sábado, outubro 28, 2006

A BANDEIRA DO ESPIRITISMO

A BANDEIRA DO ESPIRITISMO
( Reynollds Augusto)



As bandeiras representam as nossas posições no campo da vida.Há bandeiras de todos os tipos e gostos, no futebol, na política...A Bandeira do Espiritismo é “FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO” e ela é democrática em todo o seu teor e abrangente em todos os aspectos,porque indica que a tão sonhada “salvação” ,objeto de exploração das pseudo-religiões , é uma conquista do comportamento e não á adesão a essa ou àquela denominação religiosa ,pois não é a religião que “salva” ,mas a prática do código de vivência do Cristo que é o seu evangelho .” A fé sem obras é morta”.(Jesus)
A história da humanidade nos mostra a existências de pessoas ilustres que deram sua energia vital na busca de auxiliar no seu irmão. O exercício da caridade é antes de tudo a representação do bem que se enraizou em todos nós e da sua prática que se exterioriza pelas atitudes.Ela está ao alcance de todos e é terapia para os momentos de dor. Quem vai em busca de amenizar a dor do próximo ,esquece a sua, e geralmente só é solitário quem não é solidário.
Nós tivemos inúmeros personagens importantes na história da humanidade que servem de parâmetros para o nosso viver.Eles muitas vezes tem as suas vidas tomadas pelas tragédias emocionais e pelo vazio existencial , que são preenchidos pelo bem que decidiram disseminar. Realizam o amor-doação, a compaixão , a generosidade e vivem com plenitude o sentido real da vida. Dentre eles poderemos fazer menção a Buda,Confúcio,Lao Tse,Maomé que dizia que “ninguém pode amar a Alah se não amar o seu próximo;no Bhagavad Gita, Krisna esclarece a Arjuna que o saber espiritual é melhor que o saber material, porém, melhor que ambos é o amor integral e quem é benévolo para com todas as criaturas , esse está perto da meta final;Jesus, o nosso guia e modelo, na parábola do bom samaritano nos ensina que a caridade é a benevolência para com todos.No seu encontro com a mulher adúltera ele ensinou uma das faces da caridade que é a indulgência para com as faltas alheias:”quem de vós está sem pecado que atire a primeira pedra” e quem não se lembra no momento dramático da cruz onde ele ensina outra face da caridade, a caridade perdão: “Senhor, perdoa-os ,eles não sabem o que fazem”.
Quem não se lembra daquela pequena freira baiana que tornou-se uma gigante da vida quando através da força do amor removeu montanhas e criou em Salvador um império de esperança para os necessitados, que o são não por que Deus quer e sim por conseqüência de nosso orgulho e ganância, cujo egoísmo não permite a distribuição das riquezas ;
E a pequenina madre Teresa de Calcutá, que depois de ouvir o cristo interno lhe dizer “tenho sede” , saiu a saciar a sede dos doentes e desesperançados de Calcutá;
Não poderíamos esquecer o espírita Chico Xavier que consolava corações e aplacou a fome de tantos necessitados e o também espírita , tribuno e escritor Divaldo Franco que criou a Mansão do Caminho que é um recanto de amor e educação das crianças abandonadas em Salvador;
Todos são vidas cheia de sentido que deu sentido a tantas vidas. Temos mais...: Gandhi, que com a força do amor-caridade libertou a Índia do domínio Inglês; Dom Helder Câmara que praticou a caridade de entrega completa a Deus através da dedicação aos seus irmãos de jornada
São inúmeros os poetas da existência que fizeram do seu existir uma ode á vida. Eles não foram assim por serem privilegiados ou escolhidos de Deus mais porque decidiram fazer diferença no palco da existência e despertaram ,induzindo o despertar da humanidade para o verdadeiro sentido da vida. Jesus já nos disse que “ Vós sois a luz do mundo” , o que levou Jung a afirmar que Deus conta com o homem para iluminar a sua criação. Então vamos lembrar da proposta de Jesus para cada criatura: Vós sois a luz do mundo” e jamais desistamos de fazer brilhar a nossa luz interna. PENSE NISSO!MAS PENSE AGORA.

0 comentários: