores de despesas.

A medida é necessária, segundo o presidente do órgão, o conselheiro Arnóbio Viana, para que “o dinheiro público não seja empregado sem que a população possa fazer uso de um bem que é de todos”. O trabalho já tem data certa para começar: será em março e ficará sob a responsabilidade do conselheiro Nominando Diniz.

Segundo declarações de Arnóbio Viana, as inspeções nas obras inacabadas vão levantar por que essas obras estão paradas, quantas são e quantos precisam para serem concluídas. “A primeira tarefa é preparar a equipe de técnicos da área de Engenharia para que eles façam uma varredura em todo o Estado”, disse.

O presidente do TCE ainda enfatizou que os responsáveis pelas obras terão que se justificar perante o Tribunal. “Vamos chamar os responsáveis por este fato e eles terão que se comprometer em viabilizar a finalização, incluindo a obra no orçamento público. Se a administração não tiver dinheiro no momento, terá que fazer uma projeção para o orçamento do ano seguinte”, explicou. “Caso o gestor prove que a obra é totalmente inviável, que promova sua alienação e reponha os recursos que foram empregados”, completou.

Este levantamento também vai identificar as obras superfaturadas, pois os auditores do TCE serão capacitados para verificar quanto foi pago até a fase atual em que está a edificação. No caso das obras que tenham recebido dinheiro federal, o TCE vai se articular com o Tribunal de Contas da União ou com outros órgãos de controle externo para ajudar na fiscalização.

Comissão deve fiscalizar serviço público

Outro projeto na área de fiscalização dos serviços públicos que será colocado em prática pelo TCE é a criação de comissões de controle social. Elas seriam formadas por pessoas que estão na faixa etária dos 60 anos e que não têm qualquer vínculo político. “A idéia é que estes grupos possam atuar como fiscalizadores do funcionamento de serviços públicos, tais como a distribuição da merenda escolar ou se existem médicos no posto de saúde”, contou Arnóbio Viana

Ele explica que estes grupos vão emitir, a cada três meses, relatórios para o TCE. A partir deles, os agentes políticos serão convidados para fazer as correções necessárias apontadas no documento. “Isso vai ajudar no caso da averiguação das contas - seria uma espécie de termo de ajustamento técnico-administrativo. Se o prefeito assinar e não cumprir, esse fato terá repercussão na avaliação no julgamento das contas”, reforçou.

O presidente também anunciou a criação de um banco de dados para fiscalizar as contratações de cargos comissionados no serviço público. Além de trazer o número de cargos comissionados, o banco ainda vai mostrar quais foram as leis que regulamentaram as contratações. Este recurso vai permitir que o Tribunal possa medir, após o período de troca de gestores, o crescimento ou não do número de pessoas que adentraram o serviço público sem concurso.

De acordo com Arnóbio Viana, este trabalho estará sob a responsabilidade do conselheiro Fernando Catão, que já manteve alguns contatos com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que possui um sistema semelhante ao trabalho que pretendemos desenvolver. “Acredito que o conselheiro deve agendar uma visita in loco para conhecer de perto como funciona este projeto. A nossa proposta é que este sistema possa abrigar não só a quantidade de cargos e suas leis, mas também quem está ocupando e se o total de ocupantes é compatível com a lei que regulamentou a criação”, comentou. A contratação sem concurso público é um dos principais aspectos fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado, quando analisa as contas dos órgãos da administração pública da Paraíba. (LKA)

0

Dez deputados federais da PB são titulares de comissões

Dos 12 deputados federais, eleitos pela Paraíba no pleito passado, dez vão assumir a titularidade das comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Deste total, quatro conseguiram assento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Câmara Federal. São os deputados Vital Filho (PMDB), Wilson Santiago (PMDB), Efraim Filho (PFL) e Ronaldo Cunha Lima (PSDB). E um tornou-se presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o deputado petista Luiz Couto, que conseguiu as suplências da CCJ e da Legislação Participativa. Ficaram de fora da relação os deputados Damião Feliciano, porque está sem partido e Wellington Roberto (PL), que assumiu a vice-liderança do governo. Na estrutura da Câmara constam 20 comissões permanentes.

O deputado Vital Filho classificou sua indicação como uma vitória. Ele disputou a vaga com mais de 150 deputados de seu bloco, formado pelo PMDB, PT, PP, PR, PTB, PSC, PTC e PT do B. “A CCJ é realmente a comissão mais cobiçada. Estou no meu primeiro mandato como deputado federal e sem dúvida é muito gratificante para mim esta indicação”, disse Vital Filho.

O peemedebista citou nomes de políticos antigos na Casa e que estão na composição da CCJ. “No início, eu havia anunciado ao líder do bloco que gostaria de compor a CCJ, porém, dentro do nosso bloco havia grande concorrência. No final, até fiquei meio surpreso com minha indicação”, comentou o deputado.

Vital Filho está de volta à CCJ

Vital Filho, que por 12 anos foi membro titular da CCJ da Assembléia Legislativa da Paraíba, ressaltou que a comissão terá função terminativa. “Vão tramitar nesta comissão muitos projetos que não precisarão ser levados para debate em plenário, saem da CCJ direto para sanção do presidente. Além disso, tudo que é matéria legislativa tem que passar pela comissão. Então, compor esta comissão, significa dizer que terei acesso mais rápido e fácil, basicamente, a todos os projetos de lei que tramitarem pela Câmara Federal”, lembrou Vital Filho, que assume ainda a suplência das Comissões de Saúde (Seguridade Social) e Segurança Pública.

Para Efraim Filho, o deputado mais jovem da bancada paraibana, a sua indicação para compor a CCJ foi devido a um trabalho de articulação política. “Há dentro do PFL um consenso para unir futuras e velhas lideranças. Unir juventude e experiência. Pensando nisto, muitos deputados jovens do meu partido foram indicados para comissões de peso, como a CCJ. Aliado a esse pensamento do meu partido, a minha formação acadêmica influenciou na indicação”, declarou Efraim Filho, que é bacharel em Direito, com pós-gradução na Espanha em Direito do Consumidor. O deputado pefelista disse ainda que vai estar atento a todas as matérias que tramitarem na CCJ. “Esta comissão é sem dúvida o cérebro da Câmara”, comentou Efraim Filho. (AB)

Rômulo vai promover encontros

O ex-presidente da Assembléia Legislativa, deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB), assumiu a titularidade da Comissão de Ciência e Tecnologia, também considerada como uma das mais importantes da Câmara dos Deputados. O deputado tucano pretende promover encontros com todos os órgãos envolvidos com C&T na Paraíba, a exemplo da Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal da Paraíba, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente para a discussão de políticas públicas para o setor, notadamente no que diz respeito aos incentivos para as empresas de C&T e projetos de inclusão digital.

“Estas serão minhas primeiras atividades na Comissão. Para a Paraíba, um Estado que se destaca na área pela excelência dos cursos superiores, pelas pesquisas, por empresas que exportam software e tecnologia para muitos países como a Light Infocon e a Apel, será muito importante ter um representante lutando por novas conquistas dentro de um espaço tão estratégico quanto a CCTCI”, afirmou Rômulo, que também fará parte como membro suplente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. (AB)
por Rainério

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

0

Cursinho da UFCG é avaliado pelo MEC como terceiro melhor do País

O cursinho Pré-Vestibular Solidário, ministrado por professores e estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi avaliado recentemente pelo Ministério da Educação e a Unesco, como o terceiro melhor do País. Desde que foi criado, em 2000, o cursinho já aprovou em concursos vestibulares mais de 400 alunos carentes. Somente para este ano, foram aprovados para os vestibulares da UFCG e as Universidades Federal e Estadual da Paraíba 65 candidatos.

Os interessados em participar das aulas do pré-vestibular em 2007, nos campi de Campina Grande, Patos e Cajazeiras terão somente até esta quarta-feira, para realizar a inscrição. Já em Sousa as inscrições serão realizadas nos dia 26 e 28 deste mês. Além da taxa simbólica, no valor de R$ 5,00, o candidato terá que entregar no ato da inscrição, uma foto 3x4 recente, comprovante de renda familiar, comprovante de residência (pode ser recibo de água, luz ou telefone), certidão de nascimento ou casamento.

A escolha dos alunos para cursinho será feita por sorteio (para os inscritos em Campina Grande), que acontecerá no dia 3 de março próximo, às 14 horas, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega e entrevista para os candidatos dos demais campi da UFCG. Segundo o coordenador-geral do cursinho, professor Vimário Simões, a previsão é de 1.300 candidatos inscritos para um total de apenas 270 vagas, no caso de Campina Grande. Os selecionados confirmarão a matrícula no período de 5 a 9 de março. As aulas terão início no dia 12 de março e serão ministradas no bloco CA da UFCG, ao lado da Biblioteca Central.

O Cursinho Pré-Vestibular Solidário foi uma iniciativa de um grupo de voluntários da Igreja Nossa Senhora do Rosário, que recebia apoio da UFCG, onde as aulas eram ministradas. Ano passado a própria universidade assumiu o projeto, que passou a ser financiado pelo Ministério da Educação (MEC).

Em 2006, o MEC contemplou 134 estudantes afros-descendentes do PVS, de toda a universidade, com bolsa de estudo, no valor de R$ 60. O programa do MEC também contemplou 20 professores, independente de raça, com bolsas no valor de R$ 208,00. Este ano a universidade ainda não recebeu confirmação de bolsas. Além das 270 vagas para Campina Grande, estão sendo oferecidas 40 para Patos, 45 para Sousa e 80 Cajazeiras.
por Rainério

0

Ibama pode impedir exploração da Bacia Pernambuco-Paraíba

A exploração do petróleo da bacia Pernambuco-Paraíba pode ser impedida por uma recomendação do Ibama, que não está liberando campos de exploração em águas rasas de áreas que estão muito próximas da orla ou onde há ecossistemas muito sensíveis. Estas situações, aliadas à condição oceanográfica da bacia, podem tornar a área muito suscetível a um vazamento de petróleo, que provocaria um desastre ecológico com efeitos diretos no turismo local. De acordo com o coordenador-geral de Petróleo e Gás do Ibama, Edmilson Maturana, seria necessário um profundo estudo de impactos ambientais comprovando que os riscos são baixos para que haja uma liberação da exploração.

A área de melhor potencial de exploração da bacia, que fica em trecho de grandes e importantes recifes no Litoral dos dois Estados, é entre 50 e 500 metros subterrâneos, com proximidade da orla considerada pequena pelo Ibama. Maturana explica que os biomas existentes nos recifes são extremamente ricos e a biodiversidade é enorme na região, que inclui duas unidades de conservação, o que poderia ser afetado com o início da exploração. A Bacia Pernambuco-Paraíba foi incluída nos estudos para a 9ª rodada de licitações de blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural, que deve acontecer no final deste ano.

De acordo com o técnico responsável pelo levantamento geoquímico da bacia que foi realizado em 2005, Márcio Mello, o potencial da bacia é semelhante ao das bacias marítimas Alagoas-Sergipe e Potiguar, no Rio Grande do Norte, que já são exploradas. A avaliação é decorrente das três bacias serem formadas pelo mesmo tipo de rocha e estarem sob as mesmas condições oceânicas, o que indicaria qualidade aproximada. “E pode até ser bem melhor, já que fica bem no meio das duas que já são exploradas atualmente”, otimiza Márcio. Ele avalia que é preciso uma mobilização dos governos estaduais da Paraíba e de Pernambuco em busca do apoio da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para convencer o Ibama a liberar os blocos dos dois Estados, alegando que hoje em dia a exploração de gás e petróleo está sendo realizada de maneira extremamente consciente e ambientalmente responsável. Para ele, a bacia em questão é muito bem colocada, pode gerar muita riqueza para o Estado e todo este processo deve envolver muito cuidado, por parte dos ambientalistas, exploradores e governantes.
ANP demora a enviar os dados para avaliação
Já Maturana explica que o posicionamento do Ibama está sendo provocado também porque a ANP só está enviando os dados das bacias com apenas um mês de antecedência para as avaliações, o que deveria ser feito seis meses antes. Este tempo seria necessário para que o órgão tivesse condições de fazer uma avaliação mais cuidadosa. “Na dúvida, preferimos não liberar para fazer com que sejam promovidos estudos mais aprofundados que dêem mais segurança tanto para o meio ambiente quanto para os exploradores interessados”, explica.

Sobre o propagado maior potencial dos blocos localizados em Pernambuco, Márcio avalia que a Paraíba não deve se preocupar porque os blocos paraibanos também oferecem excelentes perspectivas de retorno. Como ele lembra, os estudos já realizados ainda são apenas preliminares e as expectativas sobre o tamanho da produção só poderão ser determinadas através dos estudos que estão sendo iniciados para a 9ª rodada de licitações. Além disso, o técnico também acredita que há exploradores com interesse em realizar estudos mais aprofundados no local. “Agora, é impossível falar em quantidades”, garante.
por Rainério

terça-feira, fevereiro 13, 2007

0

Chineses pintam montanha e fingem reflorestamento

Agência Efe - Um município do sul da China tomou uma decisão quase surrealista: para economizar o dinheiro e o esforço de reflorestar uma de suas montanhas, decidiu pintá-la de verde em vez de plantar árvores, denunciaram hoje vários jornais do país.

O incidente ocorreu na localidade de Fumin, onde funcionou durante sete anos uma pedreira que arrasou mil metros quadrados da encosta da montanha Laoshou. Os moradores que vivem ao pé da montanha se queixavam do barulho e do pó que a pedreira produzia, por isso esta foi fechada no ano passado. Em julho de 2006, algumas pessoas foram ao local e pintaram o monte de verde metálico em 45 dias de trabalho.

O fato só veio à tona esta semana, em que fotos da montanha foram divulgadas por jornais de Yunnan, Hong Kong e Pequim, nos quais as casas parecem ter ao fundo, em vez de uma montanha, um cenário gigantesco de cinema de baixo custo. Moradores da localidade consultados se mostraram reticentes a opinar sobre a iniciativa municipal. Um deles chegou a dizer que a paisagem agora é "muito linda". Na imprensa da província, no entanto, a opinião é de que a idéia é "inútil e feia".

Um jornalista calculou que, com o dinheiro gasto com a tinta necessária para pintar o monte, daria para ter plantado árvores na montanha. A obra foi uma decisão do Escritório de Agricultura e Florestas de Fumin, e aparentemente a cor verde foi escolhida seguindo as regras do feng shui - sabedoria popular milenar que diz como têm que estar dispostos os objetos e a luz em um ambiente.
por Rainério

0

Lição Espírita n° 16 - O amor verdadeiro


O AMOR VERDADEIRO
(João Prezado)

Certa feita, em um colóquio com alguns amigos, fui questionado sobre o que seria o amor verdadeiro. Meditei um pouco e, vagando em meus pensamentos, recordei-me de uma narrativa muito conhecida de todos os cristãos: No reinado do Rei Salomão, duas senhoras disputavam a posse de uma criança recém-nascida. Alegavam, tanto uma quanto a outra ser a mãe verdadeira, já que uma das crianças havia morrido durante a noite. - É meu! - uma gritava. - Mentira! - desmentia a outra. - É meu! O rei ouviu as diferentes versões contadas por ambas, refletiu um momento e logo ordenou aos seus guardas: - Tragam-me a minha espada, vamos cortar a criança ao meio e dar a cada uma metade. - Muito bem! Nem eu, nem ela! - Regozijou-se uma das mulheres, ao passo que a outra, ajoelhada, implorava: Não! - dê-lhe o menino mas não o mate. - Esta é a mãe - decidiu o rei, entregando-lhe a criança. - Mulher, toma teu filho.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

0

MEC muda regras de aprovação de Medicina e Direito

A aprovação para o funcionamento de novos cursos de Medicina e de Direito pelo Ministério da Educação tem novos critérios a partir de hoje. No caso dos cursos de Direito, se houver discordância entre a comissão de avaliação e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o pedido de novo curso será enviado à Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA).

Formada por doutores, a comissão segue o modelo adotado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) para autorizar cursos de pós-graduação. A comissão terá 23 membros, cinco deles do próprio Ministério da Educação.

Para os cursos de Medicina, há também a exigência de que demonstrem a integração com a gestão local e regional do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovem a disponibilidade de hospital de ensino próprio ou conveniado, pelo período mínimo de dez anos. As novas regras foram publicadas no Diário Oficial da União.

Os cursos também terão de demonstrar relevância social tendo como base a demanda social e sua relação com a ampliação ao acesso à educação superior. Além disso, precisarão ter corpo docente formado por professores com mestrado, que possam se dedicar integralmente ao curso e tenham experiência na área de ensino.

O direito da OAB e do Conselho Federal de Medicina de se manifestar nos processos administrativos de renovação de conhecimento de cursos foi concedido em maio do ano passado por meio do Decreto 5.773.


OAB recomenda 87 cursos de Direito no País

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou hoje os nomes dos 87 cursos de Direito que receberão o "OAB Recomenda", selo de qualidade emitido pela instituição aos cursos de Direito com melhores índices de qualidade nos últimos anos. Dos 1.017 cursos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), a OAB examinou 31,66%.

Foi examinado um total de 322 cursos jurídicos em funcionamento em todo o Brasil. Na última edição do OAB Recomenda, divulgada em janeiro de 2004, foram examinados 215 cursos. Entre as novidades desta edição do OAB Recomenda está, além do número maior de cursos verificados, o fato de que somente três Estados não tiveram cursos recomendados, ao invés de quatro, como aconteceu na edição anterior. Nesta edição, somente Amapá, Roraima e Tocantins não tiveram cursos recomendados.

O presidente nacional da OAB, Roberto Busato, afirmou que o processo de globalização deu ainda maior relevo à precariedade dos cursos superiores brasileiros, em especial os de Direito. "A abertura dos mercados, colocando nossos profissionais em concorrência direta com os formandos em faculdades do primeiro mundo, aumenta a exigência de apuro e especialização", ressaltou.

Critérios de avaliação
A primeira edição do OAB Recomenda foi divulgada em janeiro de 2001 e recomendou 52 cursos. Na segunda edição, divulgada em janeiro de 2004, o número de cursos recomendados subiu para 60. A edição atual tem 87 cursos credenciados a receber o selo de qualidade.

"Se considerarmos o número de cursos autorizados pelo MEC até a conclusão deste trabalho (1.017), a OAB recomenda apenas a 31,66%", explica o presidente da Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB, o conselheiro federal Paulo Roberto de Gouvêa Medina.

Foram incluídas no programa as instituições de educação superior que foram bem avaliadas no Exame Nacional de Cursos, nas várias edições do Exame de Ordem e nas análises feitas pela Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB, que leva em conta os resultados decorrentes da "série histórica" do desempenho do curso.

Paulo Medina ressaltou que, ao divulgar a listagem, a OAB não tem como objetivo distinguir cursos de excelência, nem estabelecer um ranking entre as faculdades de Direito brasileiras. O principal foco do OAB Recomenda é a regularidade de funcionamento e desempenho de cada curso ao longo de determinada época, com avaliação fundada em critérios objetivos.


Cursos Recomendados pela OAB na Paraíba
Centro Universitário de João Pessoa - João Pessoa
Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa

Confira a relação com os nomes dos 87 cursos
por Rainério

0

LIÇÃO ESPÍRITA N° 15- SEGUE BRASIL


Do espírito: Castro Alves
Pelo médium: Chico Xavier

Após um milênio em Cristo,
Ante Basílio Segundo,A
guerra flagela o mundo
Em fúria descomunal;

Sob esplendor jamais visto,
Bizâncio governa povos,
Despontam séculos novos
Na cúpula ocidental.

Apesar da austera soma
De vandalismos transatos,
De abusos e desacatos,
A Cruz assinala as leis;

Eugênio Terceiro, em Roma,
Prega a Cruzada Latina,
A guerra santa domina
Comunidades e reis.

O conflito segue acima,
Os combates desumanos,
Irmãos se fazem tiranos,
Perde a vida o Rei Luiz;

A luta cruel dizima
Populações desoladas
E o Tempo arquiva as Cruzadas
Da Cristandade infeliz.

Da idade Média a que assiste,
Dante aponta a Renascença,
Gutemberg traz a imprensa,
Da Vinci é Arte e Invenção;

A América surge à vista,
O Feudalismo se move,
A França de oitenta e nove
Atiça a Revolução.

Vibra ao signo da guerra
Fulge o cérebro na Terra
O coração pede luz;
Treva e ambição, lado a lado,
Avançam buscando a frente,
Embora em tudo se ostente
O lábaro de Jesus.

O milênio atormentado
Dez séculos, na balança,
O Tempo agora perfaz... paz
E o mundo grita: “onde a mil”?

Depois do marco dois avança,
E enquanto o Progresso Cruzeiros,
O Céu, aos sóis do inteiro,
Responde, ante o mundo
Um nome apenas:“Brasil”.

domingo, fevereiro 11, 2007

0

Experiências paranormais podem ser induzidas

Experiências consideradas paranormais podem ser induzidas, de acordo com neurocientistas. Uma pesquisa revelou que elas ocorrem quando correntes elétricas suaves atingem uma certa área do cérebro, denominada gyrus angular. O estudo foi promovido pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, e liderada pelo neurologista Olaf Blanke.

Em uma mulher que participou da pesquisa, os cientistas descobriram que um estímulo ao gyrus angular direito resultou numa sensação de que ela estava flutuando, olhando para o seu próprio corpo, logo abaixo. Em outra mulher, o mesmo estímulo, mas dessa vez atingindo o gyrus angular esquerdo, produziu um sentimento estranho de que havia alguém atrás dela.

A descoberta se deu por acaso. As duas mulheres sofriam de epilepsia e estavam sendo avaliadas para fazerem uma cirurgia no Hospital Universitário de Geneva. Os médicos colocaram dezenas de eletrodos em cada uma das pacientes para identificar as áreas do cérebro que apresentavam funcionamento anormal e as que deveriam ser evitadas durante a cirurgia, porque estão ligadas a funções como fala e audição, entre outras.

À medida que cada eletrodo era ativado, estimulando uma diferente região, a paciente era questionada sobre o que estava sentindo. Foi assim que os cientistas descobriram que o estímulo do gyrus angular causa sensações comumente chamadas de paranormais.
por Rainério

0

Pense Nisso 01/2007: O Vôo das idéias

Reynollds Augusto

Vivemos dentro de um processo de evolução em que nenhum ser humano consegue por arreios. Estou evoluindo,você está evoluindo, nós estamos evoluindo , as humanidade evolui a cada dia.
Por mais que não queiramos admitir , esse é um processo infinito que acontece ate chegarmos á perfeição . Foi por isso que Jesus, o mestre dos mestres afirmara que “nenhuma das ovelhas do meu pai se perderá”.E não se perderá porque estamos em franco processo de evolução. Está na Lei e é uma marcha inexorável. Não adianta o ser humano querer atrasa-la ,pois ela vai acontecer com os homens, sem os homens e apesar dos homens. E olha que temos a eternidade para isso.Não pense que a nossa existência se resume a essa vida material de uns míseros anos.

Estamos evoluindo também nas idéias e não faz muito tempo que o ESPIRITISMO era achincalhado por religiosos ortodoxos que tinham medo de perderem as suas galinhas de ovos de ouro, ou sejam os fieis. E taxavam a Doutrina Espírita de todo adjetivo absurdo, como se o Espiritismo tivesse o objetivo de angariar adeptos para se locupletar nos tradicionais “dízimos” que estagna muita gente na inércia .

No Espiritismo, não vivemos da religião ,pelo contrário, vivemos para a religião,ou seja, todos têm o seu trabalho digno e as nossas energias são dadas a essa Doutrina Maravilhosa nas horas vagas, comandada pelo Cristo e por espíritos iluminados ,muitos deles grandes homens que já passaram pelo planeta..É o empenho consciente de ajudar o nosso mestre Jesus a transformar a humanidade. É a satisfação de fazer o bem pelo bem.

Jesus,mestre por excelência, e o era porque vivia o que pregava, já disse que “Tempo virá em que , para se adorar a Deus, não será preciso ir a Jerusalém, nem ao monte Garizim ;mas TODOS o adorarão no templo de seus corações.”
Isso se chama evolução.O homem vai chegar em um estado tal em que não precisará mais de convenções religiosas para se ligar a Deus.A ligação será pelo pensamento constante a Deus e o principal, pelas atitudes. A religião não mais separará os homens e se unirão pelo bem comum.
Deus não tem religião. Religião é invenção nossa.A religião de Deus é o amor.

Naquele tempo existiam duas seitas religiosas que ficavam em Jerusalém e em Garizim e Jesus não quis repelir nenhuma e nem outra ,mas profetizou que o homem um dia vai adorar a Deus pelo sentimento,pelo coração , que se reflete nas atitudes nobres.Isso é evolução. É a liberdade de pensamento em matéria de religião ,prometendo, ao mesmo tempo , a todos os cultos ,uma época em, que todos se fundirão no sublime culto da adoração ao Criador , no grande templo da natureza , e do fundo do coração contrito.

Está chegando os tempos anunciados: de “acabarem” os templos ,para haver um templo, não aqui ou ali, mas onde o homem quiser falar ao Pai do Céu em Espírito e Verdade.

A verdadeira religião ensina as verdades eternas para cada um praticá-las ou não, segundo sua vontade, segundo sua liberdade. As obras dos homens precisam do apoio dos poderes humanos, as obras de Deus acontecem indeclinavelmente , com roteiro certo, hoje e sempre nos levando á plenitude.Deus nos criou para isso e o que ele quer acontece. NENHUMA SÓ DAS OVELHAS O MEU PAI SE PERDERÁ. (Nenhuma!). PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.