sábado, setembro 23, 2006

LULA NÃO FALOU, ASSIM!

O Portal Terra, melancolicamente, se desespera, tentando utilizar as maravilhas de nosso belo idioma, porém, de um modo um tanto quanto atabalhoado. “LULA ADMITE QUE ELEIÇÃO PODE IR AO 2º TURNO”. Que beleza! Interessante é que não se sabe se o Portal copia a Globo ou vice versa.

Ontem, no Jornal Nacional, o casal-21, William Bonder e Fátima Bernardes, fazendo um esforço anormal para agradar os chefes, noticiaram a mesma “pérola”. Também pudera! Com uma gorjeta de mais de 200 mil reais aos dois, a vontade mor tem que ser atendida. Tal quantia convence até tatu sem carapaça.

No Grupo Escolar Simeão Leal de Itaporanga, quando o ensino era eficiente, não sei se hoje, ainda, o é, ensinaram-me que a conjunção “SE” é usada nas orações aonde se denota dúvida, querendo explicitar “NO CASO DE”, etc. Lula, falando a prefeitos de várias partes do País, em torno de 2.135, de todos os partidos brasileiros, disse: "SE TIVER SEGUNDO TURNO, NÃO TEM NENHUM PROBLEMA...”. A semelhança entre DUVIDAR e ADMITIR é a mesma entre um avião e um teclado de computador. Entretanto, o Portal tentando usufruir da riqueza de nossa língua portuguesa, faz da notícia, num desespero comovente, uma catapulta de chuchu, ou é um catafalco? Vamos confundir o eleitor, pensam eles! Se o Candidato admite um segundo pleito, é porque, certamente, tem dúvida da vitória no primeiro, arrefecendo com isto os ânimos de muitos.

Aliás, falando-se em arrefecer, o Instituto de Pesquisa DATA-FOLHA, através do jornal, apaixonado por Alckmin, Folha de São Paulo, está divulgando, neste sábado, uma pesquisa que aponta estabilidade no quadro eleitoral, com vitória do presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 1º turno. Acontece que, a Folha não aplicando seu “olho de lince”, como sempre faz, em se tratando de análise política onde possa diminuir a candidatura LULA, esqueceu-se de fazer uma amostra mais acurada sobre a campanha, já que Heloisa Helena caiu 2 pontos e Alckmin subiu 2, ou seja, em termo de campanha o quadro permanece estável, subtrai-se dois de um lado da soma, soma-se mais dois, no outro, indicando que se a eleição fosse hoje, Lula seria reeleito com 55% dos votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos.

Como se vê, estão tentando, agora, denegrir a seara de Alexandre Herculano, Eça de Queiroz, Rui Barbosa, e tantos outros doutos de um dos Idiomas mais ricos e mais completos da face da terra, A Flor do Láscio, como diria Olavo Bilac, e logo, na cidade com o maior número de pessoas que falam português em todo o mundo.

Jesus Soares da Fonseca

0 comentários: