sábado, março 24, 2007

BEBA MAIS...

Beba mais água
Quantos copos de água você já bebeu hoje? Se você tem preguiça ou esquece de abrir a geladeira ou a torneirinha do filtro, trate de acabar com esse mau hábito já. Aquele papo de que devemos tomar no mínimo dois litros (o equivalente a oito copos) de água por dia não é conversa fiada. A bebida mais famosa do mundo é fonte de saúde e beleza: além de garantir o perfeito funcionamento do organismo, faz um bem danado para a pele. E ainda dá uma mãozinha no emagrecimento!

- A água diminui a vontade de comer. Ela também ajuda a acelerar o metabolismo, pois quanto mais hidratada a pessoa estiver, mais calorias ela vai queimar – afirma a nutricionista Niedja Mattos.
Mais importante que os alimentos
Segundo os especialistas, uma pessoa saudável gasta mais de três litros de água por dia. Só a respiração e a eliminação de toxinas levam embora dois terços dessa quantidade. A transpiração consome mais meio litro, e ainda tem a porção que é consumida nas outras funções corporais. É lógico que parte do líquido vem da alimentação, mas se você não se hidratar direto na fonte, já viu: as funções ficam comprometidas, a absorção de nutrientes torna-se mais fraca e o sangue pode até ter dificuldade para circular.

- A água é mais importante para a vida do que os alimentos. As pessoas podem viver semanas sem comida, mas somente alguns dias sem água – garante a nutricionista Maria Cristina Elias.

Uma boa dica para quem esquece de beber água é manter uma garrafinha sempre à mão. Se você trabalha em escritório, coloque uma garrafa de 1,5 litro na mesa e comprometa-se a esvaziá-la até o fim do expediente. E toda vez que estiver na rua e passar por uma lanchonete, não pense duas vezes: compre um copinho e ajude a manter seu corpo bem hidratado.
12 bons motivos para beber mais água

Se você ainda precisa de mais argumentos para encher seu copinho, aí vão:
1- Água não engorda. A bebida tem 0 caloria.
2- Possui nutrientes que não são encontrados em qualquer outro lugar.
3- A bebida hidrata naturalmente a pele, deixando-a mais viçosa e bonita.
4- Ajuda a desintoxicar o organismo, aliviando o trabalho dos rins e evitando a formação de pedras.
5- Essa ação desintoxicante e o fato de melhorar a circulação sangüínea previnem o aparecimento de celulite.
6- A água faz com que os intestinos trabalhem melhor.
7- Beber pelo menos dois litros de água por dia evita rugas e o envelhecimento precoce.
8- Água com gás não dá celulite, ao contrário do que se pensa.
9- Beber um copo de água em jejum, ao acordar, prepara o sistema digestivo para um novo dia.
10- Beber água ajuda a controlar o apetite.
11- Às vezes você acha que está com fome, quando na verdade tem é sede.
12- É a melhor e mais barata bebida que existe.
Tipos de água

Quem pensa que água é tudo igual está enganado. O líquido tem diversos tipos, que são determinados de acordo com a fonte de onde vieram.

- No Brasil existem mais de 1,3 mil nascentes naturais. Quando a água passa pelas formações rochosas subterrâneas ou de superfície, os minerais são incorporados em seu trajeto. Assim, acabam ficando com um gostinho característico – conta a nutricionista Maria Cristina Elias.
Esse “gostinho característico” refere-se à incorporação de gás carbônico, zinco, sódio e cálcio na composição da água. Graças a essa adição, surgem vários tipos como a água fluoretada, sulfurosa e cloretada, que auxiliam no tratamento de doenças ou disfunções orgânicas. Conheça um pouco mais sobre cada tipo e para que são indicadas:

Cloretada - Contém por litro, no mínimo, 0,5 g de cloretos. É indicada para pacientes com distúrbios gastrintestinais, como gastrite.
Cálcica - Possui 0,048 g de bicarbonato de cálcio por litro. Ajuda no abastecimento de cálcio no organismo, fortalecendo ossos e dentes.
Ferruginosa - Apresenta cerca de 0,005 g de sais de ferro. A presença de ferro no organismo é fundamental, pois a deficiência pode causar anemia.
Sulfurosa - Cada litro contém no mínimo 0,001 g de sais de enxofre. É aconselhada para banhos, pois alivia a artrite e eczemas.
Magnesiana - Em cada litro encontra-se, no mínimo, 0,03 g de bicarbonato de magnésio. Tem efeito suave de laxante e combate a prisão de ventre. Também é usada na prevenção de doenças cardiovasculares.
Oligomineral - Possui pequenas e equilibradas doses de minerais, como lítio, zinco, selênio. Indicada para o consumo diário com fins diuréticos. É um tipo recomendado para todas as pessoas, inclusive bebês e gestantes.
Cuidado com a água contaminada!
Comprar garrafas de água mineral não são garantia de se estar levando para casa um produto puro e saudável. Algumas embalagens podem causar danos à saúde.
- Geralmente, as preferências dos consumidores são baseadas no gosto, embalagem e preço. A grande maioria, na hora de comprar uma garrafa ou um galão de água desconhece o fato de que pode haver contaminação - diz Alze Tavares, nefrologista do Hospital Paulistano, de São Paulo.

A água pode sofrer três tipos de contaminação: por agentes químicos (como chumbo, arsênico e benzeno), agentes físicos (partículas de vidro, plástico ou metal), e microbiológicos (bactérias, vírus e parasitas).

- Na hora de comprar uma embalagem de água, as pessoas costumam não levar em conta um fator fundamental, que são as condições às quais estão sujeitos os garrafões. Normalmente, as embalagens ficam expostas ao calor e à falta de higiene. É importante checar a procedência da fonte, bem como verificar se tem aprovação do Ministério da Saúde. Na dúvida, vale ferver a água por um minuto antes de consumir - alerta o médico.

Por incrível que pareça, nada menos que 80% das doenças são transmitidas pela água, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). E ela também pode acabar agravando problemas, como no caso de portadores de doenças renais.
- Uma água que contenha altas concentrações de cálcio, em comparação com magnésio, por exemplo, acentua problemas de cálculo renal, fazendo com que as pedrinhas cresçam mais rapidamente - avisa o nefrologista.

0 comentários: