sexta-feira, setembro 15, 2006

Lula pede que Ney fique no Rio para ‘evitar constrangimento’ na PB

Correio Braziliense: A edição desta quinta-feira (14) do jornal Correio Braziliense traz matéria sobre a visita do presidente Lula na Paraíba. Segundo o CB, o petista ‘resistiu às pressões’ para fazer um comício na Paraíba durante dias para ‘evitar o constrangimento’ de dividir o palanque com o senador Ney Suassuna. Acusado de envolvimento com a máfia das sanguessugas, Ney passará o final de semana no Rio de Janeiro, destaca o Jornal.

Veja a matéria na íntegra:

Durante dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resistiu às pressões para fazer um comício na Paraíba. Queria evitar o constrangimento de dividir o palanque com o senador Ney Suassuna (PMDB), candidato à reeleição e acusado de envolvimento com a máfia dos sanguessugas. Não teve jeito. Recebeu um apelo dramático do senador José Maranhão (PMDB). Candidato ao governo em coligação com o PT, Maranhão disputa voto a voto com o governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Lula aceitou, mas com uma condição. Enquanto o presidente estiver na Paraíba, Suassuna vai passar o fim de semana no Rio de Janeiro.

Toda essa ponte aérea demonstra a complicada administração dos palanques regionais, muitas vezes freqüentados por aliados de passado incômodo. A coordenação de campanha também adiou quanto pode a marcação de uma viagem ao Pará. Lá, o problema é o deputado Jader Barbalho (PMDB), um importante articulador do governo no Congresso mas que carrega acusações de desvios de verbas na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia. Esta semana, Jader cobrou pessoalmente uma decisão de Lula, durante a reunião do conselho político da campanha. O comício foi marcado para domingo.

Com uma situação confortável na disputa contra o tucano Geraldo Alckmin segundo as pesquisas, Lula aproveitará o final de semana para consolidar sua posição nas regiões Norte e Nordeste e tentar alavancar as candidaturas de aliados ao governos estaduais. O ex-ministro Jaques Wagner (PT), candidato ao governo da Bahia, será o mais beneficiado pela agenda de Lula. Lula fará dois comícios no estado, em Salvador e Feira de Santana. (GK e SL)

0 comentários: