sexta-feira, setembro 29, 2006

MARANHÃO NA FRENTE-DEBATE O FAVORECEU

Pesquisa Databrain / Paraíba (PB)

Maranhão está na frente na disputapelo Palácio da Redenção
O candidato de oposição, o senador José Maranhão (PMDB), leva vantagem na disputa pelo governo da Paraíba contra o tucano Cássio Cunha Lima. Pesquisa ISTOÉ Databrain no Estado aponta Maranhão com 45,6% das intenções de voto e Cunha Lima com 43,3%. O tucano, atual chefe do Executivo paraibano, também está em desvantagem quando o tema perguntado aos entrevistados é rejeição: 32,9% disseram não votar em Cunha Lima de jeito nenhum, contra 30,7% para o senador peemedebista.

Empate técnico à parte, o alvo dos dois principais candidatos ao governo da Paraíba são os votos dos indecisos. O estudo realizado nos dias 24, 25 e 26 de setembro mostra que consolidados mesmo estão 84,1% das intenções de votos. Mas há uma margem de 13%, somados os quesitos sim e talvez, que admitem mudar de voto na boca da urna eletrônica. É nesse mercado que os candidatos garimpam seus votos.

A prova disso é que Cunha Lima e José Maranhão aproveitaram o último bloco do debate realizado na terça-feira 26, pela afiliada da Globo no Estado, para conquistar esses indecisos. A surpresa do evento foi o candidato do Psol David Lobão, que se posicionou como oposição aos dois principais líderes da disputa, principalmente contra o governador Cunha Lima.

Os três candidatos também aproveitaram o programa para aprofundar, em alto nível, discussões a respeito do funcionamento dos hospitais públicos que são mantidos com verbas do governo do Estado e dos projetos de irrigação que precisam ser implantados na Paraíba. O debate serviu ainda para mobilizar a militância, que ficou na porta da emissora na torcida por seus candidatos. Para definir o placar eleitoral, os candidatos puseram seus simpatizantes na rua e intensificaram o corpo a corpo. As ruas dos principais colégios eleitorais da Paraíba ficaram coloridas de vermelho, de José Maranhão, e de amarelo, de Cunha Lima. A disputa é acirrada e promete

0 comentários: