segunda-feira, outubro 09, 2006

UM MENSAGEIRO DA PAZ

O título seria bastante para traduzir a respresentação que tenho em mente, do significado intrínseco da missão do Padre JOSÉ SINFRÔNIO DE ASSIS, que, intuitivamente, fê-lo escolher Itaporanga para exercer o seu ministério sacerdotal, tendo que, para tanto, persuadir o Senhor Bispo a quem era subordinado de que a sua pouca idade não o impediria de cumprir um desígnio de Deus.

Jorvem, cursando o seguindo ano ginasial na ESCOLA COMERCIAL EUCLIDES DA CUNHA, onde me iniciei no estudo da lingua francesa com o Padre Gualberto, lamentei a substituição deste por outro, qualquer que fosse. Mas a lei divina que rege a ordem das coisas é perfeita quanto infalível! Deus quis redimir Itaporanga do estigma da violência! Ele mesmo a fizera com uma vocação extraordínária para a grandeza, tantas vezes frustrada pelo desvio do impulso do rico potencial humano abrigado em seu seio, capaz de exaltá-la até à glória, se cultivado sabiamente.

E o Padre José Sinfrônio, na clarividência de sua mente iluminada, vendo Itaporanga, vislumbrou a riqueza oculta aos olhos profanos e pensou: "Eu tenho uma missão a cumprir. Esta terra me fascina e me convida para realizá-la. Sua alma semi-rústica arde de anseio para revelar seus tesouros, que lampejam da inteligência de seus filhos, a desafiar-me para cultivá-la. Serei garimpeiro dessa riqueza humana." Eis que é fundado o GINÁSIO DIOCESANO DE ITAPORANGA (hoje Colégio), que nunca mais seria a mesma. Fundando o Ginásio Diocesano, Padre José Sinfrônio pronunciou o "Fiat lux", que fez o milagre da Educação e, com ele, raiar uma nova era em que a luz do saber desperta inteligências para a concepção do mundo novo, onde a palavra de ordem é mudança. Mas era ainda pouco para o seu sonho de missionário. Com discrição, ele soube intervir em todos os setores de atividade onde insentivar o progresso, ou a semente da paz pudesse germinar.

Para o bem de Itaporanga, Padre José Sinfrônio não teve sua missão interrompida com a morte. Ele teve a preciência desse evento e emprendeu a construção daquilo que seria o selo de ouro das suas realizações, eeguendo, no alto da serra, uma magestosa estátua do Cristo Redentor, que, a um tempo, simboliza a fé cristã de nossa gente e desperta a vocação turística de uma cidade sertaneja.

Como, pois, homenagear com palavras esse mensageiro da paz, cujas obras enobreceram-lhe a vida, conferindo-lhe a imortalidade?

O genial VICTOR HUGO, homenageando VOLTAIRE, na celebração do centenário de sua morte, encerrou seu discurso com a expressão:" Já que a noite sai dos tronos, que saia luz das sepulturas!".

Isso, Itaporanga! Padre José Sinfrônio merece.

Vicente Cassimiro

0 comentários: