sexta-feira, março 16, 2007

Ministérios de Brincadeira

O presidente Lulla explicou o porquê da manutenção de Fernando Haddad, um professor universitário, no ministério da Educação e da escolha de José Temporão, um médico, para a Saúde.

“Eu acho que tem duas coisas que são fundamentais no Brasil: Educação e Saúde. Com isso, a gente não brinca, a gente não partidariza, a gente monta o governo com as pessoas que têm competência, com as pessoas que têm capacidade de montar um bom governo. Porque, na Saúde, se você brincar, é morte. Na Educação, se você brincar, é um analfabeto”, disse o presimente.

Sei que esse negócio de afirmar todo dia que Lulla fala besteira pode ser um tanto cansativo. O diabo é que Lulla fala besteira todo dia. Até porque ele fala todo dia. O que ele mais faz é falar.

Não há outra leitura possível. Lulla está dizendo que técnicos mesmo, segundo sua opinião ao menos, são os dois ministérios que ele citou: Saúde e Educação. Nos demais, ele “brinca”, “partidariza”, põem gente sem competência, sem “capacidade de montar um bom governo.

O evento era da Educação, pasta em que será confirmado Fernando Haddad, depois de forte pressão de petistas para que ele nomeasse Marta Suplicy para o cargo. Eu sei o que tenho contra a ex-prefeita porque conheço São Paulo. Mas e o petista Lulla? A fala corresponde a uma humilhação pública. O presimente disse por que não a nomeou para essa pasta. Para alguma outra, em que ele possa “brincar” e “partidirizar”, tudo indica, ela serve...

Depois de deixar claro em que conta tem os demais ministérios, sentiu-se obrigado a arrematar, todo retórico: “(...) na Saúde, se você brincar, é morte. Na Educação, se você brincar, é um analfabeto”.

Boa! Então vamos lá:

- Na Defesa, se você brincar, morrem 154 pessoas de uma vez só, e os aeroportos param;

- Na Reforma Agrária, se você brincar, as mortes no campo duplicam;

- Na Agricultura, se você brincar, leva o setor à inadimplência;

- Na Previdência, se você brincar (e Lulla deve brincar com Carlos Luppi), quebra o país;

- Nos Transportes, se você brincar, as estradas viram um queijo suíço assassino...

A lista de “brincadeiras” do homem é gigantesca. Tem o tamanho de seu Ministério. Não custa observar que, na Saúde, ele já brincou, quando entregou a pasta a Humberto Costa.

por Rainério

0 comentários: