sexta-feira, outubro 20, 2006

PESQUISAS - IBOPE

Uma nova pesquisa de intenções de voto do instituto Ibope, divulgada nesta sexta-feira pelo Jornal Nacional, confirmou a curva ascendente e a ampla vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato ao segundo mandato pelo PT, em relação ao seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB). O petista subiu cinco pontos e agora tem 57% das intenções de voto. Já o tucano caiu quatro e aparece com 36% das intenções de votos. A vantagem de Lula para Alckmin é de 21 pontos percentuais. Votos brancos e nulos somam 3%. Indecisos, 4%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Quando são computados apenas os votos válidos, que excluem os brancos, nulos e indecisos, Lula lidera a disputa com 62%. Alckmin tem 38%. O TSE trabalha com os votos válidos. O crescimento de Lula se reflete na avaliação do seu governo. Em relação a pesquisa do dia 12, o Ibope apontou um aumento de cinco pontos percentuais no índice dos que consideram o governo ótimo ou bom. Ele passou de 45% para 50%. Por outro lado, o índice dos que consideram o governo ruim ou péssimo teve um recuo também de cinco pontos, passando de 20% para 15%. Apontam o governo como regular os mesmos 33% da pesquisa anterior. Não sabem ou não opinaram, 1%.

Na avaliação por região, Lula lidera no Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste. Alckmin está na frente apenas na região Sul. No Sudeste, o petista subiu de 45% para 49% enquanto o tucano caiu de 45% para 40%. No Nordeste, Lula perdeu um ponto e aparece agora com 74%. Alckmin subiu dois e está com 22%. Nas regiões Norte/Centro-Oeste, Lula subiu 14 pontos e aparece com 63%. Alckmin perdeu 12 e está com 31%. Na região Sul, o tucano está na frente com 50% das intenções de voto, apesar da queda de seis pontos. Lula subiu nove pontos e aparece com 43%.

A pesquisa divulgada nesta sexta é a segunda realizada pelo Ibope para o segundo turno das eleições presidenciais. O instituto ouviu 3.010 eleitores em 198 municípios entre quinta e sexta-feira. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 22600/2006.

Lula lidera em quatro das cinco regiões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, está na frente de Geraldo Alckmin (PSDB) em quatro das cinco regiões do país. Segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Ibope/Jornal Nacional, o petista está na frente no Sudeste, Norte/Centro-Oeste e Nordeste. O tucano lidera apenas na região Sul.

No Sudeste, o petista subiu de 45% para 49% enquanto o tucano caiu de 45% para 40%.
No Nordeste, Lula perdeu um ponto e aparece agora com 74%. Alckmin subiu dois e está com 22%.
Nas regiões Norte/Centro-Oeste, Lula subiu 14 pontos e aparece com 63%. Alckmin perdeu 12 e está com 31%.
Na região Sul, o tucano está na frente com 50% das intenções de voto, apesar da queda de seis pontos. Lula subiu nove pontos e aparece com 43%.

Também cresceu a avaliação do governo. De acordo com o Ibope, aqueles que consideram o governo Lula ótimo ou bom são agora 50%, cinco pontos a mais em relação ao levantamento do dia 12. O índice dos que consideram o governo ruim ou péssimo caiu de 20% para 15%. Apontam o governo como regular os mesmos 33% da pesquisa anterior. Não sabem ou não opinaram, 1%.

transcrito por: Jesus Fonscea

0 comentários: