sexta-feira, janeiro 12, 2007

Descoberto "Stonehenge brasileiro"

Por Steve Kingstone BBC News, Sao Paulo

Arqueólogos brasileiros encontraram uma antiga estrutura de pedras num local remoto da Amazônia, que pode lançar nova luz sobre o passado da região.

O lugar, aparentemente um observatório ou um local de adoração, é mais antigo que a colonização européia, e sugere um conhecimento sofisticado de astronomia. Sua aparência está sendo comaparada ao Stonehenge inglês. O pensamento tradicional era que, antes da colonização européia, não havia sociedades avançadas na Amazônia.

Solstício de inverno
Os arqueologistas fizeram a descoberta no estado de Amapá, ao norte do Brasil. Um total de 127 blocos grandes de pedra foram encontrados no alto de um morro. Bem-preservadas, e cada uma pesando várias toneladas, as pedras foram arranjadas na vertical e espaçadas uniformemente.

Ainda não se sabe quando a estrutura foi construída, mas acredita-se que fragmentos de artesanatos indígenas encontrados no lugar têm 2.000 anos. O que impressionou os pesquisadores foi a sofisticação da construção.

As pedras parecem ter sido colocadas para ajudar a apontar com precisão o solstício de inverno, quando o sol está em seu ponto mais baixo do céu. Acredita-se que o antigo povo da Amazônia usava as estrelas e fases da lua para determinar ciclos de plantações.

Apesar de a descoberta no Amapá estar sendo comparada a Stonehenge, o antigo círculo de pedras no sul da Inglaterra é considerado mais velho. Acredita-se que foi construído em algum período entre 3.000 e 1.600 a.C.
Rainério

0 comentários: