quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Ibama apreende redes de pesca e 70kg de peixe no sertão

A Divisão de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Paraíba, realizou uma ação de fiscalização nos municípios de Coremas, Souza, Cajazeiras e Patos, mais especificamente nas localidades onde se encontram os açudes que abastecem as necessidades locais de água doce.

O objetivo foi verificar o cumprimento do período do defeso das espécies curimatã e piau, que estão em período de reprodução. Nos açudes fiscalizados foram apreendidos três mil metros de redes do tipo arrasto e redes de emalhar, que são utilizadas na captura dessas espécies protegidas.

Apesar dos infratores terem se evadido dos locais, ao serem avisados, por aparelhos celulares da aproximação da equipe de fiscalização do IBAMA, estes conseguiram além de apreender os apetrechos utilizados na pesca, libertar das redes, mais de mil unidades das espécies curimatã e piau.

Dando continuidade à operação nas feiras livres e em estabelecimentos onde se comercializam pescados, foram apreendidos mais 70 quilos de peixes, doados em seguida para instituições filantrópicas.

De acordo com o analista ambiental Jaime Pereira da Costa, que vem coordenado a Operação Defeso 2007, as ações serão intensificadas visando o cumprimento da legislação ambiental, pois o defeso das espécies de água doce segue até o dia 15 de março.
por Rainério


0 comentários: