sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Universidade Aberta terá vestibular em abril

Campina Grande terá ainda no primeiro semestre deste ano um pólo da Universidade Aberta do Brasil. A instalação será realizada pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. O projeto foi aprovado no final de dezembro de 2006. De acordo com o Ministério da Educação, a universidade começará a funcionar a partir da terceira semana de junho e o vestibular acontecerá no mês de abril.

No pólo de Campina Grande serão oferecidas 150 vagas nos cursos de Pedagogia, Matemática e Letras com especialização em português. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um projeto criado pelo MEC, em 2005, com o objetivo de proporcionar ensino superior a distância e de qualidade aos municípios brasileiros cuja demanda de cursos ofertados não é suficiente para atender a todos os cidadãos. Este ano, 198 cidades serão contempladas com a instalação da UAB.

A coordenadora do pólo de Campina Grande, Jaci Cordeiro, informou que a sede será no Centro de Tecnologia Educacional Professor Severino Loureiro. Ela explicou que “não é uma nova universidade que está sendo criada em Campina Grande, mas uma extensão da UFPB que oferecerá os três cursos já previstos, na modalidade de educação a distância”.

O secretário de Educação, Esporte e Cultura, Flávio Romero, destacou que a instalação da UAB é mais um fruto da parceria entre o governo federal e a PMCG que possibilitará a formação superior a profissionais que estão incluídos nos sistemas de educação e não possuem a graduação.

Para o funcionamento da UAB, a PMCG irá equipar no CTE uma biblioteca, uma sala para professores, uma sala de videoconferência, uma para os coordenadores e outra para os tutores, uma secretaria, uma sala de aula presencial e um laboratório de informática com 50 computadores. A prefeitura está lutando junto ao MEC para reservar uma parcela das vagas para os professores da rede municipal de ensino, entretanto a UAB é destinada a qualquer pessoa que concluiu a educação básica e for aprovada no processo seletivo.
por Rainério

0 comentários: