quinta-feira, outubro 26, 2006

PESQUISA SENSUS-LULA AUMENTA VANTAGEM EM 26,4%


A três dias das eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, tem uma vantagem de 24 pontos percentuais com relação ao seu adversário na disputa presidencial, o tucano Geraldo Alckmin. Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira indica que Lula tem 57,5% das intenções de votos, ante 33,5% de Alckmin.

Descartados os votos brancos e nulos, Lula tem 63,2% dos votos válidos, contra 36,8% do tucano, o que revela uma distância de 26,4% entre os dois candidatos. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) leva em conta os votos válidos para anunciar o resultado da eleição.

Na pesquisa espontânea, Lula tem 53,9% dos votos e Alckmin, 31,4%. O diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, observou que o fato de o resultado do levantamento espontâneo e estimulado serem próximos indica consolidação dos votos de Lula. Para Guedes, a eleição está definida. "Qualquer coisa que aconteça não mudará mais o resultado da eleição. As diferenças estão se alargando", justificou.

Rejeição

O percentual de rejeição de Geraldo Alckmin sobe para 45%.
A rejeição do presidente subiu da última pesquisa realizada no primeiro turno, de 22 a 25 de setembro, para 6,3 pontos agora, mas o índice continua abaixo do considerado de risco pelos analistas. Segundo Guedes, o candidato que tem 40% ou mais de rejeição --caso de Alckmin-- está fora do jogo político.

Eleitorado

Lula tem a preferência do eleitorado nordestino (74,8%) e das regiões Norte e Centro Oeste (58,3%). Alckmin não vence hoje, segundo a Sensus, em nenhuma região, mas empata com o petista no Sul, onde ambos tem 45% das intenções de votos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, com 2.000 pessoas das cinco regiões do país. A margem de erro é de até três pontos percentuais.

transcrito por: Jesus Fonseca

0 comentários: