quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Dez deputados federais da PB são titulares de comissões

Dos 12 deputados federais, eleitos pela Paraíba no pleito passado, dez vão assumir a titularidade das comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Deste total, quatro conseguiram assento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Câmara Federal. São os deputados Vital Filho (PMDB), Wilson Santiago (PMDB), Efraim Filho (PFL) e Ronaldo Cunha Lima (PSDB). E um tornou-se presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o deputado petista Luiz Couto, que conseguiu as suplências da CCJ e da Legislação Participativa. Ficaram de fora da relação os deputados Damião Feliciano, porque está sem partido e Wellington Roberto (PL), que assumiu a vice-liderança do governo. Na estrutura da Câmara constam 20 comissões permanentes.

O deputado Vital Filho classificou sua indicação como uma vitória. Ele disputou a vaga com mais de 150 deputados de seu bloco, formado pelo PMDB, PT, PP, PR, PTB, PSC, PTC e PT do B. “A CCJ é realmente a comissão mais cobiçada. Estou no meu primeiro mandato como deputado federal e sem dúvida é muito gratificante para mim esta indicação”, disse Vital Filho.

O peemedebista citou nomes de políticos antigos na Casa e que estão na composição da CCJ. “No início, eu havia anunciado ao líder do bloco que gostaria de compor a CCJ, porém, dentro do nosso bloco havia grande concorrência. No final, até fiquei meio surpreso com minha indicação”, comentou o deputado.

Vital Filho está de volta à CCJ

Vital Filho, que por 12 anos foi membro titular da CCJ da Assembléia Legislativa da Paraíba, ressaltou que a comissão terá função terminativa. “Vão tramitar nesta comissão muitos projetos que não precisarão ser levados para debate em plenário, saem da CCJ direto para sanção do presidente. Além disso, tudo que é matéria legislativa tem que passar pela comissão. Então, compor esta comissão, significa dizer que terei acesso mais rápido e fácil, basicamente, a todos os projetos de lei que tramitarem pela Câmara Federal”, lembrou Vital Filho, que assume ainda a suplência das Comissões de Saúde (Seguridade Social) e Segurança Pública.

Para Efraim Filho, o deputado mais jovem da bancada paraibana, a sua indicação para compor a CCJ foi devido a um trabalho de articulação política. “Há dentro do PFL um consenso para unir futuras e velhas lideranças. Unir juventude e experiência. Pensando nisto, muitos deputados jovens do meu partido foram indicados para comissões de peso, como a CCJ. Aliado a esse pensamento do meu partido, a minha formação acadêmica influenciou na indicação”, declarou Efraim Filho, que é bacharel em Direito, com pós-gradução na Espanha em Direito do Consumidor. O deputado pefelista disse ainda que vai estar atento a todas as matérias que tramitarem na CCJ. “Esta comissão é sem dúvida o cérebro da Câmara”, comentou Efraim Filho. (AB)

Rômulo vai promover encontros

O ex-presidente da Assembléia Legislativa, deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB), assumiu a titularidade da Comissão de Ciência e Tecnologia, também considerada como uma das mais importantes da Câmara dos Deputados. O deputado tucano pretende promover encontros com todos os órgãos envolvidos com C&T na Paraíba, a exemplo da Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal da Paraíba, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente para a discussão de políticas públicas para o setor, notadamente no que diz respeito aos incentivos para as empresas de C&T e projetos de inclusão digital.

“Estas serão minhas primeiras atividades na Comissão. Para a Paraíba, um Estado que se destaca na área pela excelência dos cursos superiores, pelas pesquisas, por empresas que exportam software e tecnologia para muitos países como a Light Infocon e a Apel, será muito importante ter um representante lutando por novas conquistas dentro de um espaço tão estratégico quanto a CCTCI”, afirmou Rômulo, que também fará parte como membro suplente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. (AB)
por Rainério

0 comentários: