terça-feira, outubro 24, 2006

Reportagens - Maria Dolores (Espírito)

(Postado por Reynollds para amenizar o coração duro da inconciência)

Reportagens! ...Tantas a vejo,
Entre pessoas e fatos,
Revelando altos contatos
No campo da informação!...
São estudos de armamentos,
Entrevistas de homens cultos,
Assuntos de ocasião...

Lendo as letras das cidades,
Busquei as periferias,
Tentando outras companhias
Que desejava escutar;
Pareceu-me estar num mundo,
Desvairado e deferente,
Onde existe tanta gente
Entre a revolta e o pesar.

Vi pobre mãe a estender-me,
No auge do desconforto,
Triste semi-morto
E uma criança a gemer.
-Minha mãe –ela me disse –
Que dizer do que me ocorre,
Grito e ninguém me socorre,
Vendo o meu filho morrer...

Numa choupana de lata,
Falou cansado ancião:
- Explicar-me? Por que não?
Note a mágoa que senti...
Sou cego,mas tive casa,
Com mesa rica e seleta
Dei o que tinha a uma neta
E a neta largou-me aqui...

Foi num telheiro afastado
Que encontrei mais adiante
A irmão quase agonizante
Com febre alta a pedir:
- Minha irmão, rogue , em meu nome,
Á pessoa de pão com leite
Um pires de pão com leite
Para que eu possa dormir...

Mas além, outra mulher,
Transportava, a curtos passos
Um filho morto nos braços
Para dá-lo a um rabecão:
Ela chama:- “Oh meu Deus” ,
Se entreguei meu filho á morte,
Quem será meu braço forte,
Hás horas de privação?!

ENTREVISTAS, REPORTAGENS?...
EM SERVIÇO, TRAGO ESTA...
NÃO TEM O GOSTO DA FESTA;
TRADUZ APENAS CONVITE
AO TRABALHO , EM QUALQUER HORA,
PARA DARMOS A QUEM CHORA
UMA CENTELHA DE AMOR.

0 comentários: