quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Inmet prevê chuvas para o Sertão e Cariri

Prognóstico divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Recife, revela a existência de condições para a ocorrência de chuvas significativas no Nordeste entre os dias 15 a 22 deste mês. As regiões que poderão ser mais beneficiadas na Paraíba com as chuvas de Verão são o Sertão e Cariri. “Teremos muita chuva se persistir o prognóstico, mas existe um prognóstico por Estado, mas a tendência é a manutenção da variável de chuvas”, disse o chefe de Seção de Previsão do Tempo do Inmet/Recife, Ednaldo Correia de Araújo.

O meteorologista explicou que a possível ocorrência de chuvas está favorecida pela tendência de aumento de nebulosidade associado à aproximação da zona de convergência intertropical (ITCZ) para a latitude mais ao sul, com a frente fria se posicionando mais para a latitude tropical. Ednaldo Correia ressaltou que na área litorânea há probabilidade é de chuvas de menor intensidade.

O meteorologista Alexandre Magno, da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), por sua vez, afirmou que a tendência para os próximos dias é de chuvas isoladas, principalmente na Região do Sertão. “As chuvas devem ter alta variabilidade e tendem a ficar abaixo da média histórica em fevereiro”, adiantou. Ele lembrou que a escassez de águas de chuvas se deve à presença do fenômeno El Nino, que tem causado grande variabilidade e, com isso, levando às precipitações para abaixo da média.

Aesa prevê retorno das chuvas para alguns municípios da PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), prevê para os próximos dias, o retorno das chuvas em alguns municípios da região sertaneja, onde os agricultores já preparam suas terras para o plantio de suas culturas de subsistência. A estação chuvosa no Sertão acontece entre os meses de janeiro a março, com intensidade das chuvas nos meses de fevereiro e março.

De acordo com informações da meteorologista da Aesa, Carmem Becker, o retorno das chuvas, ainda esta semana, motivado por um sistema térmico chamado vórtice ciclone, favorecerá principalmente a região do Sertão. “A concentração das chuvas no Sertão paraibano normalmente são confirmadas a partir da segunda quinzena de fevereiro prolongando-se à primeira quinzena de maio”, esclarece Carmem.

Segundo dados da Aesa, nas últimas 48 horas foram registradas chuvas, em pequena intensidade, em 16 municípios paraibanos, sendo que os maiores índices foram confirmados em Tavares, 33,4 mm; Monte Horebe - 21,8mm; Princesa Isabel - 20,2mm; Lagoa – 10,0 mm, Conceição - 6,3mm.

TEMPERATURAS

As várias regiões do Estado da Paraíba vêm registrando as maiores temperaturas do ano, com índices acima da média, segundo dados da Aesa. Campina Grande, por exemplo, que tem uma média máxima de 29,8º C, apresenta atualmente um percentual em torno de 32,5º C. As chuvas previstas para as próximas horas, mesmo acontecendo no Sertão, deverão baixar o clima.

O Sertão, que tem o clima mais quente do Estado, apresenta uma temperatura máxima em torno de 36º C, quando a sua média é de 33º C.
por Rainério

0 comentários: