quinta-feira, setembro 28, 2006

Alckmin e Lula no segundo turno?

Se depender dos jornalistas e estudantes cadastrados no Comunique-se, Geraldo Alckmin e Luiz Inácio Lula da Silva vão para o segundo turno. O candidato tucano recebeu 34,94% das intenções de voto contra 25,01% do presidente da República que tenta se reeleger. O portal realizou uma enquete entre os dias 21/09 a 25/09 questionando intenções de votos para os cargos majoritários. O e-mail foi enviado para os usuários de todo o País com login e senha no Comunique-se. Destes, 3414 responderam.

Para realizar um trabalho consciente e responsável, o Comunique-se decidiu divulgar apenas os resultados dos governos dos Estados que tenham atingido mais de 30 votos. Treze Estados como o Acre, Amapá, Pará, Piauí, Roraima e Tocantins não atingiram este número e, portanto, não estão na lista abaixo para que os usuários confiram as intenções de voto.

Segundo o levantamento, as regiões Sul e Sudeste são as que mais contribuem para levar Alckmin para o segundo turno. Nas duas regiões, 39,58% e 37,21%, respectivamente, votariam no candidato do PSDB. Já o presidente Lula obteve mais votos nas regiões Nordeste e Norte, com 42,86% e 36,11%, respectivamente.

“Nessa eleição está havendo um descolamento, que é algo atípico, entre os eleitores de baixa renda e outros da classe média para cima. Como jornalistas e estudantes fazem parte da classe média, normalmente, isso reflete o resultado segmentado da pesquisa. A maior parte das elites está, majoritariamente, votando no Alckmin, enquanto a possível reeleição de Lula se dará graças ao apoio às classes C, D e E”, observa Helena Chagas, diretora de redação da sucursal Brasília do SBT.

Para a jornalista, a grande diferença de votos para Lula no Nordeste está coerente com o resultado de pesquisas divulgadas até então na imprensa. “A vitória dele no NE entre profissionais de imprensa é razoável, mas percebe-se uma proporção bem menor. Não acho que surpreenda”.

“Uma vez vencida a eleição, Lula vai ter que recompor o diálogo dele com os setores mais intelectualizados, com os quais o presidente tem mais problemas de comunicação. Uma das primeiras tarefas é retomar a conversa com estes setores, para poder governar com tranqüilidade”.

A senadora Heloísa Helena ficou em terceiro lugar, com 16,32% das intenções dos votos em todo o País. As regiões onde a candidata do PSOL tem mais votos são Norte e Centro-Oeste, com 18,06% e 17,77%, respectivamente.

O quarto lugar é de Cristovam Buarque. O ex-ministro da Educação recebeu 12,48% dos votos dos usuários do Comunique-se. As regiões nos quais ele mais se destaca são Norte e Nordeste, com 19,44% e 15,95%, respectivamente.

José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL) vão receber, segundo a enquete, 0,18% de votos. Ana Maria Rangel (PRP) teve 0,15%.

Na Bahia, haveria segundo turno entre Jacques Wagner (PT), com 46,7%, e Paulo Souto (PFL), que obteve 28%. Trinta e sete por cento dos jornalistas cearenses preferem Cid Ferreira Gomes para governador do Estado, enquanto 27,1% apostam na candidatura de Lúcio Gonçalo de Alcântara (PSDB). Arlete Avelar Sampaio (PT), candidata ao governo do DF, é o preferido, com 35,7% dos votos, enquanto José Roberto Arruda (PFL) teve 18,1%.

Ainda dependendo apenas dos jornalistas e estudantes, no Espírito Santo a eleição de Paulo César Hartung Gomes já estaria decidida: 57,8% dos entrevistados apostam no candidato do PMDB. Vinte por cento votariam em Antonio Sergio Alves Vidigal (PDT).

Em São Paulo, o preferido é José Serra, com 45,7%, enquanto Aloizio Mercadante (PT) tem 23,8% da preferência entre os jornalistas e universitários paulistas.

No Rio de Janeiro, Denise Frossard (PPS) está bem à frente de Vladimir Palmeira (PT), com 45,6%, contra 13,1%.

Nota-se muita diferença entre o resultado da enquete realizada pelo Comunique-se com seus usuários das pesquisas com a população brasileira divulgadas na mídia. No Rio, por exemplo, Sérgio Cabral (PMDB), que ficou em terceiro lugar na enquete do portal, com 10,5%, está em primeiro lugar nas pesquisas divulgadas na mídia.

Aécio Neves (PSDB), que deve ganhar já no primeiro turno com índice de 70% dos votos, conquistou entre os usuários do C-se 37,9%, pequena diferença com Nilmário de Miranda (PT), que teve 35,3%.

Confira abaixo as intenções de voto, lembrando que o Comunique-se só registra aqui os resultados dos Estados com mais de 30 participações na enquete:
Rainério

1 comentários:

Unknown disse...

Rainerio,

A enquete do "Comunique-se" é tão real como a existência do monstro do Lago Ness, na Escócia.
Em primeiro lugar, não reflete o pensamento dos estudantes do Brasil, pois 73,52% destes estão com a candidatura Lula. Pode refletir, não duvido, o pensamento da maioria da Imprensa, já é sabido! Ela precisa do "Pão Nosso" de Cada dia, é óbvio, e os pstrões estão atentos!
Depois, não é verdade a pesquisa em torno dos diversos segmentos da sociedade. Lula tem vantagem, em todos eles, claro, em alta escala, na classe pobre, retorno, é lógico, pelo o que ele fez por ela, alíás, o único que se lembrou que existia pobreza, neste País, nestes últimos 516 anos. Finalmente, para coroar esta enquete com os lauréis da balela, lemos a jóia que ela nos informa: Denise Frossar com 45% das intenções de votos contra Palmeiras, com 13%, ou seja, a Juiza Frossard, sequer, irá para o segundo turno, é, já, vitoriosa no primeiro. Acontece que há um moço, Deputado Federal Sérgio Cabral que é o preferido do povo fluminense para governar o estado do Rio de Janeiro, com 58% da preferencia do eleitorado, eleito, portanto já no primeiro turno.
Passei a acreditar na estória do Lago Ness!
Jesus Fonseca